Médico suspeito de marcar as iniciais no fígado de paciente

Brian Clif / Wikimedia

Monumento a Faraday em Birmingham com o Hospital Queen Elizabeth ao fundo

Monumento a Faraday em Birmingham com o Hospital Queen Elizabeth ao fundo

Um cirurgião da cidade de Birmingham, na região central da Inglaterra, foi suspenso sob a suspeita de ter marcado as suas iniciais no fígado de um paciente, durante uma operação.

O médico em causa, Simon Bramhall, trabalha no hospital Queen Elizabeth, um dos mais importantes da cidade de Birmingham, a segunda mais populosa da Inglaterra.

DR Liver Foundation UK

Simon Bramhall

Simon Bramhall

As iniciais SB teriam sido encontradas por um colega do médico durante uma operação de rotina no mesmo paciente, que passara anteriormente por um transplante.

Segundo o Daily Mail, o cirurgião terá marcado as letras no fígado do paciente usando árgon, um gás monoatómico incolor e inodoro tanto no estado líquido quanto no gasoso, para ‘queimar’ as iniciais no fígado durante o transplante.

A administração do hospital confirmou que está a investigar as alegações.

Em comunicado, a administração afirma que “após uma alegação de má conduta”, um médico foi suspenso “enquanto um inquérito interno é concluído”.

Uma fonte próxima do cirurgião acusado, citada na reportagem do Daily Mail, salienta que o médico realizou anteriormente “centenas de transplantes” sem incidentes.

“Espero que isto seja só um erro”, diz a fonte, “porque não sei o que poderia passar pela cabeça de uma pessoa para fazer uma coisa dessas a outro ser humano”.

Joyce Robins, da Patient Concern, uma organização de defesa dos utentes de serviços de saúde, manifestou a sua estranheza pelo caso.

“Estamos a falar de um paciente, não de um livro de autógrafos”, afirmou Robins.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …

Centros comerciais e lojistas dizem-se preparados para reabrir em junho

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno em 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia …

Não vai faltar sardinha dentro dos próximos anos, revela investigação

A quantidade de sardinha adulta no mar é mais do que suficiente para os próximos três anos. Os dados científicos confirmam que o stock de sardinha está totalmente recuperado. O último cruzeiro realizado pelo Instituto Português …

Um ano e 20 mil assinaturas depois, Acordo Ortográfico regressa ao parlamento

Um projeto de lei de iniciativa de cidadãos, com 20.669 assinaturas, contra o Acordo Ortográfico (AO), começa esta quarta-feira a ser discutido no parlamento, mais de um ano depois de ter sido entregue. Na agenda de …