Medicamento feito de canábis pode ajudar crianças com epilepsia

Um medicamento feito de canábis pode impedir as convulsões nas crianças que sofrem de formas severas de epilepsia, revela um estudo publicado na revista New England Journal of Medicine.

Segundo o chefe da equipa que fez o estudo, Orrin Devinsky, do centro médico NYU Langone, de Nova Iorque, nos EUA, esta é a primeira vez que se obtém “dados científicos sólidos, rigorosos” de que um composto da canábis é seguro e eficaz na epilepsia em crianças.

O médico especialista em neurologia, e que trabalha há anos em epilepsia, afirmou que a pesquisa para usos médicos da canábis tem sido dificultada por restrições legais e por exigir licenças especiais, além de falsas noções de como é arriscada a canábis.

“Os opiáceos matam mais de 30 mil americanos por ano, o álcool mata mais de 80 mil por ano e a canábis provavelmente mata menos de 50 pessoas por ano“, frisou.

Durante anos, pais de pacientes têm defendido mais investigações e acesso mais amplo à canábis. Contudo, os estudos têm sido poucos e pouco fiáveis.

Este novo estudo realizou testes rigorosos e em larga escala. Um grupo recebeu a canábis, outro obteve uma versão falsa, e nem os pacientes, pais ou médicos sabiam que pacientes levavam o medicamento real ou o placebo até o estudo terminar.

Em específico, foi estudada a forma líquida do canabidiol, um dos mais de 100 ingredientes da marijuana, chamado Epidiolex, (eh’-pih-DYE’-uh-lehx). Este não contém THC, o ingrediente alucinogénio.

Esta substância ainda não é vendida, apesar de o seu fabricante, GW Pharmaceuticals de Londres, já ter pedido autorização à norte-americana Food and Drug Administration (FDA).

Os pacientes envolvidos no estudo têm síndrome de Dravet (drah-VAY), um tipo de epilepsia genética de infância caracterizada por convulsões frequentes e resistentes a medicamentos, algumas de tão longa duração que exigem cuidados de emergência e podem ser fatais.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …