/

Brexit. May põe nas mãos dos deputados a realização de um novo referendo

Andy Rain / EPA

Theresa May, primeira-ministra britânica

A primeira-ministra britânica, Theresa May, apresentou esta terça-feira uma nova proposta de ‘Brexit’ que apresentará no Parlamento britânico e que obriga a que os deputados votem sobre um segundo referendo.

Numa comunicação feita horas depois de o seu governo ter apoiado esta nova proposta de ‘Brexit’, que disse ser “ousada”, Theresa May disse que continua “empenhada em garantir a saída do Reino Unido da União Europeia” e mostrou-se confiante de que a nova proposta terá a aprovação no Parlamento, onde será votada na primeira semana de junho.

May diz que a proposta incluirá o requisito de haver uma votação no Parlamento sobre se será feito um novo referendo sobre o ‘Brexit’. Os deputados britânicos vão poder escolher se avançam ou não para um novo referendo e mesmo os deputados que querem um outro referendo “devem votar no acordo”, acrescentou May, citada pelo The Guardian.

Nesta tarde Theresa May admitiu também ser contra um segundo referendo. “Ajudem-me a levar a cabo a decisão do povo”, disse a primeira-ministra, dirigindo-se aos deputados.

A primeira-ministra britânica apresentou ainda algumas novas propostas garantindo a proteção de direitos dos trabalhadores, comprometendo-se a manter-se alinhada com a Irlanda do Norte sobre o ‘backstop’ e assegurando que não haverá alterações na proteção ambiental se houver uma saída do Reino Unido.

O Reino Unido devia ter deixado a União Europeia em 29 de março, mas a comunidade de países permitiu a extensão do prazo até 31 de outubro, no meio de um impasse político. As conversações sobre a obtenção de um compromisso entre o Partido Conservador, de May, e o Partido Trabalhista, na oposição, voltaram a fracassar, na passada semana.

May diz que tentará retomar o processo de negociações, no início de junho, pedindo aos deputados que votem numa proposta de retirada que seja aceite por Bruxelas.

A proposta provavelmente incluirá promessas sobre questões como direitos dos trabalhadores e proteções ambientais, que são prioridades para o Partido Trabalhista. Mas a porta-voz do Partido Trabalhista, Emily Thornberry, já disse que os deputados do seu partido irão votar contra, a menos que a proposta seja “radicalmente diferente”.

May disse que depois de o Parlamento votar a nova proposta, estabelecerá um cronograma para o seu abandono de funções, como líder do Partido Conservador e como primeira-ministra. Os Conservadores pró-‘Brexit’ culpam May pelo impasse político e querem substituí-la por um defensor acérrimo do ‘Brexit’, como Boris Johnson, ex-ministro das Relações Exteriores do governo de Theresa May.

De acordo com o semanário Expresso, é pouco provável que as mudanças acordadas pelo Governo, cujos membros estão divididos sejam suficientes para mudar a posição dos deputados britânicos, que por três vezes recusaram um entendimento sobre a forma de saída da União Europeia.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.