Médicos descobrem pequeno cérebro no ovário de uma rapariga

Uma rapariga de 16 anos foi submetida a uma operação de urgência ao apêndice, no Japão. Mas os médicos encontraram mais do que um apêndice inflamado: um tumor com um pedaço de cérebro no ovário da jovem.

O tumor, com 10 centímetros, era composto por uma massa de pelo enrolado e uma estrutura de 3 centímetros com as mesmas características de um crânio.

Uma análise minuciosa do tumor revelou que se tratava, na verdade, de uma versão reduzida de um cerebelo, a região do Encéfalo responsável pelo equilíbrio do corpo e que geralmente está localizada abaixo dos dois hemisférios cerebrais.

A descoberta foi apresentada num artigo publicado no início deste mês na revista Neuropathology.

Este tipo de tumor com pelos, gordura, músculo, osso, cartilagem e em alguns casos até dentes é chamado de teratoma (do grego “teras”, que significa monstro).

Os casos de teratomas nos ovários são comuns – calcula-se que um em cada cinco tumores no ovário sejam teratomas.

No entanto, as células cerebrais encontradas nesse tipo de tumores nunca estão organizadas numa estrutura cerebral, como acontece no caso desta paciente, diz Masayuki Shintaku, especialista do Centro Médico de Shiga para Adultos, no Japão.

Masayuki Shintaku

O tumor tinha pelos e uma estrutura em forma de cérebro coberta por osso craniano

O tumor tinha pelos e uma estrutura em forma de cérebro coberta por osso craniano

Segundo a revista New Scientist, a jovem não apresentava sintomas indicando a presença do tumor, que foi extraído sem complicações.

Mas há casos de mulheres com teratomas nos ovários que sofrem de confusão, agitação, pensamentos paranoicos e perdas de memória. Estes sintomas neurológicos são reduzidos após o tumor ser retirado.

A causa destes tumores ainda é desconhecida, mas sabe-se que resultam de células que continuam em desenvolvimento como se estivessem a transformar-se num feto, mesmo sem a fertilização.

Curiosamente, esta não é a primeira vez em que cirurgiões japoneses encontram um teratoma num estado avançado. Em 2003, foi extraído de uma jovem de 25 anos um tumor com órgãos, cabeça, corpo e até um pequeno pénis.

ZAP // BBC

5 COMENTÁRIOS

  1. ZAP…
    Só uma correção… o cerebelo não é uma região do cérebro… o cérebro, cerebelo, e tronco cerebral são partes do Encéfalo…

  2. Só um aparte… um teratoma com um “pequeno pénis”???!!!… a partir de células femininas???!!!… algo está errado por aqui… não seria mais um clitoris???… É que sem cromossoma Y nada feito quanto a pénis… e mulheres não têm cromossoma Y…

    • Caro Paulo,
      Obrigado pelo seu reparo, que parece ter toda a lógica.
      A referência parece estranha e não consta numa das fontes que citamos (a New Scientist), nem a conseguimos encontrar em fontes adicionais, mas consta no texto da BBC, pelo que optamos para já por mantê-la.

      • Pois… compreendo a vossa posição… mas que não bate certo com a informação genética de uma mulher… isso não bate… :-S
        Quanto muito isso poderia acontecer num teratoma testicular…
        Daí eu referir atrás que se fosse um clitóris num teratoma extraído de “uma jovem”… nada de mais… até porque pénis e clitóris tem origem em esboços embrionários semelhantes… agora pénis… algo não bate certo… mas…

RESPONDER

Guia de descontos para uma Black Friday em grande

O conceito começou por ser uma referência ao colapso da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. Mas a Black Friday como hoje a conhecemos só surgiu nos anos 60, quando o setor do …

Morreu o actor João Ricardo

O actor e encenador João Ricardo, 53 anos, morreu esta quinta-feira, em Lisboa, disse à Lusa a agência do actor. O actor João Ricardo, conhecido pelo seu trabalho na televisão, no teatro e no cinema, nasceu …

Chegou à Finlândia o pão feito com farinha de grilo

Uma das maiores empresas de produtos alimentares da Finlândia vai começar a vender pão de insetos, no qual grilos comuns são moídos e acrescentados à farinha normal, representando cerca de 3% do peso de cada …

39 anos por um crime que não cometeu. Finalmente livre

Craig Coley, agora com 70 anos, cumpria pena de prisão perpétua pela autoria de dois homicídios em 1978. No entanto, 39 anos depois, a sua inocência foi provada e o norte-americano foi libertado. O governador da …

Neutralidade da Internet em jogo nos EUA. Portugal é mau exemplo

A administração Trump quer reverter o princípio do livre acesso a qualquer tipo de conteúdo na Internet. Jornais internacionais apontam Portugal como exemplo de falta de neutralidade. Os Estados Unidos da América vão votar o fim …

Trabalhadores do privado voltam a receber subsídios de Natal e de férias por inteiro

O pagamento dos subsídios de Natal e de férias no setor privado vai deixar de ser feito parcialmente em duodécimos e voltará a ser feito de uma só vez, em 2018, depois da aprovação de …

O milionário que matou o Gawker quer os restos do cadáver

Os advogados do vingativo milionário Peter Thiel apresentaram, esta semana, uma ação para contestar uma previdência cautelar que o impede de comprar os ativos do já "adormecido" Gawker. Em causa, estão os arquivos de 14 …

Governo quer terrenos privados limpos até 15 de março

Os proprietários privados têm "até 15 de março" para limpar as áreas envolventes às casas isoladas, aldeias e estradas e, se não o fizeram, os municípios terão "até ao final de maio" para proceder a …

Uma explosão, segredos de Estado e rumores, mas ainda não há sinal do submarino

As buscas pelo submarino argentino ARA San Juan, que está desaparecido há oito dias, entraram numa fase crítica, quando as esperanças de encontrar a tripulação viva estão praticamente esgotadas. Sem pistas sobre o submarino, há …

Bancos aumentaram ganhos com as comissões pagas pelos clientes

A banca nacional facturou 1,62 mil milhões de euros em comissões líquidas, pagas pelos clientes, desde Janeiro até Setembro de 2017. Um valor que reflecte uma subida de 5,7% relativamente a 2016. Estes dados são avançados …