/

Medicamento contra a hepatite C não é eficaz em todos os doentes

purcio / Flickr

-

A autoridade do medicamento chamou a atenção esta quinta-feira para que não está provado que o fármaco Sofosbuvir, contra a hepatite C, seja eficaz em todos os doentes, após o Diário de Notícias ter relatado que pacientes graves aguardam há muito este medicamento.

“Não existe demonstração de que o medicamento hoje referido na imprensa, por si só, permita a erradicação da hepatite C em todos os doentes, nem que os doentes alegadamente à espera de tratamento com este medicamento não possam ter alternativa terapêutica”, indica em comunicado a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

O Diário de Notícias relata, na sua edição de hoje, que há cerca de 80 doentes graves em todo o país que estão à espera há meses de um novo medicamento contra a hepatite C, o Sofosbuvir, que tem uma taxa de cura de 90% e que foi aprovado na Europa a 17 de Janeiro.

Segundo o jornal, a introdução do fármaco em Portugal já foi aprovada, mas o estudo relativo à sua comparticipação ainda não está concluído, obrigando as unidades hospitalares a recorrerem a pedidos de autorização excepcionais.

Os pedidos são feitos nos hospitais, mas têm de ser aceites também pelo Infarmed.

Na nota hoje divulgada, a autoridade nacional do medicamento adianta que o processo de avaliação prévia do fármaco, em curso, está a ponderar “a relação entre o valor terapêutico acrescentado e o impacto para o Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, antes da sua entrada no circuito hospitalar.

O Infarmed esclarece que “só após esta avaliação poderá considerar-se a sua autorização para uso no SNS, com um preço que seja adequado aos benefícios potenciais do fármaco, quando comparado com outros inibidores de protease já usados em Portugal”.

A entidade acrescenta que a comparticipação pública do Sofosbuvir, indicado para o espaço europeu, “só está autorizada na Dinamarca“.

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, já considerou, em declarações à agência Lusa, inaceitável atrasar o tratamento das pessoas quando existem medicamentos que as podem curar.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.