Médicos ingleses perto de realizar transplantes de útero de doadoras “mortas”

Tânia Rego / ABr

Mulheres grávidas

O procedimento foi aprovado na Grã-Bretanha pela Health Research Authority, podendo agora os médicos realizar os dez primeiros transplantes de útero de doadoras com morte cerebral.

A primeira fase passa por realizar uma série de testes clínicos que, se forem bem sucedidos, garantem que o processo possa começar ainda este ano, avança a BBC.

Mais de 300 mulheres britânicas procuraram a equipa para receber o transplante mas apenas 100 foram identificadas como potenciais candidatas, uma vez que preenchem requisitos como ter um peso saudável, idade não superior a 38 anos e um companheiro de longa data.

Sem esta opção, a maioria das mulheres que quer ter filhos acaba por recorrer a barrigas de aluguer ou à adoção.

Por isso, Richard Smith, médico do hospital Queen Charlotte’s and Chelsea que trabalha há 19 anos no projeto, acredita que este é um avanço que pode mudar a vida de muitas pessoas.

“Existem muitas mulheres com o desejo de ter um filho. Este procedimento tem potencial para conseguir satisfazer essa vontade”, afirma à BBC.

“Durante anos tive muitos problemas com este projeto. Mas quando se conhecem mulheres que nasceram sem útero, ou que tiveram de o retirar por alguma razão, é penoso e foi isso que nos fez continuar”, acrescentou.

A operação, que dura cerca de seis horas, realiza o transplante do útero proveniente de uma doadora que está em morte cerebral e cujo coração se mantém em funcionamento.

A saúde das mulheres que receberam o útero será monitorizada detalhadamente durante um ano, para depois se passar à implantação de um embrião através da fertilização in vitro.

Quando o útero deixar de ser necessário, pode ser removido a partir de uma cirurgia para evitar que as pacientes tenham de tomar imunossupressores para o resto da vida.

Outras equipas médicas tinham já tentado realizar transplantes de útero como, por exemplo, na Arábia Saudita, caso no qual o corpo da paciente não reagiu bem ao órgão e teve de ser retirado pouco tempo depois.

O primeiro caso de sucesso deste tipo de transplante ocorreu o ano passado, na Suécia, quando uma paciente deu à luz depois de ter recebido o útero de uma amiga que estava já na menopausa.

Desde então, outros três bebés já nasceram no país nórdico graças a transplantes de útero, no entanto, sempre a partir de doadoras vivas.

Se os testes dos profissionais ingleses forem bem sucedidos, o primeiro bebé britânico nascido a partir de um útero transplantado poderá nascer no final de 2017 ou no início de 2018.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …