Mau tempo na Alemanha causa pelo menos seis mortos e 30 desaparecidos

Enric Fontcuberta / EPA

Pelo menos seis pessoas morreram e 30 estão desaparecidas em resultado de fortes tempestades e chuvas torrenciais que atingiram a Alemanha nas últimas horas.

As autoridades municipais de Ahrweiler, no estado federal da Renânia-Palatinado, no sudoeste do país, confirmaram a morte de quatro pessoas e o desaparecimento de outras 30. Dois bombeiros que trabalhavam no esforço de salvamento também morreram.

Pelo menos seis edifícios em Ahrweiler ruíram devido às chuvas, que afetaram ainda a estabilidade de outros 20, segundo as autoridades locais.

No sul da Bélgica, avança a rádio TSF, as autoridades também contabilizam pelo menos dois mortos e falam em vários desaparecidos como resultado do temporal que atingiu “fortemente” esta zona do país.

A região da Valónia foi muito atingidas pelas cheias e várias cidades amanheceram submersas. Há relatos de pessoas que “perderam tudo no espaço de minutos”, cita a rádio.

As chuvas intensas registadas nas últimas horas em vários países da Europa ocidental e central estão a provocar cheias e a subida dos caudais de rios. Além da Alemanha e da Bélgica, os “vizinhos” Países Baixos também estão a ser atingidos pelas condições meteorológicas adversas.

Também na Suíça, a subida do nível das águas do lago dos Quatro Cantões, também conhecido como lago Lucerna, obrigou as autoridades helvéticas a acionarem o nível mais alto do aviso de inundações.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.