Medicamentos já existentes podem revolucionar o tratamento do cancro

Envato Elements

Tumor cancerígeno a crescer em tecido saudável

Novos avanços nas descobertas do cancro, revelam que medicamentos já existentes podem limitar a propagação da doença.

De acordo com a Genomics, o tratamento do cancro pode ser revolucionado com tratamentos já existentes.

O estudo foi publicado em fevereiro deste ano, na Acs Publications.

Tratamentos que são utilizados para tratar a depressão e as doenças cardíacas,  poderiam inverter as principais alterações nas células cancerígenas — que estão associadas à sua capacidade de propagação.

A capacidade das células cancerígenas se propagarem — metástase — a outras partes do corpo, é notoriamente difícil de tratar, e é a principal causa de morte, o que significa que o diagnóstico e tratamento precoces são indispensáveis.

O cancro começa quando certas alterações ocorrem dentro dos genes, no interior do núcleo de uma célula: o centro de comando da célula que contém o ADN.

O aumento da Metástase

As células cancerosas, quando examinadas através de um microscópio, parecem normais. Há mais de 150 anos que os cientistas utilizam alterações no tamanho do núcleo da célula para diagnosticar o cancro e a sua gravidade.

Em muitos tipos de cancro, estas alterações de tamanho estão ligadas ao aumento das metástases, reduzindo as hipóteses de sobrevivência. No entanto, poucos tratamentos visam especificamente a metástase.

Num novo estudo, investigadores das Universidades de Edimburgo, Montreal, e Finlândia examinaram no laboratório medicamentos que inverteram as alterações do tamanho do núcleo das células de três cancros — próstata, cólon e pulmão.

O estudo analisou medicamentos cancerígenos existentes, mas também revelou medicamentos não utilizados anteriormente no tratamento do cancro, incluindo os fármacos usados para a depressão, doenças cardíacas e para matar vermes parasitas.

Enquanto cada medicamento identificado precisa de ser testado para verificar se é eficaz na redução da metástase em doentes com cancro, o rastreio identificou mais de uma dúzia de fármacos que podem revelar-se eficazes para cada um dos três cancros.

Como os medicamentos podem combater tipos específicos de células cancerosas e não são tóxicos, poderiam ser adicionados aos tratamentos existes para reduzir as metástases sem aumentar ainda mais os efeitos secundários tóxicos existentes no tratamento de quimioterapia.

Na questão da reversão das alterações de tamanho dos núcleos, os investigadores descobriram que em cada tipo de cancro, um conjunto diferente de medicamentos poderia alterar o tamanho do núcleo na direção oposta como as alterações associadas a um aumento da metástase.

Os investigadores identificaram uma relação entre o aumento do das metástases e o aumento de cancro de mama e próstata, mas notaram uma relação inversa no caso do cancro de pulmão, associado a uma diminuição das metástases.

A investigação sobre as causas da metástase ainda está a decorrer, mas surge quando as células cancerígenas se separam do tumor original e viajam através da corrente sanguínea para outras partes do corpo.

É provável que cenários semelhantes para outros tipos de cancro identifiquem outros medicamentos com potencial para combater tipos específicos de cancro e reduzir a metástase, ao mesmo tempo que limitam os efeitos secundários tóxicos.

Inês Costa Macedo, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.