Médicos descobrem pequeno cérebro no ovário de uma rapariga

Uma rapariga de 16 anos foi submetida a uma operação de urgência ao apêndice, no Japão. Mas os médicos encontraram mais do que um apêndice inflamado: um tumor com um pedaço de cérebro no ovário da jovem.

O tumor, com 10 centímetros, era composto por uma massa de pelo enrolado e uma estrutura de 3 centímetros com as mesmas características de um crânio.

Uma análise minuciosa do tumor revelou que se tratava, na verdade, de uma versão reduzida de um cerebelo, a região do Encéfalo responsável pelo equilíbrio do corpo e que geralmente está localizada abaixo dos dois hemisférios cerebrais.

A descoberta foi apresentada num artigo publicado no início deste mês na revista Neuropathology.

Este tipo de tumor com pelos, gordura, músculo, osso, cartilagem e em alguns casos até dentes é chamado de teratoma (do grego “teras”, que significa monstro).

Os casos de teratomas nos ovários são comuns – calcula-se que um em cada cinco tumores no ovário sejam teratomas.

No entanto, as células cerebrais encontradas nesse tipo de tumores nunca estão organizadas numa estrutura cerebral, como acontece no caso desta paciente, diz Masayuki Shintaku, especialista do Centro Médico de Shiga para Adultos, no Japão.

Masayuki Shintaku

O tumor tinha pelos e uma estrutura em forma de cérebro coberta por osso craniano

O tumor tinha pelos e uma estrutura em forma de cérebro coberta por osso craniano

Segundo a revista New Scientist, a jovem não apresentava sintomas indicando a presença do tumor, que foi extraído sem complicações.

Mas há casos de mulheres com teratomas nos ovários que sofrem de confusão, agitação, pensamentos paranoicos e perdas de memória. Estes sintomas neurológicos são reduzidos após o tumor ser retirado.

A causa destes tumores ainda é desconhecida, mas sabe-se que resultam de células que continuam em desenvolvimento como se estivessem a transformar-se num feto, mesmo sem a fertilização.

Curiosamente, esta não é a primeira vez em que cirurgiões japoneses encontram um teratoma num estado avançado. Em 2003, foi extraído de uma jovem de 25 anos um tumor com órgãos, cabeça, corpo e até um pequeno pénis.

ZAP // BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. ZAP…
    Só uma correção… o cerebelo não é uma região do cérebro… o cérebro, cerebelo, e tronco cerebral são partes do Encéfalo…

  2. Só um aparte… um teratoma com um “pequeno pénis”???!!!… a partir de células femininas???!!!… algo está errado por aqui… não seria mais um clitoris???… É que sem cromossoma Y nada feito quanto a pénis… e mulheres não têm cromossoma Y…

    • Caro Paulo,
      Obrigado pelo seu reparo, que parece ter toda a lógica.
      A referência parece estranha e não consta numa das fontes que citamos (a New Scientist), nem a conseguimos encontrar em fontes adicionais, mas consta no texto da BBC, pelo que optamos para já por mantê-la.

      • Pois… compreendo a vossa posição… mas que não bate certo com a informação genética de uma mulher… isso não bate… :-S
        Quanto muito isso poderia acontecer num teratoma testicular…
        Daí eu referir atrás que se fosse um clitóris num teratoma extraído de “uma jovem”… nada de mais… até porque pénis e clitóris tem origem em esboços embrionários semelhantes… agora pénis… algo não bate certo… mas…

RESPONDER

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …