Medicamento para náuseas poderá ter causado 231 mortes

1

Investigadores encontraram indícios de que um medicamento à base de domperidona, à venda em Portugal, pode ter causado a morte de mais de 200 pessoas em França em 2012.

De acordo com o estudo, publicado na publicação Pharmacoepidemiology and Drug Safety, o Motilium, um medicamento para as náuseas e vómitos produzido pelos laboratórios Janssen-Cilag, poderá ter sido o responsável pela morte de 231 pessoas em França.

A domperidona, o fármaco à base do qual o Motilium é produzido, aumenta a probabilidade de paragem cardíaca fatal. De acordo com o estudo, que analisou resultados de outras pesquisas científicas, “o uso de doperidona aumenta 2,8 vezes o risco de morte súbita por paragem cardíaca, com um número estimado de 231 mortes em França, em 2012, na população com idade superior a 18 anos”, explica Catherine Hill, epidemiologista que coordenou a investigação.

A substância é usada no tratamento de vómitos e náuseas, mas pode também ser utilizada para tratar inchaços, azia, ou mesmo para estimular a lactação.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) verificou, no ano passado, que a domperidona estava “claramente associada a um pequeno risco de ataques cardíacos potencialmente fatais”. A EMA recomendou restrições no uso de medicamentos baseados neste composto, especialmente em pacientes com mais de 60 anos ou os que tomam doses diárias acima dos 30 miligramas, dois grupos onde o risco de ataque cardíaco é maior.

Em Portugal, o Motilium foi aprovado em julho de 2012 e é vendido em doses de 10 miligramas, em forma de comprimido, granulado efervescente ou comprimido orodispersível, e em doses de 1 miligrama apenas na forma de comprimido. Questionada pelo Observador, a Infarmed, não se pronunciou sobre os resultados dos estudos ou sobre os possíveis efeitos nefastos dos fármacos à base de domperidona.

Embora siga as recomendações feitas pela EMA, o Infarmed decidiu que apesar de se confirmar a “existência de um pequeno aumento do risco de reações adversas cardíacas graves relacionadas com a utilização de domperidona”, a “relação benefício/risco da domperidona permanece positiva no alívio dos sintomas de náuseas e vómitos nos adultos, adolescentes e crianças”.

Um estudo publicado na revista médica Prescrire, citado no site Les Echos, baseou-se em dados fornecidos por seguros de saúde e revelou que cerca de três milhões de pessoas consumiram domperidona em França no ano de 2012. O estudo aponta, no entanto, que o consumo do medicamento terá causado apenas entre 43 e 189 mortes em 2012. A publicação defende a retirada do medicamento do mercado alegando que o “perigo mortal que a domperidona constitui não justifica a sua eficiência”.

ZAP

1 Comment

  1. Eu tomo este medicamento a coisa de 3 anos tenho em média 2 a 3 gastroenterites por ano a durarem em. Média 4dias. Tomo 3 por dia nesses períodos e até hoje estou vivo tenho 33 anos de idade

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.