Médicos descobrem pequeno cérebro no ovário de uma rapariga

Uma rapariga de 16 anos foi submetida a uma operação de urgência ao apêndice, no Japão. Mas os médicos encontraram mais do que um apêndice inflamado: um tumor com um pedaço de cérebro no ovário da jovem.

O tumor, com 10 centímetros, era composto por uma massa de pelo enrolado e uma estrutura de 3 centímetros com as mesmas características de um crânio.

Uma análise minuciosa do tumor revelou que se tratava, na verdade, de uma versão reduzida de um cerebelo, a região do Encéfalo responsável pelo equilíbrio do corpo e que geralmente está localizada abaixo dos dois hemisférios cerebrais.

A descoberta foi apresentada num artigo publicado no início deste mês na revista Neuropathology.

Este tipo de tumor com pelos, gordura, músculo, osso, cartilagem e em alguns casos até dentes é chamado de teratoma (do grego “teras”, que significa monstro).

Os casos de teratomas nos ovários são comuns – calcula-se que um em cada cinco tumores no ovário sejam teratomas.

No entanto, as células cerebrais encontradas nesse tipo de tumores nunca estão organizadas numa estrutura cerebral, como acontece no caso desta paciente, diz Masayuki Shintaku, especialista do Centro Médico de Shiga para Adultos, no Japão.

Masayuki Shintaku

O tumor tinha pelos e uma estrutura em forma de cérebro coberta por osso craniano

O tumor tinha pelos e uma estrutura em forma de cérebro coberta por osso craniano

Segundo a revista New Scientist, a jovem não apresentava sintomas indicando a presença do tumor, que foi extraído sem complicações.

Mas há casos de mulheres com teratomas nos ovários que sofrem de confusão, agitação, pensamentos paranoicos e perdas de memória. Estes sintomas neurológicos são reduzidos após o tumor ser retirado.

A causa destes tumores ainda é desconhecida, mas sabe-se que resultam de células que continuam em desenvolvimento como se estivessem a transformar-se num feto, mesmo sem a fertilização.

Curiosamente, esta não é a primeira vez em que cirurgiões japoneses encontram um teratoma num estado avançado. Em 2003, foi extraído de uma jovem de 25 anos um tumor com órgãos, cabeça, corpo e até um pequeno pénis.

ZAP // BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. ZAP…
    Só uma correção… o cerebelo não é uma região do cérebro… o cérebro, cerebelo, e tronco cerebral são partes do Encéfalo…

  2. Só um aparte… um teratoma com um “pequeno pénis”???!!!… a partir de células femininas???!!!… algo está errado por aqui… não seria mais um clitoris???… É que sem cromossoma Y nada feito quanto a pénis… e mulheres não têm cromossoma Y…

    • Caro Paulo,
      Obrigado pelo seu reparo, que parece ter toda a lógica.
      A referência parece estranha e não consta numa das fontes que citamos (a New Scientist), nem a conseguimos encontrar em fontes adicionais, mas consta no texto da BBC, pelo que optamos para já por mantê-la.

      • Pois… compreendo a vossa posição… mas que não bate certo com a informação genética de uma mulher… isso não bate… :-S
        Quanto muito isso poderia acontecer num teratoma testicular…
        Daí eu referir atrás que se fosse um clitóris num teratoma extraído de “uma jovem”… nada de mais… até porque pénis e clitóris tem origem em esboços embrionários semelhantes… agora pénis… algo não bate certo… mas…

RESPONDER

Espeleólogos portugueses já começaram a sair da gruta

Dois dos espeleólogos portugueses presos na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, já foram resgatados com sucesso e estão bem de saúde. Dois dos quatro espeleólogos portugueses retidos desde sábado numa gruta no norte de Espanha já …

Três espécies de insetos comestíveis à espera de lei em Portugal

Em maio de 2013 a FAO defendeu que os insetos consumidos anualmente por dois mil milhões de pessoas são uma alternativa promissora à produção convencional de carne, com vantagens para a saúde e para o …

Ativista brasileiro vê semelhanças na chegada ao Parlamento de Ventura e Bolsonaro

O ativista brasileiro Anderson França encontra semelhanças na chegada ao Parlamento de André Ventura, em Portugal, e de Bolsonaro à Câmara dos Deputados, no Brasil, e recomenda que esta nova presença seja estudada e levada …

"Repetitivo e confuso". Acordo para o Brexit não será votado hoje

John Bercow, presidente da Câmara dos Comuns, recusou que o Parlamento britânico votasse esta segunda-feira o acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia. Bercow considerou que não estavam reunidas as condições para que …

Pérola com 8 mil anos vai estar em exposição pela primeira vez

O Louvre Abu Dhabi, nos Emirados Árabos Unidos, vai ter uma pérola com 8 mil anos em exposição. Considerada como a mais antigo do mundo, será a primeira vez que vai ser exibida ao público. A …

Anúncios para crianças vão banir alimentos com mais açúcar, sal e gorduras

A publicidade a alimentos com elevado teor de açucar, sal e gordura como os chocolates, barras energéticas e refrigerantes, está proibida a partir de hoje num raio de 100 metros das escolas e em programas …

Eleições em Moçambique. Dirigente local da oposição e marido abatidos a tiro

Uma dirigente local da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), maior partido da oposição, e o seu marido foram abatidos a tiro por desconhecidos no interior de Moçambique, sendo o mais recente caso conhecido de homicídio de …

Johnson retira lote de pó de talco para bebé (mas insiste que é seguro)

A Johnson & Johnson decidiu mandar retirar um lote de pó de talco para bebé, vendido online nos Estados Unidos, depois de ter contestado várias vezes a existência de vestígios de amianto nos seus produtos. A …

Augusto Inácio abandona comando técnico do Desportivo das Aves

O treinador Augusto Inácio deixou hoje o comando técnico do Desportivo das Aves, informou em comunicado o 18.º e último classificado da I Liga de futebol. "Augusto Inácio já não é treinador do Clube Desportivo das …

"A Google sabe sempre onde são os primeiros surtos de gripe"

Hoje em dia, "há uma tendência para disponibilizar tudo na Internet", o que pode ser perigoso e ter consequências para toda a vida. O alerta é da presidente da Comissão Nacional de Protecção de Dados …