Há dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas

PhotoXpress

Uma nova investigação concluiu que existem dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas em laboratório.

O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, descobriu que alguns medicamentos para a diabetes, a inflamação, o alcoolismo e até alguns fármacos para o tratamento de artrites em cães podem matar células cancerígenas.

Tal como recorda o portal Science Daily, esta não é a primeira vez que cientistas descobrem novos usos para alguns fármacos já existentes. Recentemente, descobriram-se benefícios cardiovasculares associados à aspirina.

Para a nova investigação, os cientistas analisaram sistematicamente 4.518 compostos farmacológicos já desenvolvidos e o seu efeito em 578 linhas celulares de cancro humano.

Usando um método de código de barras molecular conhecido como PRISM, a equipa conseguiu rotular cada uma das linhas celulares com um código de barras de ADN e medir a taxa de sobrevivência das células cancerígenas.

A equipa concluiu que 49 fármacos indicados e comercializados para tratar outras patologias têm capacidades “anti-cancerígenas” não documentadas previamente, conseguindo matar algumas células cancerígenas.

“A maioria dos medicamentos contra o cancro que existem atualmente funcionam ao bloquear proteínas, mas estamos a descobrir que os compostos podem agir através de outros mecanismos, disse Steven Corsello, o autor principal do estudo.

Estes resultados podem vir a acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos contra o cancro ou para reutilizar fármacos já existentes para tratar a doença. “O nosso entendimento sobre como é que estes medicamentos matam células cancerígenas dá-nos um ponto de partida para desenvolver novas terapias“, concluiu o especialista.

Na investigação participaram especialistas do Instituto Broad do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e de Harvard, ambos nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi… vamos lá andar devagarinho com isso, diz a industria farmacêutica que ganha que se farta enquanto existirem doenças cancerosas.

  2. Mas não dizem quais são os medicamentos. Não vá alguem curar se de um cancro sem gastar rios de dinheiro no sistema normal de saude.

RESPONDER

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …