Uma rapariga de 16 anos foi submetida a uma operação de urgência ao apêndice, no Japão. Mas os médicos encontraram mais do que um apêndice inflamado: um tumor com um pedaço de cérebro no ovário da jovem.
O tumor, com 10 centímetros, era composto por uma massa de pelo enrolado e uma estrutura de 3 centímetros com as mesmas características de um crânio.
Uma análise minuciosa do tumor revelou que se tratava, na verdade, de uma versão reduzida de um cerebelo, a região do Encéfalo responsável pelo equilíbrio do corpo e que geralmente está localizada abaixo dos dois hemisférios cerebrais.
A descoberta foi apresentada num artigo publicado no início deste mês na revista Neuropathology.
Este tipo de tumor com pelos, gordura, músculo, osso, cartilagem e em alguns casos até dentes é chamado de teratoma (do grego “teras”, que significa monstro).
Os casos de teratomas nos ovários são comuns – calcula-se que um em cada cinco tumores no ovário sejam teratomas.
No entanto, as células cerebrais encontradas nesse tipo de tumores nunca estão organizadas numa estrutura cerebral, como acontece no caso desta paciente, diz Masayuki Shintaku, especialista do Centro Médico de Shiga para Adultos, no Japão.
Segundo a revista New Scientist, a jovem não apresentava sintomas indicando a presença do tumor, que foi extraído sem complicações.
Mas há casos de mulheres com teratomas nos ovários que sofrem de confusão, agitação, pensamentos paranoicos e perdas de memória. Estes sintomas neurológicos são reduzidos após o tumor ser retirado.
A causa destes tumores ainda é desconhecida, mas sabe-se que resultam de células que continuam em desenvolvimento como se estivessem a transformar-se num feto, mesmo sem a fertilização.
Curiosamente, esta não é a primeira vez em que cirurgiões japoneses encontram um teratoma num estado avançado. Em 2003, foi extraído de uma jovem de 25 anos um tumor com órgãos, cabeça, corpo e até um pequeno pénis.
ZAP // BBC
ZAP…
Só uma correção… o cerebelo não é uma região do cérebro… o cérebro, cerebelo, e tronco cerebral são partes do Encéfalo…
Caro PauloSR,
Tem toda a razão. Obrigado pelo seu reparo, está corrigido.
Só um aparte… um teratoma com um “pequeno pénis”???!!!… a partir de células femininas???!!!… algo está errado por aqui… não seria mais um clitoris???… É que sem cromossoma Y nada feito quanto a pénis… e mulheres não têm cromossoma Y…
Caro Paulo,
Obrigado pelo seu reparo, que parece ter toda a lógica.
A referência parece estranha e não consta numa das fontes que citamos (a New Scientist), nem a conseguimos encontrar em fontes adicionais, mas consta no texto da BBC, pelo que optamos para já por mantê-la.
Pois… compreendo a vossa posição… mas que não bate certo com a informação genética de uma mulher… isso não bate… :-S
Quanto muito isso poderia acontecer num teratoma testicular…
Daí eu referir atrás que se fosse um clitóris num teratoma extraído de “uma jovem”… nada de mais… até porque pénis e clitóris tem origem em esboços embrionários semelhantes… agora pénis… algo não bate certo… mas…