//

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

Jacques de Speville

Morcego das Maurícias está ameaçado de extinção.

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem.

Sob pressão de agricultores e da opinião pública, o Governo da ilha do oceano Índico anunciou recentemente um plano para abater 10% dos seus cerca de 80.000 morcegos frugívoros para proteger a indústria de fruta do país.

O abate de morcegos nas Maurícias está repleto de profundas divisões e interesses arraigados. Ninguém contesta que o morcego frugívoro pode causar danos às colheitas de lichia e manga. É por isso que a pressão dos produtores de frutas e do público em geral levou o Governo a ordenar o abate de dezenas de milhares de morcegos – pelo menos um terço da população da espécie – em 2015, 2016, 2018 e 2019.

Muitos conservacionistas acham que esses abates violam Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, que as Maurícias foram a primeira nação a assinar e ratificar em 1992.

Isto tem levado a discussões perpétuas e crescentes divisões entre agricultores, empresas agrícolas, comerciantes de frutas, académicos conservacionistas, agências governamentais, mídia e público.

Estes morcegos não são encontrados em nenhum outro lugar no mundo. É por isso que as organizações de conservação nas Maurícias e em outros lugares levantaram preocupações de que esses abates repetidos poderiam dizimar a sua população.

Os morcegos frugívoros de grandes ilhas são particularmente vulneráveis porque as taxas reprodutivas são baixas, com as fêmeas a darem à luz apenas um filhote por ano, no máximo, o que torna difícil para as populações recuperarem as perdas. Seis das últimas oito extinções de morcegos, incluindo a raposa-voadora de Guam e a raposa-voadora das Mascarenhas, foram espécies semelhantes que sucumbiram a combinações semelhantes de caça intensiva e perda de habitat.

As Maurícias já viram duas espécies de morcegos extinguirem-se e os seus morcegos frugívoros agora encontram-se na mesma situação precária. Restam menos de 4% das suas florestas nativas, então não há muito espaço para os morcegos recuperarem dos abates.

Culpem os pássaros – não os morcegos

No entanto, há mais neste caso de conflito homem-vida selvagem do que parece à primeira vista. Por um lado, embora o Governo e os mídia geralmente retratem isso como um problema agrícola centrado na perda de rendimento dos agricultores, vários estudos académicos mostraram que a maior parte dos danos às frutas da ilha não é causada por morcegos, mas por pássaros. Morcegos, no entanto, são bodes expiatórios muito melhores.

Os morcegos não visam especificamente os pomares, mas, para desespero de muitos mauricianos, também visitam os quintais das pessoas, alimentando-se em grandes grupos e fazendo muito barulho e confusão. Essas intrusões são extremamente irritantes e certamente não ajudam os morcegos com a sua popularidade.

Surpreendentemente, uma equipa de cientistas descobriu, num estudo publicado no ano passado na revista PLOS One, que é o público em geral que tem as atitudes mais hostis em relação aos morcegos, com muitos a quererem a sua extinção.

Enquanto o Ministério da Agroindústria e Segurança Alimentar pode estar a ordenar os abates, as suas próprias subagências de conservação e extensão agrícola também estão ansiosas para explorar soluções mais suaves com recursos mínimos. Para tal, uma série de workshops e diálogos com diferentes grupos e órgãos governamentais entre 2017 e 2018 ofereceu resultados inicialmente promissores.

Enquanto isso, a comunidade científica conservacionista enfatiza repetidamente a importância de decisões baseadas em provas sobre o abate de morcegos. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) emitiu cartas oficiais, aprovou uma resolução formal e uma declaração de posição pedindo uma reviravolta no abate.

Existem soluções de controlo de danos não letais. Os pomares podem ser cobertos com redes, por exemplo, ou as árvores podem ser plantadas em fileiras e podadas para ficarem pequenas, o que melhora muito a eficácia da rede, bem como o rendimento da colheita. Estas técnicas têm funcionado bem na Austrália.

Mas o conflito parece ter atingido um impasse, já que as medidas práticas propostas estão a mostrar-se quase impossíveis de implementar. A opinião pública está profundamente dividida e as tensões crescentes entre os agricultores, o público, os conservacionistas e o Governo são o principal obstáculo ao progresso. Em breve, isto pode tornar-se um obstáculo intratável para proceder de qualquer maneira aceitável.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.