Médico suspeito de marcar as iniciais no fígado de paciente

Brian Clif / Wikimedia

Monumento a Faraday em Birmingham com o Hospital Queen Elizabeth ao fundo

Monumento a Faraday em Birmingham com o Hospital Queen Elizabeth ao fundo

Um cirurgião da cidade de Birmingham, na região central da Inglaterra, foi suspenso sob a suspeita de ter marcado as suas iniciais no fígado de um paciente, durante uma operação.

O médico em causa, Simon Bramhall, trabalha no hospital Queen Elizabeth, um dos mais importantes da cidade de Birmingham, a segunda mais populosa da Inglaterra.

DR Liver Foundation UK

Simon Bramhall

Simon Bramhall

As iniciais SB teriam sido encontradas por um colega do médico durante uma operação de rotina no mesmo paciente, que passara anteriormente por um transplante.

Segundo o Daily Mail, o cirurgião terá marcado as letras no fígado do paciente usando árgon, um gás monoatómico incolor e inodoro tanto no estado líquido quanto no gasoso, para ‘queimar’ as iniciais no fígado durante o transplante.

A administração do hospital confirmou que está a investigar as alegações.

Em comunicado, a administração afirma que “após uma alegação de má conduta”, um médico foi suspenso “enquanto um inquérito interno é concluído”.

Uma fonte próxima do cirurgião acusado, citada na reportagem do Daily Mail, salienta que o médico realizou anteriormente “centenas de transplantes” sem incidentes.

“Espero que isto seja só um erro”, diz a fonte, “porque não sei o que poderia passar pela cabeça de uma pessoa para fazer uma coisa dessas a outro ser humano”.

Joyce Robins, da Patient Concern, uma organização de defesa dos utentes de serviços de saúde, manifestou a sua estranheza pelo caso.

“Estamos a falar de um paciente, não de um livro de autógrafos”, afirmou Robins.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …

Misericórdias recusam eutanásia. Mas aceitam ajudar utentes que optem por colocar fim à vida

A União das Misericórdias decidiu na quarta-feira que as suas instituições não vão praticar atos de eutanásia, caso seja legalizada em Portugal, mas está disponível para intermediar o acesso dos seus utentes a instituições que …

Efacec demarca-se de Isabel dos Santos. Salários não estão em risco

O Conselho de Administração da Efacec Power Solutions garantiu, esta quinta-feira, que tem "uma gestão independente e reúne todas as condições para honrar os compromissos acordados" com todos os colaboradores e fornecedores. Esta posição surge na …

Morreu Pedro Baptista, comissário das comemorações da Revolução Liberal do Porto

O antifascista, escritor e ensaísta morreu, esta quinta-feira, aos 71 anos, informou fonte da Câmara Municipal do Porto, onde era deputado da Assembleia Municipal, eleito pelo movimento independente do presidente Rui Moreira. Pedro Rocha Baptista nasceu …