/

Medicamento contaminado deixa 17 bebés com Síndrome do Lobisomem

Pelo menos 17 bebés ficaram com Síndrome do Lobisomem depois de terem tomado um medicamento contaminado com um produto para a queda do cabelo.

Dezassete crianças contraíram Síndrome do Lobisomem depois de terem tomado um medicamento contaminado em Espanha. O Omeprazol foi prescrito às crianças para tratar o refluxo gástrico.

As vítimas desenvolveram hipertricose, uma mutação genética que gera o crescimento excessivo de pêlos em todo o corpo, depois de terem ingerido uma fórmula que continha minoxidil, um medicamento para alopecia – perda de cabelo.

De acordo com o El Pais, as crianças contraíram a doença depois de terem tomado Omeprazol, um medicamento usado para ajudar pessoas que sofrem de refluxo gástrico, mas o medicamento estava alterado. O medicamento em causa teria na sua composição minoxidil, uma substância usada para promover o crescimento de cabelo.

Os medicamentos terão sido vendidos pela empresa de Málaga, Farma-Quimica Sur SL, a qual alega que adquiriu os mesmos na Índia. Segundo a Renascença, os casos registaram-se em Espanha – há dez bebés afetados na Cantábria, quatro na Andaluzia e três na Comunidade Valenciana.

As autoridades de saúde espanholas lançaram um primeiro alerta no dia 11 de julho, focado em apenas um dos lotes que a Farma-Química Sur colocou no mercado. Depois, já em agosto, o alerta foi alargado a outros 22 lotes. As autoridades acreditam que a contaminação possa ter afetado até 30 farmácias de Andaluzia, no sul da Espanha, e mais de 50 lotes do medicamento.

Os bebés contaminados começaram a perder os sintomas da síndrome assim que deixaram de tomar o medicamento.

Não há lotes contaminados em Portugal

Portugal não dispõe de lotes contaminados do medicamento Omeprazol que afetou 17 bebés em Espanha, garante a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) em comunicado emitido esta quarta-feira.

Segundo a Rádio Renascença, o Infarmed assegura que não existem medicamentos aprovados em Portugal pelo fabricante daquele medicamento e adianta que, no início do mês, já havia sido alertado para a contaminação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.