Médicos investigam febre que matou 21 crianças nos arredores de Luanda

Steve Evans / Wikimedia

-

As autoridades de saúde de Luanda estão a investigar uma doença, ainda desconhecida, que em poucos dias matou 21 crianças, entre os nove e os 12 anos, num bairro do município de Cacuaco, nos arredores da capital angolana.

A informação foi prestada hoje à Lusa pelo administrador municipal do Cacuaco, Carlos Cavuquila, confirmando que estão no terreno médicos angolanos e cubanos a investigar o caso e que uma operação de desinfestação e limpeza já decorre na área, no bairro do Mulundo, na comuna da Funda.

“Fomos hoje para o terreno e aguardamos que os especialistas nos informem de que se trata. A doença apresenta sintomas parecidos com a malária, mas mais forte. Já distribuímos mosquiteiros, estamos a fazer a desinfestação e desratização daquela área”, explicou o administrador de Cacuaco.

Entre 30 de abril e 05 de maio morreram naquele bairro 21 crianças, com febres altas e dores abdominais, entre outros sintomas, num quadro clínico que, segundo a população, se agrava “muito rapidamente”, até à morte.

Febre amarela, dengue, malária ou Chikungunya são algumas das hipóteses que as autoridades de saúde angolanas – com o apoio de um especialista da delegação da Organização Mundial de Saúde em Luanda -, estão a tentar despistar.

“Estamos a fazer visitas às casas porque isto é um número assustador. Hoje só conseguimos ir a cinco casas, onde se registaram seis óbitos”, disse à Lusa a diretora municipal de Saúde de Cacuaco, Catarina Uatanha.

De acordo com a responsável, desde 05 de maio não se registaram novos casos mortais, mas seis pacientes permanecem internados numa unidade de saúde da Barra do Dande.

“Para já ainda é muito cedo para tirar conclusões. Precisamos de analisar no terreno, com recolha de vários elementos, como água, o que se está a passar”, acrescentou Catarina Uatanha.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Terramotos na falha de San Andreas podem ser explicados por um lago antigo

A falha de San Andreas, que se situa ao longo da costa oeste da América do Norte e atravessa centros populacionais densos como o de Los Angeles, na Califórnia, é uma das falhas mais estudadas …

Uma estranha e rara molécula foi detetada na atmosfera de Titã

Uma equipa de cientistas da NASA identificou uma estranha e rara molécula na atmosfera de Titã, o maior satélite natural de Saturno. Em comunicado, os cientistas detalham que em causa está a molécula de ciclopropenilideno …

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …