/

A matéria escura pode ser mais antiga do que o Big Bang

12

A misteriosa matéria escura, que compõe cerca de 80% de toda a matéria do Universo, pode ser mais antiga do que o Big Bang, sugere uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Recorrendo a uma estrutura matemática simples, a equipa apresenta uma nova hipótese para o nascimento desta estranha e abundante matéria que intriga os cientistas, apontando ainda como identificá-la através de observações astronómicas.

“O estudo revelou uma nova conexão entre a Física de Partículas e a Astronomia. Se a matéria escura consiste em novas partículas que nasceram antes do Big Bang, estas afetam a forma como as galáxias são distribuídas no céu de uma forma única”, explicou Tommi Tenkanen, pós-doutorado em Física e Astronomia na universidade norte-americana e autor do estudo, citado em comunicado divulgado pelo portal Eureka Alert.

E acrescentou: “Esta conexão pode ser utilizada para revelar a sua identidade e para também retirar conclusões sobre os tempos anteriores ao Big Bang”.

Pouco se sabe sobre a matéria escura. Aliás, os cientistas só sabem da sua existência devido ao efeito gravitacional que causa na matéria visível, denunciando assim o seu “rastro”. Ainda assim, a comunidade científica conseguiu demonstrar que esta matéria desempenha um papel crucial para a formação de galáxias.

Durante muito tempo, os cientistas defenderam que a matéria escura deveria ser uma substância remanescente do Big Bang. Contudo, nenhuma matéria escura foi encontrada até então, apesar das inúmeras investigações levadas a cabo.

Partindo deste facto, os cientistas sustentam na nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Physical Review Letters, que a matéria escura podia já existir antes do grande fenómeno de expansão do Universo.

“Se a matéria escura fosse realmente um remanescente do Big Bang, em muitos casos os cientistas deviam já ter encontrado um sinal direto da matéria escura em diferentes procedimentos experimentais da Física de Partículas”, sustenta Tenkanen.

“Não sabemos o que é a matéria escura, mas se tem algo a ver com partículas escalares (representadas na distribuição espacial de uma magnitude), esta matéria pode ser mais antiga do que o Big Bang. Com o cenário matemático proposto, não precisamos assumir novos tipos de interações entre matéria visível e escura além da gravidade, uma vez que já sabemos que está lá”.

A ideia de que a matéria escura pode ser mais antiga do que o Big Bang não é nova. No entanto, os cientistas que estudaram a hipótese antes não conseguiram realizar os cálculos para apoiar a teoria. A publicação frisa mesmo que os cientistas sempre negligenciaram o cenário matemático mais simples possível para encontrar as origens da matéria escura.

O mesmo estudo também sugere uma nova forma para testar a origem da matéria escura: observar as assinaturas que esta deixa na distribuição da matéria no Universo.

“Embora este tipo de matéria escura seja muito difícil de ser encontrado em procedimentos com partículas, esta pode revelar a sua presença em observações astronómicas. Em breve, vamos saber mais sobre a origem da matéria escura quando o satélite Euclid for lançado em 2022. Será muito emocionante ver o que revelará sobre a matéria escura e se as suas descobertas podem ser utilizadas para atingir o pico do tempo antes do Big Bang”.

SA, ZAP //

12 Comments

  1. Existem tantas coisas, na Terra e fora da Terra que os Cientistas não sabem, que é melhor “jogar a toalha” e admitir a existência de Deus.
    Deus que ninguém sabe como É na prática.
    O acaso não gera um Universo tão grandioso!

    • Mau… não há já sites suficientes de religiosos malucos para falar/escrever sobre deuses?
      O acaso gera palermas que vem para sites de notícias escrever disparates religiosos….

    • O conhecimento dá muito trabalho, não é Evandro? É tão mais fácil a crença… Por isso é que a crença nada é face ao conhecimento. Eu teria vergonha intelectual por escrever um comentário como o seu, mas a ignorância é atrevida…

  2. Ninguém sabe se Deus existe, e se Deus existir ninguém sabe as coisas dele. Deixe essa conversa para quem realmente pensa, se as respostas fossem assim tão fáceis o mundo seria perfeito.

  3. Mais de 80% do céu escapa-nos de vista e da matéria bariônica sem a tecnologia vemos uma curta parte do espectro eletromagnético. Somos literalmente cegos!

  4. Eu não sou nenhum ignorante:
    1) Formado em Ciência da Computação (Ufba)
    2) Pós graduação em Geoprocessamento (Ufba)
    3) Formado em Inglês (Acbeu)
    4) Curso avançado de Inglês (Acbeu)
    5) Violonista Clássico e Popular (Professor particular e Auto estudo)

    As Ciências, incluindo a Astrofísica, evoluíram muito, mas, mesmo assim são muito limitados.
    Eu poderia detalhar mais o que quero dizer mas deixo com a imaginação de cada pessoa.
    O acaso não gera um ou diversos Universos.
    O raciocínio lógico, cartesiano, explica 2% de Deus. O restante (98 %), é intuição e sentimento.

  5. Talvez a matéria escura pura e simplesmente não exista. O que se procura explicar recorrendo a esse conceito talvez se possa explicar com base noutra conjectura mais simples e fácil de testar. É muito difícil designar de “científico” algo, como se refere no artigo, que “não se sabe o que é”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.