Há dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas

PhotoXpress

Uma nova investigação concluiu que existem dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas em laboratório.

O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, descobriu que alguns medicamentos para a diabetes, a inflamação, o alcoolismo e até alguns fármacos para o tratamento de artrites em cães podem matar células cancerígenas.

Tal como recorda o portal Science Daily, esta não é a primeira vez que cientistas descobrem novos usos para alguns fármacos já existentes. Recentemente, descobriram-se benefícios cardiovasculares associados à aspirina.

Para a nova investigação, os cientistas analisaram sistematicamente 4.518 compostos farmacológicos já desenvolvidos e o seu efeito em 578 linhas celulares de cancro humano.

Usando um método de código de barras molecular conhecido como PRISM, a equipa conseguiu rotular cada uma das linhas celulares com um código de barras de ADN e medir a taxa de sobrevivência das células cancerígenas.

A equipa concluiu que 49 fármacos indicados e comercializados para tratar outras patologias têm capacidades “anti-cancerígenas” não documentadas previamente, conseguindo matar algumas células cancerígenas.

“A maioria dos medicamentos contra o cancro que existem atualmente funcionam ao bloquear proteínas, mas estamos a descobrir que os compostos podem agir através de outros mecanismos, disse Steven Corsello, o autor principal do estudo.

Estes resultados podem vir a acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos contra o cancro ou para reutilizar fármacos já existentes para tratar a doença. “O nosso entendimento sobre como é que estes medicamentos matam células cancerígenas dá-nos um ponto de partida para desenvolver novas terapias“, concluiu o especialista.

Na investigação participaram especialistas do Instituto Broad do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e de Harvard, ambos nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi… vamos lá andar devagarinho com isso, diz a industria farmacêutica que ganha que se farta enquanto existirem doenças cancerosas.

  2. Mas não dizem quais são os medicamentos. Não vá alguem curar se de um cancro sem gastar rios de dinheiro no sistema normal de saude.

RESPONDER

Estado pode deixar de ganhar dinheiro com empréstimo ao Novo Banco

Atualmente, o Fundo de Resolução paga juros de 2% e 1,38% pelos empréstimos contraídos junto do Estado para financiar as medidas de resolução do BES e do Banif, respetivamente. Porém, esse valor pode descer para …

Equipa de campanha de Trump processa The New York Times por difamação

A equipa de campanha de Donald Trump processou o The New York Times. Em causa está um artigo publicado em março do ano passado. A equipa de campanha de Donald Trump alega que o jornal publicou, …

Enfermeiros que deixem de ser chefes regressam ao início da carreira

Há enfermeiros que regressaram ao início de carreira depois de terem abandonado as suas funções de chefia, revela o jornal Público. Tal como escreve o matutino, que avança a notícia esta quinta-feira, para que estes …

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …