May ganha as eleições no Reino Unido, mas perde maioria absoluta

Jon Super / EPA

A primeira-ministra britânica Theresa May

A primeira-ministra britânica Theresa May

O partido Conservador venceu as eleições, mas perdeu a maioria absoluta no parlamento britânico, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky.

A sondagem à boca das urnas indicou que o Partido Conservador terá 314 deputados, o partido Trabalhista 266, o Partido Nacionalista Escocês 34, os Liberais Democratas 14 e o Plaid Cymru (nacionalistas galeses) três, sendo os restantes distribuídos por pequenos partidos.

A maioria absoluta no parlamento britânico é de 326 deputados, mais de metade dos 650 assentos parlamentares. Os primeiros resultados serão anunciados pelas 23:00 horas, mas será a partir das 02:00 horas de sexta-feira que começarão a sair em maior número.

Pelas 04:00 horas já será possível ter uma ideia clara do resultado final, mas os últimos boletins estarão contados perto do meio dia de sexta-feira.

As urnas abriram às 07:00 horas e encerraram às 22:00 (mesma hora em Lisboa) em 650 circunscrições eleitorais, com cada uma a eleger um deputado. Um total de 46,9 milhões de eleitores estavam recenseados este ano, mais cerca de um milhão do que em 2015.

O sistema eleitoral usado nas eleições legislativas britânicas é de maioria simples (first past the post), o que quer dizer que vence aquele que tiver maior número de votos. O governo é formado pelo partido com maior número de deputados na Câmara dos Comuns e o primeiro-ministro o respetivo líder.

Ao todo, concorreram 3.303 candidatos em 650 círculos uninominais, distribuídos por Inglaterra (533), Escócia (59), Irlanda do Norte (18) e País de Gales (40).

Libra inglesa em forte queda

A libra inglesa registou uma forte queda com a divulgação de uma sondagem à saída das urnas que dita o fim da maioria absoluta do partido Conservador na Câmara dos Comuns.

A moeda britânica perdeu mais de dois cêntimos contra o dólar imediatamente depois da divulgação do resultado de uma sondagem das três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, caindo de 1.2955 para 1.2752.

Segundo a agência Associated Press, os investidores estão preocupados com o fim da maioria absoluta dos Conservadores, que têm de negociar com a União Europeia os termos do ‘Brexit’.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …