McDonald’s explica como faz as suas batatas fritas

A McDonald’s resolveu mostrar ao mundo como faz as suas batatas fritas, numa campanha de marketing que aposta na transparência. E sim, são feitas mesmo com batatas… e com mais 17 ingredientes.

Ao abrigo de uma estratégia de promoção que aposta na honestidade (assim dizem eles), como forma de cativar e de fidelizar os consumidores, a McDonald’s desvenda os segredos da confecção das suas batatas fritas.

Num vídeo que tem como apresentador o engenheiro electrónico Grant Imahara, que ficou conhecido pela sua participação no programa de televisão “MythBusters”, do Discovery Channel, que coloca à prova vários mitos urbanos, a McDonald’s exibe os bastidores de todo o processo de produção. Já actuou desta forma quanto aos famosos “Chicken McNuggets” e relativamente aos tão apreciados hambúrgueres, e agora mostra como faz as suas batatas fritas.

Começando pelo interior de uma fábrica da McDonald’s, Grant Imahara guia os espectadores por todo o processo até, finalmente, chegar à origem: a batata na terra. Mas, pelo meio, a transformação envolve 17 ingredientes.

Depois de devidamente descascadas e partidas as batatas, estas são previamente fritas numa mistura que inclui óleo de canola, óleo de soja, óleo de soja hidrogenado, sabor natural de carne de vaca, trigo hidrolisado, ácido cítrico e dimetil polissiloxano (um agente anti-espuma feito de silicone que é usado para evitar que o óleo salpique).

Segue-se a adição de dextrose, de pirofosfato ácido de sódio e de sal. A fritura final das batatas é feita nos restaurantes da marca com óleo de canola, óleo de milho, óleo de soja, óleo de soja hidrogenado, TBHQ (um anti-oxidante), ácido cítrico e mais dimetil polissiloxano.

Este vídeo surge no âmbito da campanha da McDonald’s “Our Food, Your Questions” (A nossa comida, as vossas perguntas) e constitui uma resposta da multinacional norte-americana perante as críticas persistentes de que a sua comida não é saudável e face às dúvidas quanto à qualidade e à origem dos produtos que serve.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Com tantos ingredientes que quase ninguém conhece, ainda fico com menos vontade de entrar num McDonald´s onde nunca comi nada.

RESPONDER

Pandemia ameaça agricultura portuguesa. Cereais e setor do vinho em risco

Não é surpresa que alguns setores vão ser fortemente prejudicados pela pandemia de covid-19. A agricultura é um deles. Um grupo de trabalho criado pelo Governo - o Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de …

Governo dos Açores impõe cercas sanitárias em todos os concelhos de São Miguel

O Governo dos Açores decidiu fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região, anunciou esta quinta-feira o líder do executivo. Ficam interditadas, segundo Vasco …

Espanha vai rastear mais de 40 milhões de telemóveis para enfrentar pandemia

Mais de 40 milhões de telemóveis vão ser rastreados em Espanha num estudo de mobilidade anónima que permitirá conhecer os movimentos da população entre territórios e contribuir para tomar decisões para enfrentar a pandemia causada …

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a véspera da …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …