Medina pode ser forçado a “geringonça” em Lisboa (e Cristas passa o PSD)

Fernando Medina, candidato do PS à Câmara de Lisboa, consegue 41% das intenções de voto, numa sondagem realizada pela Universidade Católica para o Jornal de Notícias, e Assunção Cristas, candidata do CDS, aparece no segundo lugar com 17%.

Esta sondagem divulgada pelo Jornal de Notícias (JN) coloca Fernando Medina destacado na frente da corrida à Câmara Municipal de Lisboa, com menos 11 pontos percentuais do que António Costa somou em 2013, nas anteriores eleições autárquicas.

Assim, Fernando Medina pode ver-se obrigado a fazer uma “mini-geringonça” na capital, fazendo aliança com Bloco de Esquerda (8%) ou CDU (8%), para conseguir a maioria absoluta na autarquia.

Em segundo lugar, neste sondagem, surge Assunção Cristas, com 17% dos votos, enquanto Teresa Leal Coelho, a candidata do PSD, soma apenas 16%. Resultados que, tendo em conta a margem de erro, significam “um empate técnico”, conforme atesta o JN.

O jornal também evidencia o facto de a direita, em conjunto, subir 11 pontos percentuais relativamente a 2013.

Bagão Félix apoia PS e CDS em Lisboa

Curioso, nestas eleições autárquicas, é o posicionamento de Bagão Félix, ex-ministro do Trabalho, que faz parte da Comissão de Honra da candidatura de Fernando Medina e, ao mesmo tempo, integra a lista do CDS-PP, encabeçada por Raquel Abecassis, à Junta de Freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa.

Em declarações ao jornal Sol, Bagão Félix não vê incompatibilidades nesta situação e sublinha que é até uma forma de mostrar a sua “independência”.

“Voto convictamente em cada um deles”, sublinha o antigo ministro, realçando que “Fernando Medina é um bom candidato à Câmara de Lisboa” e que Raquel Abecassis é uma candidata “magnífica, excepcional mesmo” para a Junta da sua freguesia.

“Se me perguntasse se votaria socialista numas eleições gerais? Evidentemente que não”, diz, ainda, Bagão Félix, vincando que as candidaturas autárquicas são, essencialmente, de personalidades e não de ideologias.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Faz-se o que for necessário para ficar por lá. Nem que para isso se tenha de colocar no mesmo barco o PNR, o Bloco, o PCP e o Movimento de Libertação de Alfama… ai esse não concorreu…

  2. Este Medina saiu-me um cromo, daqueles mesmo grandes!
    Desde cedo seguiu o percurso dos palermas na faculdade: ganhou a associação de estudantes da faculdade e depois foi presidente da federação académica do porto. Dos casos que já pude ver, e não foram assim tão poucos, as associações de estudantes são como a me***: só atraem moscas…
    Acabando a curso, rapidamente se encostou à política e nunca mais de lá saiu. O trabalho que fique para os outros…
    Teve a câmara de Lisboa de mão beijada, e parece que gosta muito do património da cidade, com grande destaque para os parquímetros, não se poupando na defesa deste rico património…
    Faz questão de vangloriar as obras da cidade, com dinheiros públicos e em período de campanha.
    Faz questão de fazer obras rapidamente, ainda que mais ninguém veja urgência nessas obras, e para tal desbarata uns largos milhões de dinheiro público sem concurso público.
    Eu não voto em Lisboa, mas tenho vergonha de um país onde uma amostra de homem deste tipo tenha espaço sequer para sequer ser candidato a alguma coisa…

    • ainda bem que não ganhou a maioria senão la tínhamos a mouraria com uma mesquita e um prédio enorme que era da santa casa que faz esquina com a casal ribeiro que está a espera para fazer um hotel. houve uma manifestação contra e puseram segurança e um cartaz a dizer habitação mas não mexeram em nada. deviam estar á espera que ele tivesse maioria.

  3. O PSD fez uma grande sacanice a Cristas, ao não a apoiar.
    Ela tinha grandes hipóteses de destronar Medina.
    Assim resta ao PSD ficar com uma percentagem vergonhosamente inferior à de Cristas.
    O CDS deveria ponderar com mais critério as “ajudas” dadas ao PSD para obter maiorias.

RESPONDER

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …