May ganha as eleições no Reino Unido, mas perde maioria absoluta

Jon Super / EPA

A primeira-ministra britânica Theresa May

A primeira-ministra britânica Theresa May

O partido Conservador venceu as eleições, mas perdeu a maioria absoluta no parlamento britânico, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky.

A sondagem à boca das urnas indicou que o Partido Conservador terá 314 deputados, o partido Trabalhista 266, o Partido Nacionalista Escocês 34, os Liberais Democratas 14 e o Plaid Cymru (nacionalistas galeses) três, sendo os restantes distribuídos por pequenos partidos.

A maioria absoluta no parlamento britânico é de 326 deputados, mais de metade dos 650 assentos parlamentares. Os primeiros resultados serão anunciados pelas 23:00 horas, mas será a partir das 02:00 horas de sexta-feira que começarão a sair em maior número.

Pelas 04:00 horas já será possível ter uma ideia clara do resultado final, mas os últimos boletins estarão contados perto do meio dia de sexta-feira.

As urnas abriram às 07:00 horas e encerraram às 22:00 (mesma hora em Lisboa) em 650 circunscrições eleitorais, com cada uma a eleger um deputado. Um total de 46,9 milhões de eleitores estavam recenseados este ano, mais cerca de um milhão do que em 2015.

O sistema eleitoral usado nas eleições legislativas britânicas é de maioria simples (first past the post), o que quer dizer que vence aquele que tiver maior número de votos. O governo é formado pelo partido com maior número de deputados na Câmara dos Comuns e o primeiro-ministro o respetivo líder.

Ao todo, concorreram 3.303 candidatos em 650 círculos uninominais, distribuídos por Inglaterra (533), Escócia (59), Irlanda do Norte (18) e País de Gales (40).

Libra inglesa em forte queda

A libra inglesa registou uma forte queda com a divulgação de uma sondagem à saída das urnas que dita o fim da maioria absoluta do partido Conservador na Câmara dos Comuns.

A moeda britânica perdeu mais de dois cêntimos contra o dólar imediatamente depois da divulgação do resultado de uma sondagem das três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, caindo de 1.2955 para 1.2752.

Segundo a agência Associated Press, os investidores estão preocupados com o fim da maioria absoluta dos Conservadores, que têm de negociar com a União Europeia os termos do ‘Brexit’.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Duas bonecas da NASA vão voar em redor da Lua para serem atingidas por radiação

Em 2020, quando a NASA lançar a nave Orion como parte da missão Artemis I - a primeira de uma série de missões que levarão a primeira mulher e o próximo homem a pousar na …

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …