Matteo Brighi. O jovem prodígio e lenda dos videojogos que nunca atingiu o estrelato

(dr) Juventus

Matteo Brighi

Matteo Brighi chegou a ser considerado um dos maiores talentos do futebol mundial e atingiu uma marca que nem Cristiano Ronaldo conseguiu nos videojogos. No entanto, a sua carreira nunca correspondeu às expectativas.

Wayne Rooney, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Antonio Cassano, Robinho, Carlos Tévez, Rafael van der Vaart e… Matteo Brighi. O nome do italiano provavelmente deve-lhe soar estranho, mas a verdade é que outrora foi tido como um dos maiores jovens talentos do futebol mundial e considerado uma lenda dos videojogos FIFA.

Tudo começou em 2002 quando o jovem médio impressionou ao serviço do Bolonha, na Série A, por empréstimo da Juventus. Aliás, impressionou de tal forma, que foi nomeado o Jovem Jogador do Ano da liga italiana. Luciano Moggi, antigo dirigente da Juventus, não tardou em comparar o prodígio italiano a Fernando Redondo, uma das estrelas do Real Madrid na altura.

No Europeu de Sub-21 de 2002, também esteve em grande destaque, formando uma parceria no meio-campo com Andrea Pirlo, Manuele Blasi e Marco Marchionni. Acabou por ficar pelas meias-finais da competição, mas deixou uma ótima impressão. Em 2004, viria mesmo a levar para casa o troféu com a seleção transalpina.

Todo o alarido à volta de Brighi transportou-se para o mundo virtual. No ano seguinte, no videojogo FIFA 03, ninguém queria acreditar quando viu que tinha sido atribuída uma classificação de 97 a Matteo Brighi – uma façanha apenas conseguida por Ronaldo, ‘O Fenómeno’. Nem Cristiano Ronaldo nem Lionel Messi conseguiram equiparar o feito do italiano.

A realidade é que a partir daí, a carreira de Brighi entrou em declínio — ou, pelo menos, não correspondeu às expectativas que lhe depositaram. Seguiram-se passagens por vários emblemas italianos, nomeadamente Parma, Brescia, Chievo, Roma, Atalanta, Torino, Sassuolo, Bolonha, Perugia e Empoli.

Embora nunca tenha atingido o seu potencial, Brighi ainda representou a seleção italiana quatro vezes. Agora, aos 38 anos, está sem clube desde a temporada passada e, ao que parece, a sua carreira atingiu o fim.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …