Cientistas fizeram medição precisa do tamanho de um protão

(dr) York University

Eric Hessels, da York University

Quanto mede um protão? Cientistas da Universidade de York propuseram-se a responder a esta pergunta, pondo fim a um mistério da Física.

Uma equipa de cientistas da Universidade de York fizeram uma medição precisa do tamanho de um protão, uma etapa crucial na solução de um mistério que preocupou investigadores de todo o mundo na última década. O resultado é algo inesperado: na verdade, os protões são menores do que se acreditava até agora.

Os cientistas acreditavam que sabiam o tamanho do protão, mas isso mudou em 2010 quando uma equipa de físicos mediu o valor do raio do protão e chegou à conclusão que era 4% mais pequeno do que o esperado. Este valor confundiu a comunidade científica e, desde então, os cientistas têm lutado para resolver este mistério – a inconsistência entre os dois valores do raio de protões.

Agora, um estudo recente publicado na Science e levado a cabo por uma equipa da Universidade de York, vem desmistificar este grande calcanhar de Aquiles da Física. Depois de uma precisa medição, os cientistas concluíram que a nova medida é de 0,833 femtometros, uma medida 5% menor do que o valor do raio aceite anteriormente, antes de 2010.

Esta investigação confirma a descoberta feita em 2010 de que o protão é mais pequeno do que se pensava. “O nível de precisão necessário para determinar o tamanho do protão tornou essa medida na mais difícil que o nosso laboratório alguma vez tentou”, explica o professor Eric Hessels, do Departamento de Física e Astronomia, que liderou o estudo.

“Oito anos depois, temos o prazer de registar uma medida de tão alta precisão que ajuda a resolver o enigmático quebra-cabeças do raio de protões”, acrescenta o cientista, citado pelo Tech Explorist.

Esta nova medida tem, contudo, consequências para a compreensão das leis da física, nomeadamente a teoria da eletrodinâmica quântica, que descreve de que forma a luz e a matéria interagem.

Hessels diz que três estudos anteriores foram fundamentais para resolver a discrepância entre as determinações de tamanho de protões. O estudo de 2010 foi o primeiro a usar hidrogénio muónico para determinar o tamanho do protão, em comparação com estudos anteriores que usaram hidrogénio regular. Naquela época, os cientistas estudaram um átomo exótico no qual o eletrão é substituído por um muão, o “primo” mais pesado do eletrão.

Enquanto um estudo de 2017, que usava hidrogénio, coincidia com a determinação de 2010 baseada em muões, uma investigação do ano passado, que também usou hidrogénio, apoiava o valor determinado antes da investigação de 2010.

Hessels e sua equipa passaram oito anos focados em resolver este quebra-cabeças do raio do protão, concentrados em entender por que razão o raio dos protões adquiria um valor diferente quando medido com muões, em vez de eletrões.

A equipa da Universidade de York estudou hidrogénio atómico e realizaram uma medição de alta precisão usando a técnica de campo oscilatório separada por desvio de frequência (FOSOF), que desenvolveram para esta medição específica.

A técnica é uma variação da técnica de campos oscilatórios separados, que existe há quase 70 anos e concedeu a Norman F. Ramsey um Prémio Nobel. A medição utilizou um feixe rápido de átomos de hidrogénio, criado pela passagem de protões através de um alvo molecular de gás de hidrogénio.

O método permitiu que os cientistas realizassem uma medição baseada em eletrões do raio de protões, que é diretamente análoga à medição baseada em muões do estudo de 2010. O resultado é consistente com o valor mais baixo encontrado no estudo de 2010.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Livre não aplica sanção a Joacine, mas condena declarações da deputada

O Livre decidiu não aplicar qualquer sanção disciplinar a Joacine Katar Moreira no seguimento do conflito entre Direção e deputada que surgiu após a polémica abstenção num voto no parlamento sobre uma investida israelita na …

Rio alerta para "claro divórcio entre a sociedade portuguesa e os partidos políticos"

O presidente do PSD, Rui Rio, disse ontem, em Paredes, no distrito do Porto, haver "um divórcio entre a sociedade e os partidos", defendendo que só uma maior "abertura" das estruturas às "pessoas" pode inverter …

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …