Todos os distritos do continente sob aviso até terça-feira. Oito distritos com aviso vermelho, o mais grave, emitido em casos de risco extremo. Situação agrava-se a partir do meio-dia desta segunda-feira.
Todos os distritos do continente estão esta segunda e terça-feira sob avisos por causa da chuva e vento forte, oito dos quais a vermelho por causa da agitação marítima.
Os efeitos da depressão Herminia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), já provocaram estragos durante esta madrugada, e vão trazer mais mau tempo, especialmente a partir do meio-dia desta segunda-feira.
8 distritos com aviso vermelho, o mais grave
Os distritos do Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja até ao meio-dia, passando depois a aviso vermelho, o mais grave (emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo), até às 09:00 de terça-feira, por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 7 a 8 metros de altura, podendo atingir 14 metros.
Estes distritos passarão novamente a laranja entre as 09:00 e as 21:00 de terça-feira.
Por causa da ondulação, o IPMA colocou a laranja os distritos de Faro e Beja até às 21:00 de terça-feira, passando depois a amarelo até às 18:00 de quarta-feira.
Trovoada, neve e vento forte
O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Santarém, Lisboa e Portalegre até às 09:00 devido à chuva, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.
Também por causa da chuva, Évora e Beja estão sob aviso amarelo até às 12:00 desta segunda-feira e Faro e Setúbal até às 15:00.
O Instituto emitiu aviso amarelo por causa do vento forte para os distritos de Santarém, Lisboa e Portalegre até às 18:00 desta segunda-feira, para Évora até às 12:00 desta segunda, Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra até às 21:00 de hoje e para Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Leiria, Beja e Braga até às 09:00 de terça-feira.
Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco também estão sob aviso amarelo entre as 18:00 desta segunda e as 12:00 de terça-feira devido à queda de neve acima dos 700 metros.
Aviso amarelo na Madeira
Também a costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso amarelo por causa da agitação marítima até às 18:00 de terça-feira.
A forte ondulação levou à emissão de avisos amarelo no grupo central (Graciosa, Terceira, Faial, Pico e São Jorge) dos Açores até às 12:00 (13:00 em Lisboa).
O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
64 ocorrências durante a noite
Durante o fim-de-semana, “a região mais afetada foi o litoral centro norte com destaque para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Viseu. No que respeita a bacias hidrográficas apelámos à especial atenção para as do Douro, Vouga e Mondego, Águeda e Coimbra. Alertamos a população que ali reside para os cuidados habituais em caso de submersão de vias”, referiu Paulo Santos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Só esta noite, entre a meia-noite e as 07h00 desta manhã de segunda-feira, a Proteção Civil registou 64 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, a maioria quedas de árvores, mas sem causarem vítimas.
Quanto a estradas cortadas, Paulo Santos disse que é uma situação que vai sendo gerida pelos serviços de proteção civil municipais.
“Não consigo concretizar quanto a vias obstruídas uma vez que os serviços locais de proteção civil vão lidando com a situação. Quando há uma queda de árvore, a via fica cortada para a sua remoção e depois é reaberta. É uma contabilidade que não está apurada ao minuto”, disse.
ZAP // Lusa /