/

Matteo Brighi. O jovem prodígio e lenda dos videojogos que nunca atingiu o estrelato

(dr) Juventus

Matteo Brighi

Matteo Brighi chegou a ser considerado um dos maiores talentos do futebol mundial e atingiu uma marca que nem Cristiano Ronaldo conseguiu nos videojogos. No entanto, a sua carreira nunca correspondeu às expectativas.

Wayne Rooney, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Antonio Cassano, Robinho, Carlos Tévez, Rafael van der Vaart e… Matteo Brighi. O nome do italiano provavelmente deve-lhe soar estranho, mas a verdade é que outrora foi tido como um dos maiores jovens talentos do futebol mundial e considerado uma lenda dos videojogos FIFA.

Tudo começou em 2002 quando o jovem médio impressionou ao serviço do Bolonha, na Série A, por empréstimo da Juventus. Aliás, impressionou de tal forma, que foi nomeado o Jovem Jogador do Ano da liga italiana. Luciano Moggi, antigo dirigente da Juventus, não tardou em comparar o prodígio italiano a Fernando Redondo, uma das estrelas do Real Madrid na altura.

No Europeu de Sub-21 de 2002, também esteve em grande destaque, formando uma parceria no meio-campo com Andrea Pirlo, Manuele Blasi e Marco Marchionni. Acabou por ficar pelas meias-finais da competição, mas deixou uma ótima impressão. Em 2004, viria mesmo a levar para casa o troféu com a seleção transalpina.

Todo o alarido à volta de Brighi transportou-se para o mundo virtual. No ano seguinte, no videojogo FIFA 03, ninguém queria acreditar quando viu que tinha sido atribuída uma classificação de 97 a Matteo Brighi – uma façanha apenas conseguida por Ronaldo, ‘O Fenómeno’. Nem Cristiano Ronaldo nem Lionel Messi conseguiram equiparar o feito do italiano.

A realidade é que a partir daí, a carreira de Brighi entrou em declínio — ou, pelo menos, não correspondeu às expectativas que lhe depositaram. Seguiram-se passagens por vários emblemas italianos, nomeadamente Parma, Brescia, Chievo, Roma, Atalanta, Torino, Sassuolo, Bolonha, Perugia e Empoli.

Embora nunca tenha atingido o seu potencial, Brighi ainda representou a seleção italiana quatro vezes. Agora, aos 38 anos, está sem clube desde a temporada passada e, ao que parece, a sua carreira atingiu o fim.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.