Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

(dr) Envato Elements

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida.

Um equipa de investigadores do Instituto Max Planck de Biologia do Envelhecimento e do Grupo de Excelência em Envelhecimento CECAD da Universidade de Colónia encontrou agora o metabolismo do folato.

A sua regulação é a base de muitas vias de sinalização conhecidas do envelhecimento e leva à longevidade. Isso pode fornecer uma nova possibilidade de melhorar amplamente a saúde humana durante o envelhecimento.

Nas últimas décadas, foram descobertas várias vias de sinalização celular que regulam a longevidade de um organismo e são, portanto, de enorme importância para a pesquisa do envelhecimento, escreve o Phys.

Quando os investigadores alteraram essas vias de sinalização, foi estendida a vida útil de diversos organismos. No entanto, surge a questão de saber se essas diferentes vias de sinalização convergem em vias metabólicas comuns que são causais para a longevidade.

Os cientistas começaram a sua pesquisa com o verme Caenorhabditis elegans, um conhecido organismo modelo que é usado em pesquisas sobre envelhecimento.

“Estudamos os produtos metabólicos de várias linhagens de vermes de longa vida. As nossas análises revelaram mudanças claras nos metabólitos e enzimas do ciclo do folato em todas as linhas de vermes. Já que o metabolismo do folato desempenha um papel importante na saúde humana, queríamos continuar a exercer o seu papel na longevidade”, explica Andrea Annibal, autor principal do estudo.

Os folatos são vitaminas essenciais para a síntese de aminoácidos e nucleotídeos – os blocos de construção das nossas proteínas e ADN.

“Ajustamos a atividade de enzimas específicas do metabolismo do folato nos vermes. Incrivelmente, o resultado foi um aumento na expectativa de vida de até 30%“, diz Annibal.

“Estamos muito animados com as descobertas porque revelam a regulação do metabolismo do folato como um mecanismo comum que afeta várias vias diferentes de longevidade e é conservado na evolução”, acrescenta Adam Antebi, diretor do Instituto Max Planck de Biologia do Envelhecimento.

O estudo foi publicado na revista Nature Communications a 9 de junho.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida” – não, não permanece. Já há anos que David Sinclair (geneticista investigador de Harvard) tem vindo a investigar de que forma as sirtuinas e o chamado “Survival Circuit” são causa de envelhecimento em todos os seres vivos.

RESPONDER

China usa drones e bananas para levar elefantes de volta para casa

Na China, uma manada de elefantes selvagens afastou-se do seu habitat há mais de um ano. Nos últimos meses, uma equipa especial está a tentar fazê-los regressar a casa. Primeiro, pede-se à população que fique em …

A primeira banda de rock de Gaza quer dar voz à dor causada pela guerra

A primeira banda de rock formada em Gaza, na Palestina, quer dar voz à dor causada pelo conflito com Israel. Um contabilista, dois advogados, um agrónomo e um funcionário humanitário suíço. Segundo a agência Reuters, são …

"Fiquei infetado mas não preciso da vacina": atleta olímpico explica a sua postura

Bryson DeChambeau iria participar nos Jogos Olímpicos mas um teste positivo à covid-19 afastou-o de Tóquio. Mesmo assim, recusa tomar a vacina e explica porquê. Bryson DeChambeau iria representar os EUA nos Jogos Olímpicos de Tóquio, …

Hologramas "teleportam" competição olímpica de badminton

Uma empresa japonesa recorreu a tecnologia holográfica para transmitir os jogos de badminton disputados nos Jogos Olímpicos. As partidas foram "teleportadas" para um espaço a 35 quilómetros de onde estavam a decorrer, em tempo real. "Esta …

Aumentam os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un

Os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un estão de volta, depois de o líder norte-coreano ter aparecido em público com uma mancha escura na parte de trás da cabeça e, posteriormente, com …

Alemão de 84 anos multado por possuir arsenal de armas da Segunda Guerra Mundial

Na terça-feira, um tribunal alemão condenou um homem de 84 anos por porte ilegal de armas. O idoso possuía um arsenal pessoal que incluía um tanque, um canhão antiaéreo e vários outros itens de equipamento …

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após candidatar-se às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se ter registado como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …