Matemático diz ter resolvido problema com 160 anos (e pode ganhar um milhão de dólares)

Tugsataydin / Wikimedia

O matemático Michael Francis Atiyah

Um conhecido matemático britânico acredita ter resolvido a hipótese de Riemann, um enigma matemático com quase 160 anos relacionado com a distribuição dos números primos.

O matemático britânico Michael Francis Atiyah deu a conhecer a possível resposta à hipótese de Riemann, um dos maiores enigmas matemáticos, esta segunda-feira, durante uma conferência no Heidelberg Laureate Forum, na Alemanha, conta o RT.

Atiyah, com 89 anos e já reformado, fez uma apresentação de quase uma hora para explicar a sua resolução deste problema matemático, sem resposta há quase 160 anos, tendo suscitado grande entusiasmo não só entre a comunidade científica mas também para quem seguia o evento pelas redes sociais.

Esta hipótese enigmática, formulada pelo alemão Bernhard Riemann em 1859, sustenta que a distribuição dos números primos não é aleatória, seguindo sim um padrão descrito numa equação chamada função zeta de Riemann, explica o site Science Alert.

10,000,000,000,000 números primos foram verificados e são consistentes com esta equação, mas não existe nenhuma prova de que todos (mesmo) seguem este padrão. Conclusão: o matemático de 89 anos diz ter conseguido prová-lo.

Baseando-se na obra de dois dos grandes matemáticos do século XX, John von Neumann e Friedrich Hirzebruch, o matemático de origem libanesa propõe que existe uma função matemática para essa consequência que se calcula mediante a chamada função zeta, que descreve a distribuição dos “zeros não triviais”. Assim, todo o zero não trivial da função zeta tem uma parte real igual a ½.

Atiyah é um dos matemáticos mais emblemáticos do Reino Unido, tendo já recebido alguns dos prémios mais importantes neste campo, como a Medalha Fields e o Prémio Abel. De acordo com a New Scientist, citada pelo RT, esta sua última teoria ainda não foi submetida a um rigoroso processo de revisão, por isso, a reação inicial foi de ceticismo.

Se a sua hipótese estiver correta, os matemáticos poderão ter um mapa da localização de todos esses números primos, um avanço com repercussões de larga escala em distintos campos da ciência. Por exemplo, um desses casos é a criptografia: a grande maioria da encriptação e dos métodos de codificação e segurança online giram em torno de um algoritmo baseado nos números primos.

A hipótese de Riemann é um dos sete Problemas do Milénio. Em 2000, o Clay Mathematics Institute (CMI), nos EUA, ofereceu uma recompensa de sete milhões de dólares a quem conseguisse resolvê-los. Desta forma, se a teoria de Atiyah for comprovada, o matemático vai ter direito a um milhão de dólares, cerca de 850 mil euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cartel de construtoras dos estádios do Mundial do Brasil investigado

Foi aberto um processo administrativo para investigar um cartel mantido por empresas de engenharia que atuou nas obras dos estádios usados no Mundial de futebol do Brasil, em 2014. O Governo brasileiro informou esta quarta-feira que …

Novos modelos de carros elétricos vão triplicar. Produção em Portugal "será praticamente inexistente"

O número de modelos de veículos elétricos irá triplicar no mercado europeu até 2021, mas a produção destes veículos em Portugal será praticamente inexistente até 2025, indica um estudo da Federação Europeia dos Transportes e …

Microsoft quer usar a inteligência artificial para salvar a história

Muitas pessoas associam a tecnologia àquilo que vai condenar a nossa espécie, mas a Microsoft planeia agora usar inteligência artificial para preservar a cultura, a linguagem e a história. O projeto "AI for Good", que em …

Bruxelas investiga Amazon por alegado uso de dados pessoais de vendedores

A Comissão Europeia abriu, esta quarta-feira, uma investigação à Amazon para determinar se a empresa usou informações pessoais “confidenciais” de vendedores independentes, quebrando as regras comunitárias na área da concorrência. A Comissão Europeia abriu uma investigação …

Parlamento não sabe o que fazer ao Acordo Ortográfico

Depois de dois anos de meio, foram ouvidas 16 entidades, recebidos 20 contributos escritos, houve uma petição, um projeto de resolução chumbado e uma iniciativa legislativa de cidadãos. Mas a Assembleia da República continua sem …

Ministério da Educação quer reduzir peso excessivo das mochilas dos alunos

O Ministério da Educação lançou esta quinta-feira uma campanha para sensibilizar pais, alunos, professores e diretores escolares a adotar medidas que reduzam o peso excessivo das mochilas dos alunos. A campanha de sensibilização lançada esta quinta-feira …

Morreu o eurodeputado do PS André Bradford. Estava em coma induzido

O eurodeputado do PS André Bradford, que estava em coma induzido desde dia 8 deste mês, faleceu nesta quinta-feira no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, revelou à agência Lusa fonte do PS/Açores. Bradford, …

Crise dos opióides nos EUA: 76 mil milhões de comprimidos e 70 mil overdoses

Entre 2006 e 2012 foram distribuídos setenta e seis mil milhões de comprimidos de duas substâncias opióides, a oxicodona e a di-hidrocodeína. As mais de 70 mil registadas em 2017 representam um aumento para o …

Erosão da costa portuguesa é grave (e vai piorar)

As zonas da costa com ocupação humana são as mais atingidas pelos efeitos da erosão costeira em Portugal, uma situação que vai agudizar-se, apesar das medidas que têm sido tomadas e que custam anualmente milhões …

Oito pessoas sofreram intoxicação por cloro nas piscinas de Odivelas

Oito pessoas sofreram uma intoxicação por cloro na sequência de um derrame nas piscinas municipais de Odivelas, na manhã de quarta-feira. Quatro dos feridos – com reações a nível respiratório – receberam assistência no local e …