/

Médicos ameaçam Costa: Ou se retrata ou enfrenta guerra

46

Mário Cruz / Lusa

Tanto a Ordem dos Médicos como o Sindicato Independente dos Médicos alerta António Costa a medir as palavras que usa, caso contrário prometem guerra.

A Ordem dos Médicos e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) não estão de todo contentes com as críticas feitas por António Costa face ao papel da Ordem no inquérito ao lar de Reguengos. O primeiro-ministro sugeriu que que era “fácil” ficar no “consultório e passar o dia a falar por videoconferência para as televisões, opinando sobre o que acontece aqui e ali”.

“O senhor primeiro-ministro esteve muito mal. Este não é o momento para abrir uma guerra, é preciso ter sentido de Estado e precisamos de estar todos do mesmo lado. É o pior momento para termos uma guerra dos médicos”, atirou o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, em declarações ao Expresso.

“Mas alguém gosta de ouvir aquilo? Tenho médicos a dizer ‘assim a gente não trabalha'”, acrescentou. Miguel Guimarães questionou ainda o porquê do medo em fazer auditorias aos lares.

Jorge Roque da Cunha, do Sindicato Independente dos Médicos, também não poupou nas críticas ao chefe do Executivo.

“Não tentem matar o mensageiro. Mesmo com pouca cultura democrática, a nós ninguém nos cala. O que fazemos é criticar a incapacidade que o Governo tem tido de apoiar os lares e de investir no Serviço Nacional de Saúde. A nossa prioridade é criar condições para que os médicos façam o seu trabalho de uma forma segura e que os doentes tenham o tratamento correto”, disse ao Expresso.

Tanto Miguel Guimarães como Jorge Roque da Cunha estão em consenso com a saída de José Robalo de diretor da Administração Regional de Saúde do Alentejo. “Deve pedir a suspensão na Ordem”, ultimou o bastonário. “Por inação e pela forma como lidou com a situação, José Robalo é o grande responsável”, corroborou o responsável do SIM.

Sindicato rejeita responsabilização de médicos em Reguengos

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) disse esta quinta-feira que “não tolerará qualquer responsabilização” dos clínicos locais no surto de Covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz, acerca do qual rejeita “tentativas de escamotear a verdade”.

Em comunicado divulgado esta quinta-feira, o SMZS assegurou que “reafirma, desde já, que não tolerará qualquer responsabilização dos médicos locais, que desempenharam as suas funções com o maior respeito pela leges artis e que tiveram a coragem de denunciar as más práticas”. A estrutura sindical, pertencente à Federação Nacional dos Médicos (FNAM), apelou “a todos os médicos para que se mantenham unidos e preparados para um futuro breve de fortes medidas de contestação”.

No comunicado enviado esta quinta-feira à agência Lusa, o sindicato lembrou que foi quem “iniciou a denúncia sobre as políticas autocráticas levadas a cabo pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo no dia 29 junho” sobre o surto no lar em Reguengos de Monsaraz. Tal aconteceu “dias depois desta ARS ter proibido o gozo de férias pelos profissionais de saúde, devido ao surto por SARS-CoV-2 no Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS)”, pode ler-se.

Segundo o SMZS, que tece outras críticas à ARS do Alentejo em relação ao surto da doença que eclodiu no lar da FMIVPS, em 18 de junho, provocando 18 mortos, “os médicos mantiveram”, ainda assim, “a sua posição de defesa da saúde dos doentes”. E “as suas denúncias trouxeram a público, não só por meio do SMZS, mas também pelo relatório da Ordem dos Médicos, decisões tomadas e que colocaram em causa a vida e a saúde da população local”, assinalou a estrutura sindical.

“As precárias condições do lar” ou “a inexistência de condições para cumprir as orientações básicas da Direção-Geral da Saúde no que diz respeito ao isolamento dos doentes infetados” e “o atraso no seu isolamento após o primeiro caso confirmado, assim como “a insuficiência de recursos humanos”, foram exemplos indicados, entre outros.

Mas “tudo foi ignorado”, isto é, as “denúncias” e os “sucessivos alertas dos médicos locais”, e “gerou ameaças por parte de responsáveis políticos”, lamentou o SMZS, criticando o primeiro-ministro, António Costa: “Esta situação tornou-se ainda mais incompreensível quando afirmou que os médicos ‘se recusaram a trabalhar’”.

