Medicamento contra a hepatite C não é eficaz em todos os doentes

purcio / Flickr

-

A autoridade do medicamento chamou a atenção esta quinta-feira para que não está provado que o fármaco Sofosbuvir, contra a hepatite C, seja eficaz em todos os doentes, após o Diário de Notícias ter relatado que pacientes graves aguardam há muito este medicamento.

“Não existe demonstração de que o medicamento hoje referido na imprensa, por si só, permita a erradicação da hepatite C em todos os doentes, nem que os doentes alegadamente à espera de tratamento com este medicamento não possam ter alternativa terapêutica”, indica em comunicado a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

O Diário de Notícias relata, na sua edição de hoje, que há cerca de 80 doentes graves em todo o país que estão à espera há meses de um novo medicamento contra a hepatite C, o Sofosbuvir, que tem uma taxa de cura de 90% e que foi aprovado na Europa a 17 de Janeiro.

Segundo o jornal, a introdução do fármaco em Portugal já foi aprovada, mas o estudo relativo à sua comparticipação ainda não está concluído, obrigando as unidades hospitalares a recorrerem a pedidos de autorização excepcionais.

Os pedidos são feitos nos hospitais, mas têm de ser aceites também pelo Infarmed.

Na nota hoje divulgada, a autoridade nacional do medicamento adianta que o processo de avaliação prévia do fármaco, em curso, está a ponderar “a relação entre o valor terapêutico acrescentado e o impacto para o Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, antes da sua entrada no circuito hospitalar.

O Infarmed esclarece que “só após esta avaliação poderá considerar-se a sua autorização para uso no SNS, com um preço que seja adequado aos benefícios potenciais do fármaco, quando comparado com outros inibidores de protease já usados em Portugal”.

A entidade acrescenta que a comparticipação pública do Sofosbuvir, indicado para o espaço europeu, “só está autorizada na Dinamarca“.

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, já considerou, em declarações à agência Lusa, inaceitável atrasar o tratamento das pessoas quando existem medicamentos que as podem curar.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …

Câmara dos Comuns aprova acordo do Brexit (mas rejeita calendário apertado)

A Câmara dos Comuns aprovou esta terça-feira a primeira votação do acordo para o Brexit. No entanto, a calendarização da saída foi rejeitada numa segunda votação, deixando um impasse na data para o Brexit. Pela primeira …