/

Ozempic faz perder peso… e aumentar a idade

2

Medicamento para a diabetes é o primeiro que “funciona mesmo” para a pessoa perder peso. Mas há um efeito secundário bizarro.

O Ozempic é um medicamento para a diabetes, que deve ser aliado a dieta e exercício. É dirigido às pessoas com diabetes tipo 2.

Pode ser utilizado em monoterapia (medicamento único) em doentes que não possam tomar metformina (outro medicamento para a diabetes).

Pode também ser utilizado como adjuvante (complemento) de outros medicamentos para a diabetes, acrescenta a Agência Europeia do Medicamento.

O Ozempic já se tornou famoso em Portugal: começou a ser utilizado para perder peso. Uma utilização de forma indevida.

Uma “moda” que originou fortes perdas para o Serviço Nacional de Saúde e a causar disrupções no abastecimento do mercado.

A substância activa deste fármaco, a semaglutido, é vendida numa caneta injectável e tornou-se viral através das redes sociais – especialmente no TikTok, onde algumas celebridades começaram a anunciar que estavam a perder peso graças ao medicamento.

Marc Siegel, médico e físico, admitiu na Fox News que o Ozempic é o primeiro medicamento que “funciona mesmo” para perder peso.

“É um óptimo medicamento. Na verdade, melhora a insulina, melhora a eliminação do açúcar, diminui a fome…”, explicou.

No entanto, há um efeito secundário particularmente bizarro: faz as pessoas parecerem mais velhas.

“Falei com alguns dermatologistas sobre isso. É resultado de um uso excessivo do medicamento para perder peso muito rapidamente. A mucosa bucal – a gordura – deixa a tua cara e a ti própria com uma aparência mais magra.”

Mais magra, mais flácida, aparentemente mais velha: “Isso é algo que nos acontece à medida que envelhecemos”.

E, avisou o professor, este efeito secundário pode ser irreversível.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. Deveria ser de prescrição médica obrigatória e ser controlada a sua prescrição. Não faz sentido que andemos todos a pagar dietas.

  2. Num mundo normal, e eu sei que o nosso tem muito pouco de normal, os médicos que até fazem o juramento de Hipócrates no final da sua formação , não deviam ter tão poucos princípios e tão pouca ética profissional!!!
    Para além de porem em risco as pessoas diabéticas com a volta de receitarem indiscriminadamente o medicamento Ozempic, agora andamos nós, diabéticos a sofrer as consequências deles quererem agradar ás senhoras Stars deste país.
    Na saúde não há stars…….. há doentes e todos têm os mesos direitos.
    Tomem juízo e pensem mais nos outros .
    Quanto ao Governo veja o que faz e tente resolver o problema que os seus funcionários criaram à restante população diabética de Portugal

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.