Médicos contra licenciatura em medicina chinesa. Vêm aí “protestos inéditos”

O Governo é acusado pela Ordem dos Médicos de ameaçar a saúde dos portugueses validando cientificamente práticas tradicionais chinesas através de uma licenciatura. A Ordem admite avançar com “formas inéditas” de mostrar o descontentamento dos médicos.

Em causa está uma portaria conjunta dos ministérios da Saúde e da Ciência e Ensino Superior de validação da criação de ciclos de estudo que conferem o grau de licenciado em medicina tradicional chinesa.

Para Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, a criação de um ciclo de estudos com formação de quatro anos “em práticas que não têm base científica constitui um perigo para a saúde e para as finanças dos portugueses”.

O representante dos médicos considera mesmo que pode gerar atrasos em diagnósticos e tratamentos de situações potencialmente graves. “É importante que a população entenda que estes ciclos de estudo não habilitam à prática da medicina, que é exclusiva dos médicos”, alerta, em declarações à Lusa.

Além disso, Miguel Guimarães acusa o Governo de “estar a contribuir para um retrocesso sem precedentes” no que é a essência da fundamentação científica de investigação e na evolução da inovação tecnológica e terapêutica própria da medicina.

“É uma atitude irresponsável”, afirma, prevendo que irá provocar um aumento da publicidade enganosa. “A publicidade enganosa irá aumentar de forma brutal, legalizada pelo ministro da Saúde”, acrescenta.

O ministro Adalberto Campos Fernandes introduz assim “mais um fator de agravamento no desconforto e descontentamento dos médicos”. O bastonário garante que vai reunir-se com a comunidade médica para decidir “formas inéditas” de manifestarem o seu “profundo desagrado”.

Para a Ordem, a criação do ciclo de estudos em medicina tradicional chinesa é uma forma de “induzir as pessoas em erro, criando licenciaturas em terapêuticas que não têm a devida fundamentação científica”.

O bastonário não critica as práticas chinesas. No entanto, admite que estas precisam de uma investigação científica profunda e de uma regulação, que não implica necessariamente a criação de licenciaturas. Miguel Guimarães avisa que a portaria publicada na semana passada pode mesmo pôr em causa as relações institucionais entre a Ordem e o Governo.

“A Ordem fica totalmente legitimada para liderar um processo de oposição firme de todos os médicos a uma política de saúde patológica que não serve os doentes”, refere, indicando que a posição foi aprovada com total consenso pelo Conselho Executivo da Ordem.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que gente tão pequenina… Estão com medo de ser abafados pela sabedoria milenar?! Querem comparar os mais de 4000 anos de medicina chinesa com a medicina de diagnóstico e tratamento de sintomas ocidental e que nem de longe, são perfeitos e também falham muitos diagnósticos?!
    Em 4000 anos muita sabedoria foi acumulada… E mais, aconselho quem quer saber mais a procurar pela acupunctura e onde as agulhinhas são espetadas e constatar o óbvio, que os chineses há muito que conhecem o corpo físico. E não é só o físico!!! É também a energia, o lado energético/espiritual, e que acreditam que o corpo consegue curar os problemas por si mesmo. é isto que lhes faz muita confusão! e daquilo que não compreendem, têm medo…

RESPONDER

Comic Con Portugal troca Matosinhos por Oeiras

A edição de 2018 da Comic Con Portugal vai realizar-se no concelho de Oeiras, e não em Matosinhos como nos últimos anos, de acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira pela autarquia presidida por Isaltino …

A 24 de março, estudantes americanos vão marchar pelas suas vidas em Washington

Um grupo de estudantes que sobreviveu ao tiroteio da semana passada, numa escola de Parkland, na Flórida, está a preparar uma marcha em Washington para exigir mudanças na política de armamento dos Estados Unidos. Os sobreviventes do …

Oxfam: mais 26 casos denunciados e cada vez menos financiamento

A Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. A confirmação foi dada esta terça-feira por Mark Goldring, presidente executivo da organização, no parlamento britânico. Desde que o escândalo …

Exército alemão sem equipamentos básicos como coletes de protecção e abrigos de Inverno

A Alemanha, uma das principais economias da Europa, tem um dos exércitos mais mal equipados da NATO, de acordo com um documento confidencial do Ministério da Defesa alemão que foi divulgado por órgãos de informação. Segundo …

Vítor Constâncio deixa BCE com reforma milionária

Quando em Maio deixar o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio vai ter direito a uma "reforma dourada" de 25 mil euros por mês. Os números correspondem à pensão do BCE …

Hugo Soares acusa direção do PSD de "desrespeito institucional grave"

O presidente do PSD não convocou o líder parlamentar, Hugo Soares, para a Comissão Permanente nem para Comissão Política Nacional. Estatutos dizem que presidente da bancada tem assento nos órgãos. O Observador avança que hoje, pelas …

Análises ao sangue e urina poderão detetar precocemente doenças do espectro do autismo

Análises inovadoras ao sangue e à urina poderão vir a detetar precocemente o autismo nas crianças, ligado a danos nas proteínas que estão no plasma sanguíneo. Uma equipa de cientistas baseada na universidade britânica de Warwick …

Torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa estão sem vigilância durante 14 horas por dia

As torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), onde no início de fevereiro houve desacatos com os reclusos, estão sem vigilância durante 14 horas por dia. O aviso é do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda …

Novos modelos fornecem informações do coração da Nebulosa Roseta

Uma nova investigação, liderada pela Universidade de Leeds, fornece uma explicação para a discrepância entre o tamanho e idade da cavidade central da Nebulosa Roseta e o tamanho e idade das suas estrelas centrais. A Nebulosa …

Novo partido da direita francesa quer o Frexit

O ex-número dois de Marine Le Pen desfiliou-se da Frente Nacional em setembro do ano passado e assumiu no domingo a liderança do recém-criado partido: Os Patriotas. Nasceram oficialmente no domingo mas já contam com 6500 …