O medo da matemática tem um efeito negativo nas crianças (e pode durar uma vida inteira)

A ansiedade face à matemática é a sensação de tensão e medo que muitas pessoas têm em relação a esta ciência. Para as crianças, pode causar problemas comportamentais nas aulas e sintomas físicos, como frio na barriga ou coração acelerado.

Alunos com alta ansiedade face à matemática têm um pior desempenho em testes padronizados de matemática e exames escolares. Pensamentos ansiosos interferem na memória e na boa execução de procedimentos relacionados com a matemática. Isto geralmente é descrito como a experiência de ter uma branca.

Um estudo publicado na revista científica Journal of Educational Psychology mostra que a ansiedade face à matemática não afeta apenas o desempenho das crianças nos testes, mas também a sua capacidade de aprender novos conceitos e procedimentos matemáticos na sala de aula.

Os investigadores apresentaram a mais de 200 alunos de seis anos de idade, no Reino Unido e em Itália, matéria de matemática que eles nunca tinham aprendido na escola. Isto incluiu adições com dezenas e usar os sinais menor e maior.

O conhecimento das crianças sobre estes procedimentos e conceitos matemáticos foi medido antes de lhes ensinar, imediatamente depois e uma semana depois.

Os autores descobriram que as crianças que estavam mais preocupadas com a matemática geralmente começavam com um nível mais baixo de conhecimento relevante. Mas o mais importante é que essas crianças aprenderam menos com as sessões. Isto ficou ilustrado no seu desempenho imediatamente após as explicações e uma semana depois.

Por outras palavras, o estudo mostra que os alunos que estão ansiosos com a matemática não apenas têm dificuldades durante os testes, como também, na realidade, aprendem menos matemática na escola do que os alunos não ansiosos com as mesmas oportunidades educacionais.

Outra descoberta importante deste novo estudo diz respeito à idade das crianças. Os participantes tinham apenas seis anos. Outros estudos sugeriram que as crianças numa idade tão jovem já têm ansiedade face à matemática, mas tem havido um debate sobre se isso de alguma forma afetaria o desempenho na disciplina. Este novo estudo mostra claramente que a ansiedade face à matemática tem um impacto nesta idade.

Se esta ansiedade reduz a aprendizagem desde o início da escola, a implicação é que isto pode levar a lacunas acumuladas no conhecimento ao longo do percurso escolar. Não surpreendentemente, os alunos que se sentem ansiosos com a matemática podem terminar a escola com notas mais baixas na disciplina e evitar escolhas de carreira em áreas onde a matemática é mais recorrente.

Um impacto vitalício

No entanto, as implicações da ansiedade face à matemática vão muito além da escola. Pessoas que se sentem ansiosas com a matemática também podem ter dificuldades na sua vida quotidiana, como tomar decisões piores sobre as suas finanças e saúde.

Um exemplo é quando as pessoas não se sentem confortáveis a interpretar estatísticas e gráficos relacionados com os efeitos da covid-19 e, ainda para mais, precisam de fazer escolhas de estilo de vida com base nessas informações.

Outras formas de ansiedade, bem como procrastinação, evitar desafios e baixos níveis de autoconfiança e autoestima também são comuns entre pessoas com ansiedade face à matemática. Em geral, este problema pode ter um forte impacto no sucesso e na satisfação das pessoas.

Embora a ansiedade face à matemática esteja associada a uma série de consequências negativas, há muitas maneiras de as pessoas lidarem com a sua ansiedade e evitarem os efeitos negativos. No entanto, uma opção ainda melhor é evitar o desenvolvimento desta ansiedade. Este novo estudo sugere que os esforços para desenvolver atitudes positivas em relação à matemática devem começar nos primeiros anos de escola, ou até mesmo antes.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …

Funcionários russos que recusem vacina arriscam licença sem vencimento

Os funcionários russos que recusem vacinar-se contra o novo coronavírus, em regiões onde a vacina seja obrigatória, arriscam-se a uma licença sem vencimento, anunciou o ministro do Trabalho da Rússia, Anton Kotiakov. "Se as autoridades de …

Vacina cubana com eficácia de 62% após segunda das três doses previstas

A vacina cubana contra a covid-19 atingiu uma eficácia de 62% após a injeção de duas das três doses previstas, um resultado que excede os 50% exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou o …

Miguel Oliveira em segundo lugar no GP da Alemanha de MotoGP

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na segunda posição o Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, oitava prova do Mundial de velocidade de motociclismo, vencida pelo espanhol Marc Márquez (Honda). Miguel Oliveira, que partiu …