/

Mau tempo nos Açores faz nove desalojados

Lusa / Lusa

Nove pessoas tiveram de ser realojadas na ilha Terceira, no domingo, devido ao mau tempo que está a afetar os grupos central e oriental dos Açores, informou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

De acordo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), a ilha onde se verificaram mais ocorrências foi a Terceira, com 33 casos, “sobretudo inundações de habitações e de vias, transbordos de cursos de água e quedas de árvore”.

A maioria dos danos registou-se no concelho de Angra do Heroísmo, com 30 ocorrências, sendo que as restantes três aconteceram no concelho da Praia da Vitória.

https://twitter.com/MeteoOs/status/1140375922601811969?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1140375922601811969&ref_url=https%3A%2F%2Fsicnoticias.pt%2Fpais%2F2019-06-17-Mau-tempo-nos-Acores-provoca-36-ocorrencias-e-obriga-a-realojamentos

Nas operações estiveram envolvidos os bombeiros de Angra do Heroísmo, que contaram com a colaboração dos bombeiros da Praia da Vitória, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Angra do Heroísmo e a Direção Regional das Obras Públicas, sob a coordenação do SRPCBA.

Ainda no grupo central, que esteve sob aviso laranja até às 21:00 deste domingo e que se mantém sob aviso amarelo até às 09:00 de segunda-feira, uma derrocada de pequena dimensão obstruiu a via de acesso à Fajã dos Cubres, no concelho da Calheta, ilha de São Jorge, situação que foi “prontamente resolvida”, segundo a Proteção Civil.

No grupo oriental, onde vigora um aviso amarelo devido a chuva e vento fortes, “registou-se a queda de uma árvore em São Miguel e a queda parcial de uma estrutura de uma unidade hoteleira que estava em reparação na ilha de Santa Maria”.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e é emitido para uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, já o aviso amarelo é o segundo menos grave e é emitido quando as condições meteorológicas representam um “risco para determinadas atividades”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.