“É ridículo um medicamento custar menos do que um maço de tabaco”, critica presidente do Edol

6

Mohamed Hossam / EPA

O presidente do laboratório Edol, Carlos Setra, diz que é “totalmente ridículo” que um medicamento custe menos do que um maço de tabaco.

O presidente do conselho de administração do Edol, Carlos Setra, diz que “a sobrevivência da indústria farmacêutica em Portugal poderá estar seriamente ameaçada pela dificuldade de subir os preços” dos medicamentos sujeitos a receita médica com comparticipação.

Os valores destes medicamentos são tabelados pelo Infarmed “e não aumentam desde 2015”, diz o presidente do laboratório português especializado no desenvolvimento, fabrico e comercialização de medicamentos.

“O nosso preço médio de produtos farmacêuticos é de 2,5 euros. É totalmente ridículo que seja inferior ao preço de um maço de tabaco”, lamenta Carlos Setra em entrevista ao Jornal de Negócios.

Carlos Setra sublinha que toda a indústria farmacêutica “deseja ardentemente que os valores dos produtos farmacêuticos sejam atualizados”.

O gestor diz ainda que tem produtos por lançar, que precisam de um ensaio clínico, porque custa pelo menos 1 milhão de euros. “Quando é que se recupera o retorno? Isto é absolutamente bárbaro”, criticou.

O aumento do preço dos custos de produção, desde as matérias-primas aos transportes, também atormenta a indústria farmacêutica. Carlos Setra diz que o Governo tem de “olhar muito seriamente nomeadamente para os preços dos combustíveis”.

“As pessoas têm a ideia de que a indústria farmacêutica é um poço de dinheiro. Não digo que não o seja, isso é uma realidade, mas no caso de multinacionais que têm um orçamento maior do que o do Estado”, atirou ao Negócios.

O Edol abriu uma nova fábrica em Portugal e planeia uma aposta mais vincada em França e Itália, com a Alemanha também debaixo de olho. Foram investidos 25 milhões de euros na nova unidade em Carnaxide, que vai permitir gerar 50 postos de trabalho diretos.

ZAP //

6 Comments

  1. Ridiculo é ele. Que comparação tão estúpida. Coitadas das pessoas que nem dinheiro tem para comprar os medicamentos mais baratos. Ele deve estar cheio de dinheiro e deve puder comprar á vontade medicamentos caros e também maços de tabaco, por isso não compreende a dificuldade das pessoas. EGOISTA! A indústria farmacéutica é uma das mais lucrativas em todo o mundo, está-se a quiexar do quê? De ter os bolsos bem cheios? Só a noticia :”Vacinas renderam mais de 90 milhões aos diretores executivos da Pfizer, BioNTech e Moderna”, diz tudo.

    Ainda por cima, os medicamentos que eles fabricam muitas das vezes ainda são mais nocivos para o organismo do que o próprio probllema de que a pessoa sofre.
    Se tratassem de aperfeiçoar os medicamentos para que não fossem nocivos aí talvez o preço poderia aumentar. mas é só medicamentos feitos á tralhão. Metem-lhes uns compostos quimicos sem se preocupar com os efeitos secundários que vão provocar.

  2. Se a estupidez deste Individuo paga-se multa , os cofres do Estado ficavam cheios !…..só para dizer que é preciso ter “lata” com tais comparações !

  3. Comparaçao Estupida ,o Tabaco sofre Impostos especial que o Tornam Caro ,um Maço de Tabaco Sem Taxas E Impostos anda a volta dos 58 centimos ! Que esta um genio desses a Fazer como Presidente de uma Grande Empressa

  4. Ele tem razão na perspetiva das farmacêuticas o tabaco devia ser muito mais barato mais acessível de maneira a que cada vez mais pessoas precisassem de medicamentos. É assim que estes empórios engordam!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.