Aviso vermelho em 7 distritos. Proibido conduzir a mais de 60 km/h na Ponte 25 de Abril

Dezenas de ocorrências em Portugal devido à depressão Ciarán, limitação de velocidade na ponte por causa do vento forte.

Sete distritos de Portugal continental vão estar entre hoje (quinta-feira) e amanhã (sexta) sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho entre as 09h00 de hoje e as 15h00 de sexta-feira, devido à previsão de “ondas de noroeste com altura significativa 7 a 8 metros, podendo atingir a altura máxima de 14/15 metros”.

Faro, Setúbal e Beja vão estar sob aviso laranja, entre as 15h00 de hoje até às 00h00 de sábado, também devido à previsão de agitação marítima forte, ainda de acordo com a nota do IPMA.

Já em Guarda, Vila Real e Viseu foi emitido, esta madrugada, o aviso laranja até às 06h00.

A velocidade na Ponte 25 de Abril foi reduzida de 70 para 60 quilómetros por hora (km/h) devido ao vento forte, disse à Lusa fonte da Polícia Segurança Pública (PSP).

Portugal continental está hoje a sentir os efeitos da depressão Ciáran, com vento por vezes forte, agitação marítima e precipitação, segundo o IPMA.

Hoje está previsto “um aumento da intensidade do vento, que soprará forte no litoral das regiões norte e centro, com rajadas até 90 quilómetros por hora (km/h), e nas terras altas, com rajadas até 110 km/h“, podendo até superar aquele valor nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Mais de 40 ocorrências foram registadas desde as 00h00 de hoje, a maioria nas regiões do Norte e Centro, devido ao mau tempo, segundo informação disponível no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). A maioria relacionada com quedas de árvores e de estruturas.

ÀS 06h50, mais de 120 operacionais estavam envolvidos na resolução das várias situações causadas pelo vento forte.

Em França, a mesma depressão Ciarán já provocou pelo menos um morto e três ferido. Mais de um milhão de casas estão sem luz nas regiões Norte e Oeste.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.