Média dos exames do 9.º ano de Português e Matemática subiu face a 2016

Marcos Santos / USP Imagens

-

A média das classificações da primeira fase dos exames do 9.º ano de Português e Matemática foi de 58 e de 53 pontos percentuais, respetivamente, subindo um e seis pontos percentuais face ao ano letivo anterior.

Segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação, cerca de 75% dos alunos obtiveram na prova de Português uma classificação igual ou superior a 50%. Na prova de Matemática, 57% dos alunos obtiveram classificação igual ou superior a 50%.

“As correlações entre as classificações internas, atribuídas pelas escolas, e as classificações obtidas pelos alunos na prova de Português e de Matemática são, respetivamente, de 0,60 e 0,79, valores muito semelhantes aos do ano transato”, adianta o Ministério da Educação.

Relativamente às taxas de reprovação, o Ministério indica uma descida relativamente ao ano de 2016, tanto na disciplina de Matemática (2 pontos percentuais), como na de Português (1 ponto percentual).

As provas finais do 3.º ciclo de 2017 foram realizadas em 1.258 escolas localizadas em Portugal continental, nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira e nas escolas no estrangeiro com currículo português.

Na primeira fase das provas finais do 3.º ciclo, obrigatória para todos os alunos internos que se encontrem em condições de admissão, foram realizadas 185.317 provas, referentes às disciplinas de Português, de Matemática, de Português Língua Segunda e de Português Língua Não Materna.

No processo de classificação das provas finais do 3.º ciclo estiveram envolvidos 3.981 professores classificadores do 3.º ciclo do ensino básico, que “contribuíram para um rigoroso cumprimento dos prazos previstos para a afixação das pautas”.

Na totalidade das provas finais do 3.º ciclo do ensino básico estiveram ainda envolvidos cerca de dez mil docentes vigilantes e pertencentes aos secretariados de exames das escolas.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois. Muito bem.
    Estranhamente conheço uma aluno que todo o ano se aplicou e, consequentemente, tirou positiva no exame, bem merecida.
    Só que por birra (não tem outra justificação!!!), a nota que lhe foi atribuída como final, pela sua mui Ilustre Professora, foi um 2 (negativa).
    O 3 que conseguiu no exame final, mesmo contra as pedras que lhe foram colocadas no caminho ao longo do ano, não lhe serve de nada…
    Diria mais coisas, mas o miúdo é da aldeia (coitadinho), não é SENHORA PROFESSORA?
    Felizmente quem corrigiu o exame não sabe onde ele mora , nem de quem é filho, e corrigiu com justiça, não viu caras, nem conhece localidades.
    Mas, infelizmente, neste caso o exame não serve de nada!!!
    Valente miúdo que nunca desistiu e passou no exame, ganhei muita admiração por ti.
    Quanto à professora, lamentável…

    Um parolo da aldeia.

RESPONDER

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …