Medina pode ser forçado a “geringonça” em Lisboa (e Cristas passa o PSD)

Fernando Medina, candidato do PS à Câmara de Lisboa, consegue 41% das intenções de voto, numa sondagem realizada pela Universidade Católica para o Jornal de Notícias, e Assunção Cristas, candidata do CDS, aparece no segundo lugar com 17%.

Esta sondagem divulgada pelo Jornal de Notícias (JN) coloca Fernando Medina destacado na frente da corrida à Câmara Municipal de Lisboa, com menos 11 pontos percentuais do que António Costa somou em 2013, nas anteriores eleições autárquicas.

Assim, Fernando Medina pode ver-se obrigado a fazer uma “mini-geringonça” na capital, fazendo aliança com Bloco de Esquerda (8%) ou CDU (8%), para conseguir a maioria absoluta na autarquia.

Em segundo lugar, neste sondagem, surge Assunção Cristas, com 17% dos votos, enquanto Teresa Leal Coelho, a candidata do PSD, soma apenas 16%. Resultados que, tendo em conta a margem de erro, significam “um empate técnico”, conforme atesta o JN.

O jornal também evidencia o facto de a direita, em conjunto, subir 11 pontos percentuais relativamente a 2013.

Bagão Félix apoia PS e CDS em Lisboa

Curioso, nestas eleições autárquicas, é o posicionamento de Bagão Félix, ex-ministro do Trabalho, que faz parte da Comissão de Honra da candidatura de Fernando Medina e, ao mesmo tempo, integra a lista do CDS-PP, encabeçada por Raquel Abecassis, à Junta de Freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa.

Em declarações ao jornal Sol, Bagão Félix não vê incompatibilidades nesta situação e sublinha que é até uma forma de mostrar a sua “independência”.

“Voto convictamente em cada um deles”, sublinha o antigo ministro, realçando que “Fernando Medina é um bom candidato à Câmara de Lisboa” e que Raquel Abecassis é uma candidata “magnífica, excepcional mesmo” para a Junta da sua freguesia.

“Se me perguntasse se votaria socialista numas eleições gerais? Evidentemente que não”, diz, ainda, Bagão Félix, vincando que as candidaturas autárquicas são, essencialmente, de personalidades e não de ideologias.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Faz-se o que for necessário para ficar por lá. Nem que para isso se tenha de colocar no mesmo barco o PNR, o Bloco, o PCP e o Movimento de Libertação de Alfama… ai esse não concorreu…

  2. Este Medina saiu-me um cromo, daqueles mesmo grandes!
    Desde cedo seguiu o percurso dos palermas na faculdade: ganhou a associação de estudantes da faculdade e depois foi presidente da federação académica do porto. Dos casos que já pude ver, e não foram assim tão poucos, as associações de estudantes são como a me***: só atraem moscas…
    Acabando a curso, rapidamente se encostou à política e nunca mais de lá saiu. O trabalho que fique para os outros…
    Teve a câmara de Lisboa de mão beijada, e parece que gosta muito do património da cidade, com grande destaque para os parquímetros, não se poupando na defesa deste rico património…
    Faz questão de vangloriar as obras da cidade, com dinheiros públicos e em período de campanha.
    Faz questão de fazer obras rapidamente, ainda que mais ninguém veja urgência nessas obras, e para tal desbarata uns largos milhões de dinheiro público sem concurso público.
    Eu não voto em Lisboa, mas tenho vergonha de um país onde uma amostra de homem deste tipo tenha espaço sequer para sequer ser candidato a alguma coisa…

    • ainda bem que não ganhou a maioria senão la tínhamos a mouraria com uma mesquita e um prédio enorme que era da santa casa que faz esquina com a casal ribeiro que está a espera para fazer um hotel. houve uma manifestação contra e puseram segurança e um cartaz a dizer habitação mas não mexeram em nada. deviam estar á espera que ele tivesse maioria.

  3. O PSD fez uma grande sacanice a Cristas, ao não a apoiar.
    Ela tinha grandes hipóteses de destronar Medina.
    Assim resta ao PSD ficar com uma percentagem vergonhosamente inferior à de Cristas.
    O CDS deveria ponderar com mais critério as “ajudas” dadas ao PSD para obter maiorias.

RESPONDER

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …

"Racismo cultural". Com França e Turquia em rota de colisão, Charlie Hebdo publica caricatura de Erdogan

Numa altura em que França e Turquia estão em rota de colisão, a publicação satírica Charlie Hebdo colocou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na capa a levantar as vestes de uma mulher. De acordo com …

Rui Pinto responde a Júdice: "Lidou durante décadas com ladrões e nunca se queixou"

O pirata informático respondeu, esta terça-feira, através do Twitter, às críticas do antigo sócio fundador da sociedade de advogados PLMJ que, em tribunal, lhe chamou "ladrão". Esta terça-feira, na 17.ª sessão do julgamento sobre o processo …

Leopoldo López admite que nunca quis fugir (e promete regressar para "libertar" a Venezuela)

O líder da oposição venezuelana Leopoldo López disse esta terça-feira, em Madrid, na primeira conferência de imprensa depois de ter saído do seu país, que nunca o quis deixar e que a intenção é "regressar …

É "tempo de unidade". Ex-ministro da Saúde apela a Marta Temido para deixar "retórica ideológica"

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que é "tempo de unidade no país" e é preciso "falar verdade" quanto à pandemia da covid-19, considerando que um novo confinamento generalizado "seria devastador". Adalberto …

Benfica vai a votos. Sócios escolhem entre a continuidade ou a mudança

O Benfica elege, esta quarta-feira, o novo presidente do clube, numas eleições em que Luís Filipe Vieira se candidata a um sexto mandato, frente a João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva. As eleições, que …

Europa perto da rutura. Merkel e Macron preparam novas restrições

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o "sério risco" de os hospitais na Europa ficarem saturados em breve, apesar de reconhecer melhor preparação e maiores probabilidades de sobrevivência. "A não …