Médicos poderão ser proibidos de usar anéis, pulseiras e gravatas

foto: Jeff Hitchcock / flickr

foto: Jeff Hitchcock / flickr

O governo admite proibir os médicos de usarem anéis, pulseiras, alianças ou gravatas, no âmbito do combate às infecções e resistências aos antibióticos, dada a gravidade e dimensão do problema em Portugal.

Há um conjunto de instrumentos – anéis, pulseiras, alianças – que “sabemos que são potenciais veículos de transmissão“, com os quais “as minhas colegas insistem, muito alindadas, em ir trabalhar“, disse o secretário de Estado e Adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa, durante a apresentação de um relatório sobre infecções e resistência aos antimicrobianos.

Segundo Leal da Costa, médico de formação, os riscos estão ainda associados à “gravata nos cavalheiros, os estetoscópios que se insiste em transportar por todo o lado, as batas com que se almoça e janta nos refeitórios e com que, a seguir, se vêem doentes“.

Questionado sobre a intenção de proibir esta indumentária nos serviços de saúde, Fernando Leal da Costa mostrou-se convicto de que tal não será necessário, mas deixa um aviso: “Não teremos dificuldade em fazê-lo“.

Para o secretário de Estado, devem ser os conselhos de administração a criar medidas e a promover “uma cultura pró-activa que envolva todos os profissionais, no sentido destes terem instituições limpas” e  lembrou que os níveis de infecção hospitalar já influenciam nos orçamentos das instituições.

De acordo com o relatório do Programa de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência aos Antimicrobianos, da Direção Geral da Saúde (DGS), Portugal é também um dos países europeus com elevada taxa de resistência do Enterococcus faecium à vancomicina.

Outro dado preocupante que consta do documento refere-se ao aparecimento de Enterobacteriaceae resistentes a carbapenemes, antibióticos de mais largo espetro: em estudos de incidência essa taxa é ainda inferior a um por cento em Portugal.

Os autores do documento alertam para o facto de, menos de cem anos após a descoberta da penicilina e depois de terem contribuído para um marcado aumento da esperança de vida média, os antibióticos estarem “em risco de extinção”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nova praia fluvial no Alqueva "nasce" na aldeia que deu nome à barragem

Uma nova praia fluvial já entrou em funcionamento no Alqueva, junto da aldeia que deu nome à barragem, no concelho de Portel, distrito de Évora, fruto de um investimento de cerca de 600 mil euros. “A …

Polícia chamada durante festejos de uma medalha de ouro

Ana Marcela Cunha, nova campeã olímpica de águas abertas, não fazia ideia do que estava a acontecer em casa da sua namorada. Angélica André ficou no 17.º lugar. Eram 6h30 da manhã no Japão quando começou …

TAP. Siza Vieira diz não ter detalhes sobre redução de capital mas reitera importância estratégica

O ministro da Economia disse esta quarta-feira não ter detalhes sobre operação de redução de capital na TAP e subsequente controlo total do Estado ainda este ano, mas reiterou a importância estratégica da companhia aérea …

Agente filmada a pontapear passageiro num comboio. PSP já abriu inquérito

Uma agente da PSP foi filmada a pontapear um homem de 38 anos, que se recusou a sair do comboio por viajar sem título de transporte. A PSP abriu um inquérito para apurar responsabilidades da atuação …

Morreu aos 100 anos Ilda Aleixo, a antiga costureira de Amália

A antiga costureira de Amália Rodrigues, Ilda Aleixo, morreu terça-feira, aos 100 anos, em Oliveira do Hospital, num lar onde vivia, confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte da família. Foi na década de 70 que Ilda …

Covid-19. Descoberto mecanismo que pode explicar maior ou menor gravidade da infeção

Um mecanismo associado a uma alteração nos linfócitos T, que pode explicar porque razão a infeção pelo SARS-CoV-2 causa doença leve ou doença grave nos indivíduos, foi descoberto por cientistas do Instituto de Investigação e …

Mais 15 mortes e 3.203 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal registou esta quarta-feira 3.203 novos casos de infeção por covid-19 e mais 15 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou esta quarta-feira 15 mortes atribuídas à covid-19, 3.203 novos casos …

Oito mortos e vinte feridos em ataque à residência do ministro da Defesa afegão

Uma explosão de um carro-bomba e um tiroteio junto à residência do ministro da Defesa do Afeganistão, em Cabul, na terça-feira à noite, causou pelo menos oito mortos e vinte feridos. De acordo com o Público, …

Sem passe sanitário, França teria de voltaria a confinar, avisa Macron

Presidente francês recorreu às redes sociais para apelar aos jovens que se vacinem, sublinhando a importância do gesto na luta contra a pandemia numa altura em que o descontentamento contra a implementação do certificado Covid-19 …

Empresas do setor do turismo com dificuldade em contratar

A crise pandémica fez tremer o mercado de trabalho. No turismo, foram mais de 101 mil os empregos destruídos. Ainda assim, e num momento em que já se adivinha alguma retoma, os empregadores confessam estar …