Matemático diz ter resolvido problema com 160 anos (e pode ganhar um milhão de dólares)

Tugsataydin / Wikimedia

O matemático Michael Francis Atiyah

Um conhecido matemático britânico acredita ter resolvido a hipótese de Riemann, um enigma matemático com quase 160 anos relacionado com a distribuição dos números primos.

O matemático britânico Michael Francis Atiyah deu a conhecer a possível resposta à hipótese de Riemann, um dos maiores enigmas matemáticos, esta segunda-feira, durante uma conferência no Heidelberg Laureate Forum, na Alemanha, conta o RT.

Atiyah, com 89 anos e já reformado, fez uma apresentação de quase uma hora para explicar a sua resolução deste problema matemático, sem resposta há quase 160 anos, tendo suscitado grande entusiasmo não só entre a comunidade científica mas também para quem seguia o evento pelas redes sociais.

Esta hipótese enigmática, formulada pelo alemão Bernhard Riemann em 1859, sustenta que a distribuição dos números primos não é aleatória, seguindo sim um padrão descrito numa equação chamada função zeta de Riemann, explica o site Science Alert.

10,000,000,000,000 números primos foram verificados e são consistentes com esta equação, mas não existe nenhuma prova de que todos (mesmo) seguem este padrão. Conclusão: o matemático de 89 anos diz ter conseguido prová-lo.

Baseando-se na obra de dois dos grandes matemáticos do século XX, John von Neumann e Friedrich Hirzebruch, o matemático de origem libanesa propõe que existe uma função matemática para essa consequência que se calcula mediante a chamada função zeta, que descreve a distribuição dos “zeros não triviais”. Assim, todo o zero não trivial da função zeta tem uma parte real igual a ½.

Atiyah é um dos matemáticos mais emblemáticos do Reino Unido, tendo já recebido alguns dos prémios mais importantes neste campo, como a Medalha Fields e o Prémio Abel. De acordo com a New Scientist, citada pelo RT, esta sua última teoria ainda não foi submetida a um rigoroso processo de revisão, por isso, a reação inicial foi de ceticismo.

Se a sua hipótese estiver correta, os matemáticos poderão ter um mapa da localização de todos esses números primos, um avanço com repercussões de larga escala em distintos campos da ciência. Por exemplo, um desses casos é a criptografia: a grande maioria da encriptação e dos métodos de codificação e segurança online giram em torno de um algoritmo baseado nos números primos.

A hipótese de Riemann é um dos sete Problemas do Milénio. Em 2000, o Clay Mathematics Institute (CMI), nos EUA, ofereceu uma recompensa de sete milhões de dólares a quem conseguisse resolvê-los. Desta forma, se a teoria de Atiyah for comprovada, o matemático vai ter direito a um milhão de dólares, cerca de 850 mil euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …