Matemático diz ter resolvido problema com 160 anos (e pode ganhar um milhão de dólares)

Tugsataydin / Wikimedia

O matemático Michael Francis Atiyah

Um conhecido matemático britânico acredita ter resolvido a hipótese de Riemann, um enigma matemático com quase 160 anos relacionado com a distribuição dos números primos.

O matemático britânico Michael Francis Atiyah deu a conhecer a possível resposta à hipótese de Riemann, um dos maiores enigmas matemáticos, esta segunda-feira, durante uma conferência no Heidelberg Laureate Forum, na Alemanha, conta o RT.

Atiyah, com 89 anos e já reformado, fez uma apresentação de quase uma hora para explicar a sua resolução deste problema matemático, sem resposta há quase 160 anos, tendo suscitado grande entusiasmo não só entre a comunidade científica mas também para quem seguia o evento pelas redes sociais.

Esta hipótese enigmática, formulada pelo alemão Bernhard Riemann em 1859, sustenta que a distribuição dos números primos não é aleatória, seguindo sim um padrão descrito numa equação chamada função zeta de Riemann, explica o site Science Alert.

10,000,000,000,000 números primos foram verificados e são consistentes com esta equação, mas não existe nenhuma prova de que todos (mesmo) seguem este padrão. Conclusão: o matemático de 89 anos diz ter conseguido prová-lo.

Baseando-se na obra de dois dos grandes matemáticos do século XX, John von Neumann e Friedrich Hirzebruch, o matemático de origem libanesa propõe que existe uma função matemática para essa consequência que se calcula mediante a chamada função zeta, que descreve a distribuição dos “zeros não triviais”. Assim, todo o zero não trivial da função zeta tem uma parte real igual a ½.

Atiyah é um dos matemáticos mais emblemáticos do Reino Unido, tendo já recebido alguns dos prémios mais importantes neste campo, como a Medalha Fields e o Prémio Abel. De acordo com a New Scientist, citada pelo RT, esta sua última teoria ainda não foi submetida a um rigoroso processo de revisão, por isso, a reação inicial foi de ceticismo.

Se a sua hipótese estiver correta, os matemáticos poderão ter um mapa da localização de todos esses números primos, um avanço com repercussões de larga escala em distintos campos da ciência. Por exemplo, um desses casos é a criptografia: a grande maioria da encriptação e dos métodos de codificação e segurança online giram em torno de um algoritmo baseado nos números primos.

A hipótese de Riemann é um dos sete Problemas do Milénio. Em 2000, o Clay Mathematics Institute (CMI), nos EUA, ofereceu uma recompensa de sete milhões de dólares a quem conseguisse resolvê-los. Desta forma, se a teoria de Atiyah for comprovada, o matemático vai ter direito a um milhão de dólares, cerca de 850 mil euros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia fala em terrorismo

Um homem esfaqueou, esta quarta-feira, um grupo de pessoas na vila de Vetlanda, na Suécia. Há pelo menos oito feridos, que foram transportados para o hospital, e as autoridades policiais suspeitam de um “ataque terrorista”. O …

China testa moeda digital nacional nas principais cidades

A mudança para a moeda digital dá aos governos mais controle sobre o seu dinheiro. É o que procura a China, onde o Executivo está a testar a eCNY, lançada em 2020, em cidades como …