“A negação da realidade e as tentativas de manipular a opinião pública mantêm-se”, disse o SMZS, com críticas às ministras do Trabalho e da Segurança Social e da Saúde, bem como a outros responsáveis.

“As tentativas de escamotear a verdade continuam quando se inicia a discussão da obrigatoriedade dos médicos em trabalhar no setor social”, sendo que “a maioria dos lares pertencem a instituições com gestão e propriedade privadas”, lê-se no comunicado.

O surto de Reguengos de Monsaraz provocou 162 casos de infeção, a maior parte no lar da FMIVPS (80 utentes e 26 profissionais), mas também 56 pessoas da comunidade, tendo morrido 18 pessoas (16 utentes e uma funcionária do lar e um homem da comunidade).

ZAP // Lusa

46 Comments

  1. Não li nem ouvi a Ordem dos Médicos nem o Sindicato dos Médicos condenar os seus colegas por negligencias médicas e são muitos que já negligenciaram,portam-se é como se fossem seres divinos que não aceitam criticas a palavra deles é sagrada. vejo é tanto a Ordem dos Médicos como o Sindicatos dos Médicos como bons militantes partidários a serem caixas de ressonância do seu partido, e estou à vontade porque tenho votado sempre mas não tenho representante na A.R. pelo contrário considero todos que estão na A.R. uma seita mafiosa.

    • Pensa antes de escrever para não postares disparates e falácias. O bestanário e o sindicatozeco é que têm de se explicar, pois não prestaram assistência aos doentes do Lar.

      • Não me conhece de lado nenhum para me estar a tratar por tu. Realmente neste nosso Portugal há muita gente sem noção do que diz nem do que este desgoverno anda a fazer, para enganar pessoas como o senhor.

      • E verdade o que o primeiro ministro dice os médicos a maioria estão se burrifar para os doentes aqui em fero e Albufeira e Portimão só médicos estrangeiros se adoicemos a noite eles correm com os doentes porque estão dormir e têm ir segurança chamá-los e os da triagem e igual é durante o dia tão nos compota dores e vêm fumar pá rua é os doentes a sofrer horas e horas e se falamos ainda somos mal Ted tados a nossa sorte é se apanhamos um português esses sim trabalham ganham o seu dinheiro bem merecido agora o romenos ucranianos só tão cá em Portugal nos hospitais pelo dinheiro levam vida de lordes enquanto os nossos tão enfrentando a pandemia era por eles nesses hospitais também porque eles ainda gozam com o nosso servisso nacional saúde e com os doentes tratar-nos mal no nosso país e vivendo as custas do nosso descontos e temos que aturar e ouvir tratar-nos mal e correm com os doentes para voltarem pas camas e computadores isto não há ninguém tenha coragem deitar esses bandidos lá pá terra deles a maioria só passam medicamentos sem olhar para nós porque sabem recebem condições quantos mais dão mais essas produtoras lhes dão para vender as marcas que eles vendem o nosso país gastamos nos é o governo milhões em medicamentos não fazem bem so mal eles querem lá saber tão fora do país deles mas fazem o que querem

      • Esta lorpa Margarida é cada palavra cada erro. Quanto ao sentido do comentário é também uma panóplia de disparates sem sentido. É melhor ir ao médico que a coisa está feia.

      • 🙂 nem mais! Quando estou aborrecido, venho aqui, rir/chorar , ver as voltas que o Camões dará no caixão, onde quer que esteja, 🙂 🙂 🙂

      • Expor ideias desta forma e escrever assim devia pagar imposto e sujeitar a pessoa a pelo menos 3 meses de trabalho comunitário.

      • Realmente há gente muito estranha. Como não gosto de julgar quem não conheço, muito menos atendendo a que teriam de ser críticas muito duras, especialmente nas áreas da lealdade, coragem intelectual e básico bom senso comum e inteligência, só lhe posso recomendar que leia ou ouça antes de criticar e insultar. Corre o risco de alguém com menos escrúpulos lhe chame mentiroso e propagador de notícias inventadas.

      • És um mentiroso, à laia xuxa. Sabes que pelo menos, uma enfermeira alertou para problemas graves 5 dias após primeiro caso em Reguengos ? O que vez a incompetente ministra do trabalho ? Costa deveria ter vergonha de vir defendê-la.

    • Nunca soube fazer outra coisa na vida senão pantominar. O trauliteiro, com os médicos não consegue passar a peneira. Com eles não vende a banha da cobra.

  2. Se a ordem e o sindicato, fossem rápidos na culpabilização dos seus associados e não se portassem como um grupo intocável, seria muito melhor, veja-se o caso do médico de Setubal, que durante quase uma decada não foi investigado pelos “pares” e mesmo agora ainda nada fizeram. Isso sim é in”justiça”

    • O Sindicato “independente” dos Médicos, por caso (ou talvez não) representante de uma minoria muito escassa (a esmagadora maioria está sindicalizada na Federação dos Sindicatos dos Médicos) é o que faz muito barulho na voz de uma só pessoa (isso mesmo, o Sindicato “Independente” dos Médicos chega a confundir-se com essa pessoa), é que faz agora tanto barulho quanto o silêncio a que se remetia no tempo do (des)governo do “passolas”!…

  3. Todos sabem que as verdades ás vezes custam ouvir, tenho a noção que a formação de um Médico tem baixado a pique, razão porque muitas vezes levam nas pencas e logo venhem chorar para a Imprensa, não gosto do nome de Comunicação Social porque não existe, existe imprensa, onde já se viu alguém a viver á custa dos contribuintes passar o tempo a obstruir e a tentar dificultar o Trabalho de quem está Incansavelmente a procurar soluções para combater um vírus temido em todo o Mundo.

  4. Os médicos são profissonais indispensáveis nas sociedades e têm disso noção. Por esta razão pensam eles que estão à cima de tudo e de todos e vão aproveitando esta sensibilidade para intervirem politica e partidariamente. Houve, infelizmente, muitos lares atingidos por esta pandemia mas, só se houve falar do caso de Reguengos pela simples razão do Administrador Regional de Saúde, nomedado pelo Passos Coelho, ter sido, e bem, firme com os médicos que não quiseram prestar auxílio aos doentes do Lar. Espero que a investigação judicial venha a demonstrar o aproveitamento político e corporativo que alguns médicos, incluindo a relatora (militantes do PSD) estão, vergonhosamente, a levar à cabo. Quantas vezes não foram os poderes públicos a saírem em defesa dos médicos quando eles, por arrogância, desprezam os doentes e levam nas fusas pelos mais afoitos? A nobreza da profissão exige humildade e não soberba.

  5. O Presidente da Ordem dos médicos esqueceu-se do juramento que fez, não está ao serviço dos doentes está ao serviço partidário, já se confunde a Ordem dos Médicos com os sindicatos.
    Juramento de Hipócrates:

    “Prometo solenemente consagrar a minha vida ao serviço da Humanidade. Darei aos meus Mestres o respeito e o reconhecimento que lhes são devidos. Exercerei a minha arte com consciência e dignidade. A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação. Mesmo após a morte do doente respeitarei os segredos que me tiver confiado. Manterei por todos os meios ao meu alcance, a honra e as nobres tradições da profissão médica. Os meus Colegas serão meus irmãos. Não permitirei que considerações de religião, nacionalidade, raça, partido político, ou posição social se interponham entre o meu dever e o meu Doente. Guardarei respeito absoluto pela Vida Humana desde o seu início, mesmo sob ameaça e não farei uso dos meus conhecimentos Médicos contra as leis da Humanidade. Faço estas promessas solenemente, livremente e sob a minha honra.

  6. Adoro aquele sorrizinho à Geringonça, a tentar um ar finório. Os tipos do tratamento de imagem bem se esforçam. A Classe e o Carisma não se compõe, nasce-se com ela. Este primeiro ministro da extrema esquerda ou está a ficar desorientado ou está a tentar provocar eleições antecipadas. De facto, as pessoas (não funcionárias públicas) começam a perceber que este não tem a tarimba, por exemplo do Sócrates (com todos os defeitos, este fazia bem e mal). Como está a ver que não consegue gerir em dificuldades, mesmo com muito dinheiro da UE (esta vai controlar) e com a subida acentuada do seu amigo André Ventura, o melhor é uma à Guterres.

    • Um comentário realista. Costa parece que está a ficar aflito. Perante as dificuldades o gajo abana por todo o lado. É que se chama “pouco sumo, quando espremido”.

  7. Como de habito……….Médicos que ameaçam com “guerra” o Governo ????….. só se puserem em risco a vida dos Doentes !…. Muito Deontológica esta afirmação !

  8. Tenhamos alguma calma e discernimento. A entidade responsável pelos lares é o MSSS na pessoa da sr.a Ministra, por estatuto ou tutela. Assim sendo, é também responsável pelas condições de saúde e cumprimento dos procedimentos de segurança e combate á pandemia. Neste contexto, os médicos são “doozers”, isto é fazem o que lhes é pedido ou ordenado. A propósito, ao longo da minha vida que já vai sendo longa nunca encontrei nenhum médico que me tivesse negado ajuda quando solicitado.

  9. neste momento tenho uma pessoa da família a ser operada para lhe retirarem um olho que por incompetência ou negligencia dos medicos que a 20 dias a operaram as cataratas apanhou uma infeção passados três dias apos a operação foi para o hospital que a operou em estado grave e só passado 10 horas foi vista por um oftalmologista , que a enviou para braga onde está a 18 dias num sofrimento atroz, os medicos não a trataram em tempo útil foram responsáveis pela operação que correu mal agora vai ficar sem uma vista , há médicos bons e maus com coração e sem ele , mas todos eles os bons e os maus os trabalhadores e os malandros são intocáveis e arrogante e vem agora declarar guerra em vez de pedir desculpa.

  10. Os médicos já que começaram a guerra agora aguentem-se. São uns privilegiados e ainda se queixam? Vão trabalhar! Há doentes sem consultas e cirurgias há meses mas disso eles não falam.

  11. Retratar de que???foi apenas uma gafe,comparadas com as muitas e outras tantas que os profissionais de saúde fazem.
    Erro foi fazer e elevar está classe profissional a heróis…apenas fizeram ou não o trabalho deles e exerceram a profissão que escolheram.

  12. O título que gostava de ler se fossemos um país a serio: A população e utentes ameaçam o médicos: Ou se retratam ou enfrentam guerra dos portugueses.

  13. Os médicos, lamentavelmente, grande parte (felizmente há exceções) pensam que não são funcionários, são cidadãos superiores que prestam um serviço mas que têm direito a prestar como querem e quando querem. Não têm de ter deveres, só direitos, não pode constar no seu contrato que se não cumprirem o mesmo serão sujeitos a processo disciplinar, porque senão dizem que estão a ser ameaçados…
    Coitados de todos os outros funcionários então, que nessa perspectiva são ameaçados todos os dias.

    • Conheces o direito a defesa do trabalhador? Conheces o direito a greve? Faz parte do direito do trabalho…. azia resolve-se com Rennie…

      • Deves ser médico pelas tuas intervenções… estás a atender pacientes ou fazes como os teus pares?… atrás de uma porta a justificar que não há consultas nem passas baixas ou não há horas para isto nem para aquilo…

      • Jose V A Rodrigues:
        Esse comentário parece-me apenas despropositado e revela alguma ignorância de quem nem sequer conseguiu o comentário ao qual respondeu. Como deves estar habituado ao Rennie pensas que resolve tudo, mas não!

      • Jose V A Rodrigues:
        Esse comentário parece-me apenas despropositado e revela alguma ignorância de quem nem sequer conseguiu perceber o comentário ao qual respondeu. Como deves estar habituado ao Rennie pensas que resolve tudo, mas não!

      • Jose V A Rodrigues:
        Esse comentário parece-me apenas despropositado e revela alguma ignorância de quem nem sequer conseguiu perceber o comentário ao qual respondeu. Como deves estar habituado ao Rennie pensas que resolve tudo, mas não!

  14. Pois é mas nos Centros de Saúde continua tudo em confinamento, consultas que é bom não há médicos a fazer.
    Mas são mais do que nós?… que continuamos a trabalhar todos os dias?…
    Tem que atender os pacientes e mais nada… é para isso que são pagos e não para ficarem atrás de uma porta e não deixarem ninguém entrar por causa do vírus.
    É uma vergonha!!!… mas as Finanças, Registo Civil, Câmaras Municipais e todos os restantes Departamentos Públicos estão no mesmo “saco”…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.