Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

Marcello Casal Jr. / ABr

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a manhã.

A falta de anestesistas para assegurar todas as escalas impediu a prestação de cuidados a grávidas que chegassem de fora. A situação acabou por ser resolvida após a divulgação da notícia: um anestesista ofereceu-se entretanto para garantir a escala. De acordo com o Expresso, quem se ofereceu foi a própria diretora do Serviço de Anestesia da MAC.

Na véspera, no sábado ao final do dia, a diretora clínica tinha dado ordens para que apenas fossem recebidas mais três grávidas. Apesar das indicações, esse número foi ultrapassado durante a madrugada e a MAC deixou de ter capacidade de resposta além das mulheres que já se encontram internadas

“Há vários dias que o CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes] estava em contingência”, explicou fonte da MAC. Ou seja, já havia instruções para não encaminhar grávidas para a maternidade e fossem procuradas alternativas. Na manhã deste domingo, com apenas um anestesista de serviço desde as 08h00, foi decidido fechar a Urgência da MAC.

Durante a madrugada de sábado para domingo, os clínicos de serviço na MAC já tinham tentado transferir para outra unidade uma grávida que deu entrada na maternidade pelas 06h00. Ao todo, foram contactados os cinco hospitais da área da Grande Lisboa (Amadora-Sintra, Beatriz Ângelo, Santa Maria, Garcia da Orta e São Francisco Xavier) mas a resposta foi negativa: também eles disseram que não tinham capacidade para receber a mulher.

As alternativas seriam os hospitais de Vila Franca de Xira ou de Cascais. Perante a impossibilidade de transferência e apesar da falta de condições ideais, a equipa médica decidiu realizar o parto na MAC.

Ao mesmo jornal, a Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo confirmou a situação de contingência na MAC, sublinhando, ainda assim, que a falta de profissionais para assegurar todas as escalas de serviço está a fazer-se sentir menos neste mês de setembro. O período mais crítico foi agosto e a situação tenderá agora a normalizar.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …