Há dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas

PhotoXpress

Uma nova investigação concluiu que existem dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas em laboratório.

O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, descobriu que alguns medicamentos para a diabetes, a inflamação, o alcoolismo e até alguns fármacos para o tratamento de artrites em cães podem matar células cancerígenas.

Tal como recorda o portal Science Daily, esta não é a primeira vez que cientistas descobrem novos usos para alguns fármacos já existentes. Recentemente, descobriram-se benefícios cardiovasculares associados à aspirina.

Para a nova investigação, os cientistas analisaram sistematicamente 4.518 compostos farmacológicos já desenvolvidos e o seu efeito em 578 linhas celulares de cancro humano.

Usando um método de código de barras molecular conhecido como PRISM, a equipa conseguiu rotular cada uma das linhas celulares com um código de barras de ADN e medir a taxa de sobrevivência das células cancerígenas.

A equipa concluiu que 49 fármacos indicados e comercializados para tratar outras patologias têm capacidades “anti-cancerígenas” não documentadas previamente, conseguindo matar algumas células cancerígenas.

“A maioria dos medicamentos contra o cancro que existem atualmente funcionam ao bloquear proteínas, mas estamos a descobrir que os compostos podem agir através de outros mecanismos, disse Steven Corsello, o autor principal do estudo.

Estes resultados podem vir a acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos contra o cancro ou para reutilizar fármacos já existentes para tratar a doença. “O nosso entendimento sobre como é que estes medicamentos matam células cancerígenas dá-nos um ponto de partida para desenvolver novas terapias“, concluiu o especialista.

Na investigação participaram especialistas do Instituto Broad do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e de Harvard, ambos nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi… vamos lá andar devagarinho com isso, diz a industria farmacêutica que ganha que se farta enquanto existirem doenças cancerosas.

  2. Mas não dizem quais são os medicamentos. Não vá alguem curar se de um cancro sem gastar rios de dinheiro no sistema normal de saude.

RESPONDER

App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina. A hemoglobina é uma …

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …