Média dos exames do 9.º ano de Português e Matemática subiu face a 2016

Marcos Santos / USP Imagens

-

A média das classificações da primeira fase dos exames do 9.º ano de Português e Matemática foi de 58 e de 53 pontos percentuais, respetivamente, subindo um e seis pontos percentuais face ao ano letivo anterior.

Segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação, cerca de 75% dos alunos obtiveram na prova de Português uma classificação igual ou superior a 50%. Na prova de Matemática, 57% dos alunos obtiveram classificação igual ou superior a 50%.

“As correlações entre as classificações internas, atribuídas pelas escolas, e as classificações obtidas pelos alunos na prova de Português e de Matemática são, respetivamente, de 0,60 e 0,79, valores muito semelhantes aos do ano transato”, adianta o Ministério da Educação.

Relativamente às taxas de reprovação, o Ministério indica uma descida relativamente ao ano de 2016, tanto na disciplina de Matemática (2 pontos percentuais), como na de Português (1 ponto percentual).

As provas finais do 3.º ciclo de 2017 foram realizadas em 1.258 escolas localizadas em Portugal continental, nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira e nas escolas no estrangeiro com currículo português.

Na primeira fase das provas finais do 3.º ciclo, obrigatória para todos os alunos internos que se encontrem em condições de admissão, foram realizadas 185.317 provas, referentes às disciplinas de Português, de Matemática, de Português Língua Segunda e de Português Língua Não Materna.

No processo de classificação das provas finais do 3.º ciclo estiveram envolvidos 3.981 professores classificadores do 3.º ciclo do ensino básico, que “contribuíram para um rigoroso cumprimento dos prazos previstos para a afixação das pautas”.

Na totalidade das provas finais do 3.º ciclo do ensino básico estiveram ainda envolvidos cerca de dez mil docentes vigilantes e pertencentes aos secretariados de exames das escolas.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois. Muito bem.
    Estranhamente conheço uma aluno que todo o ano se aplicou e, consequentemente, tirou positiva no exame, bem merecida.
    Só que por birra (não tem outra justificação!!!), a nota que lhe foi atribuída como final, pela sua mui Ilustre Professora, foi um 2 (negativa).
    O 3 que conseguiu no exame final, mesmo contra as pedras que lhe foram colocadas no caminho ao longo do ano, não lhe serve de nada…
    Diria mais coisas, mas o miúdo é da aldeia (coitadinho), não é SENHORA PROFESSORA?
    Felizmente quem corrigiu o exame não sabe onde ele mora , nem de quem é filho, e corrigiu com justiça, não viu caras, nem conhece localidades.
    Mas, infelizmente, neste caso o exame não serve de nada!!!
    Valente miúdo que nunca desistiu e passou no exame, ganhei muita admiração por ti.
    Quanto à professora, lamentável…

    Um parolo da aldeia.

RESPONDER

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …