Médicos contra licenciatura em medicina chinesa. Vêm aí “protestos inéditos”

O Governo é acusado pela Ordem dos Médicos de ameaçar a saúde dos portugueses validando cientificamente práticas tradicionais chinesas através de uma licenciatura. A Ordem admite avançar com “formas inéditas” de mostrar o descontentamento dos médicos.

Em causa está uma portaria conjunta dos ministérios da Saúde e da Ciência e Ensino Superior de validação da criação de ciclos de estudo que conferem o grau de licenciado em medicina tradicional chinesa.

Para Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, a criação de um ciclo de estudos com formação de quatro anos “em práticas que não têm base científica constitui um perigo para a saúde e para as finanças dos portugueses”.

O representante dos médicos considera mesmo que pode gerar atrasos em diagnósticos e tratamentos de situações potencialmente graves. “É importante que a população entenda que estes ciclos de estudo não habilitam à prática da medicina, que é exclusiva dos médicos”, alerta, em declarações à Lusa.

Além disso, Miguel Guimarães acusa o Governo de “estar a contribuir para um retrocesso sem precedentes” no que é a essência da fundamentação científica de investigação e na evolução da inovação tecnológica e terapêutica própria da medicina.

“É uma atitude irresponsável”, afirma, prevendo que irá provocar um aumento da publicidade enganosa. “A publicidade enganosa irá aumentar de forma brutal, legalizada pelo ministro da Saúde”, acrescenta.

O ministro Adalberto Campos Fernandes introduz assim “mais um fator de agravamento no desconforto e descontentamento dos médicos”. O bastonário garante que vai reunir-se com a comunidade médica para decidir “formas inéditas” de manifestarem o seu “profundo desagrado”.

Para a Ordem, a criação do ciclo de estudos em medicina tradicional chinesa é uma forma de “induzir as pessoas em erro, criando licenciaturas em terapêuticas que não têm a devida fundamentação científica”.

O bastonário não critica as práticas chinesas. No entanto, admite que estas precisam de uma investigação científica profunda e de uma regulação, que não implica necessariamente a criação de licenciaturas. Miguel Guimarães avisa que a portaria publicada na semana passada pode mesmo pôr em causa as relações institucionais entre a Ordem e o Governo.

“A Ordem fica totalmente legitimada para liderar um processo de oposição firme de todos os médicos a uma política de saúde patológica que não serve os doentes”, refere, indicando que a posição foi aprovada com total consenso pelo Conselho Executivo da Ordem.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que gente tão pequenina… Estão com medo de ser abafados pela sabedoria milenar?! Querem comparar os mais de 4000 anos de medicina chinesa com a medicina de diagnóstico e tratamento de sintomas ocidental e que nem de longe, são perfeitos e também falham muitos diagnósticos?!
    Em 4000 anos muita sabedoria foi acumulada… E mais, aconselho quem quer saber mais a procurar pela acupunctura e onde as agulhinhas são espetadas e constatar o óbvio, que os chineses há muito que conhecem o corpo físico. E não é só o físico!!! É também a energia, o lado energético/espiritual, e que acreditam que o corpo consegue curar os problemas por si mesmo. é isto que lhes faz muita confusão! e daquilo que não compreendem, têm medo…

    • uma boa parte dessa gente foi “passar um fim de semana ” á faculdade e ja olham os demais de cima para baixo e não têm capacidade para perceber que 4000 anos de sabedoria acumulada é bem diferente das festanças e borgas da faculdade

  2. Os médicos preocupados com as finanças do portugueses?!!??!
    é a piada do ano, poupem nos desse insultos por favor e vamos chamar as coisas pelos seus nome e ser francos…
    A única preocupação dos médicos é as sus próprias finanças!!!! estão muito mal habituados a ganhar dezenas de euros em consultas de 15 mn.
    Não estão preocupados nem com as finanças dos Portugueses e nem com a sua saude, mas sim com os rendimentos chorudos deles….

RESPONDER

Dança afro-beat inspirada nos saltos de Ronaldo já chegou a Paris

Uma música humorística 'afro-beat', publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França. "Quand Cristiano …

Portuguesa Critical Software e BMW juntam-se para produzir "o carro do futuro"

A BMW escolheu a portuguesa Critical Software para construir "o carro do futuro". As duas empresas unem-se agora numa joint venture que terá sede no Porto. A companhia tecnológica portuguesa Critical Software anunciou, esta segunda-feira, a …

As criptomoedas podem vir a sobrecarregar a Internet, alerta BIS

O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) lançou, este domingo, um novo alerta: as criptomoedas podem "rebentar" com a Internet. O Banco de Pagamentos Internacionais - ou BIS, na sigla em inglês - lançou, este domingo, um …

Rui Patrício assina com o Wolverhampton por quatro anos

O guarda-redes português Rui Patrício, que rescindiu com o Sporting alegando justa causa, assinou contrato com o Wolverhampton válido por quatro épocas, anunciou hoje o clube da liga inglesa de futebol. O guarda-redes internacional português Rui …

Juízes querem condenados a cumprir mais cedo pena de prisão

Os juízes defendem que a pena de prisão deveria começar a ser cumprida logo que fosse confirmada por um tribunal de segunda instância, ainda antes da decisão transitar em julgado, mesmo que continuem a recorrer. A …

Médica reformada acusada de matar centenas de pacientes com doses fatais de analgésicos

Uma médica de clínica geral, agora aposentada, será a responsável pela morte de centenas de pacientes. A médica é acusada de prescrever doses fatais de analgésicos opiáceos a idosos no Reino Unido, nos anos 90. Jane …

Custo de vida para jovens estrangeiros em Lisboa ultrapassa mil euros

Um jovem estrangeiro precisa de 1032 euros para se instalar em Lisboa, sendo Lisboa a 57.ª cidade mais cara de uma lista de 80 cidades do mundo. Roménia é a cidade mais barata, de acordo …

Marcelo voltou a Pedrógão para limpar lágrimas (e Costa nem foi convidado)

Marcelo Rebelo de Sousa foi a figura central da homenagem às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, limpando lágrimas e distribuindo abraços, enquanto António Costa nem foi convidado. O primeiro-ministro admitiu que não foi convidado para …

Mihajlovic apontado ao Sporting para substituir Jesus

A imprensa desportiva apontou o técnico sérvio Sinisa Mihajlovic como o novo treinador do Sporting, substituindo o lugar deixado por Jorge Jesus. O antigo selecionador da Sérvia chegou a Lisboa esta segunda-feira, remetendo esclarecimentos para …

Falta de obstetras afeta assistência a partos de risco

O número de especialistas de ginecologia e obstetrícia é cada vez mais crítico no Serviço Nacional de Saúde, devido à falta de contratação de profissionais. O défice de especialistas de ginecologia e obstetrícia no Serviço Nacional …