O medo da matemática tem um efeito negativo nas crianças (e pode durar uma vida inteira)

A ansiedade face à matemática é a sensação de tensão e medo que muitas pessoas têm em relação a esta ciência. Para as crianças, pode causar problemas comportamentais nas aulas e sintomas físicos, como frio na barriga ou coração acelerado.

Alunos com alta ansiedade face à matemática têm um pior desempenho em testes padronizados de matemática e exames escolares. Pensamentos ansiosos interferem na memória e na boa execução de procedimentos relacionados com a matemática. Isto geralmente é descrito como a experiência de ter uma branca.

Um estudo publicado na revista científica Journal of Educational Psychology mostra que a ansiedade face à matemática não afeta apenas o desempenho das crianças nos testes, mas também a sua capacidade de aprender novos conceitos e procedimentos matemáticos na sala de aula.

Os investigadores apresentaram a mais de 200 alunos de seis anos de idade, no Reino Unido e em Itália, matéria de matemática que eles nunca tinham aprendido na escola. Isto incluiu adições com dezenas e usar os sinais menor e maior.

O conhecimento das crianças sobre estes procedimentos e conceitos matemáticos foi medido antes de lhes ensinar, imediatamente depois e uma semana depois.

Os autores descobriram que as crianças que estavam mais preocupadas com a matemática geralmente começavam com um nível mais baixo de conhecimento relevante. Mas o mais importante é que essas crianças aprenderam menos com as sessões. Isto ficou ilustrado no seu desempenho imediatamente após as explicações e uma semana depois.

Por outras palavras, o estudo mostra que os alunos que estão ansiosos com a matemática não apenas têm dificuldades durante os testes, como também, na realidade, aprendem menos matemática na escola do que os alunos não ansiosos com as mesmas oportunidades educacionais.

Outra descoberta importante deste novo estudo diz respeito à idade das crianças. Os participantes tinham apenas seis anos. Outros estudos sugeriram que as crianças numa idade tão jovem já têm ansiedade face à matemática, mas tem havido um debate sobre se isso de alguma forma afetaria o desempenho na disciplina. Este novo estudo mostra claramente que a ansiedade face à matemática tem um impacto nesta idade.

Se esta ansiedade reduz a aprendizagem desde o início da escola, a implicação é que isto pode levar a lacunas acumuladas no conhecimento ao longo do percurso escolar. Não surpreendentemente, os alunos que se sentem ansiosos com a matemática podem terminar a escola com notas mais baixas na disciplina e evitar escolhas de carreira em áreas onde a matemática é mais recorrente.

Um impacto vitalício

No entanto, as implicações da ansiedade face à matemática vão muito além da escola. Pessoas que se sentem ansiosas com a matemática também podem ter dificuldades na sua vida quotidiana, como tomar decisões piores sobre as suas finanças e saúde.

Um exemplo é quando as pessoas não se sentem confortáveis a interpretar estatísticas e gráficos relacionados com os efeitos da covid-19 e, ainda para mais, precisam de fazer escolhas de estilo de vida com base nessas informações.

Outras formas de ansiedade, bem como procrastinação, evitar desafios e baixos níveis de autoconfiança e autoestima também são comuns entre pessoas com ansiedade face à matemática. Em geral, este problema pode ter um forte impacto no sucesso e na satisfação das pessoas.

Embora a ansiedade face à matemática esteja associada a uma série de consequências negativas, há muitas maneiras de as pessoas lidarem com a sua ansiedade e evitarem os efeitos negativos. No entanto, uma opção ainda melhor é evitar o desenvolvimento desta ansiedade. Este novo estudo sugere que os esforços para desenvolver atitudes positivas em relação à matemática devem começar nos primeiros anos de escola, ou até mesmo antes.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …