Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

Marcello Casal Jr. / ABr

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a manhã.

A falta de anestesistas para assegurar todas as escalas impediu a prestação de cuidados a grávidas que chegassem de fora. A situação acabou por ser resolvida após a divulgação da notícia: um anestesista ofereceu-se entretanto para garantir a escala. De acordo com o Expresso, quem se ofereceu foi a própria diretora do Serviço de Anestesia da MAC.

Na véspera, no sábado ao final do dia, a diretora clínica tinha dado ordens para que apenas fossem recebidas mais três grávidas. Apesar das indicações, esse número foi ultrapassado durante a madrugada e a MAC deixou de ter capacidade de resposta além das mulheres que já se encontram internadas

“Há vários dias que o CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes] estava em contingência”, explicou fonte da MAC. Ou seja, já havia instruções para não encaminhar grávidas para a maternidade e fossem procuradas alternativas. Na manhã deste domingo, com apenas um anestesista de serviço desde as 08h00, foi decidido fechar a Urgência da MAC.

Durante a madrugada de sábado para domingo, os clínicos de serviço na MAC já tinham tentado transferir para outra unidade uma grávida que deu entrada na maternidade pelas 06h00. Ao todo, foram contactados os cinco hospitais da área da Grande Lisboa (Amadora-Sintra, Beatriz Ângelo, Santa Maria, Garcia da Orta e São Francisco Xavier) mas a resposta foi negativa: também eles disseram que não tinham capacidade para receber a mulher.

As alternativas seriam os hospitais de Vila Franca de Xira ou de Cascais. Perante a impossibilidade de transferência e apesar da falta de condições ideais, a equipa médica decidiu realizar o parto na MAC.

Ao mesmo jornal, a Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo confirmou a situação de contingência na MAC, sublinhando, ainda assim, que a falta de profissionais para assegurar todas as escalas de serviço está a fazer-se sentir menos neste mês de setembro. O período mais crítico foi agosto e a situação tenderá agora a normalizar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …