Médicos reformados que voltem a exercer podem acumular pensão e salário

A nova proposta pretende aliciar médicos reformados a voltar ao Serviço Nacional de Saúde para compensar a falta de profissionais nos últimos anos.

Os médicos reformados vão poder acumular a pensão e um novo salário caso voltem a trabalhar para o Serviço Nacional de Saúde, avança esta segunda-feira o Diário de Notícias.

A proposta, que está a ser trabalhada em conjunto pelos Ministérios da Saúde e das Finanças, tem como objetivo atenuar a falta de profissionais, sobretudo na área da medicina familiar.

A Ordem dos Médicos mostra-se satisfeita com esta medida e acredita que assim muitos profissionais vão regressar ao ativo, algo que não tem acontecido nos últimos anos por apenas lhes ser pago até um terço do total que recebiam de pensão.

De acordo com dados fornecidos ao DN, nos últimos cinco anos 1299 médicos se reformaram em Portugal e, só em 2015, saíram do ativo 905 médicos porque emigraram ou porque se reformaram.

A solução que está em cima da mesa consiste na criação de uma bolsa de horas, cujo pagamento pode ir até ao máximo de um salário, e que será acumulado com a pensão que já recebem.

Desde o Governo de José Sócrates, com a ministra Ana Jorge ao comando da pasta da Saúde, que é possível regressar ao SNS com um contrato de três anos.

No entanto, os médicos só podiam receber a pensão e um terço do salário ou a solução oposta, algo que nunca foi suficiente para atrair profissionais. Aliás, nos últimos cinco anos, apenas 300 médicos regressaram.

Em declarações ao mesmo jornal, o bastonário da Ordem dos Médicos concorda plenamente com esta nova proposta.

“Não pode ser de outra forma. A reforma é um direito e quem volta tem as mesmas responsabilidades, por isso, deve receber o mesmo”, diz José Manuel Silva.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

FBI diz ter encontrado corpo em parque natural que "será de Gabby Petito"

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). Gabby Petito, de 22 anos, …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …