Matemático diz ter resolvido problema com 160 anos (e pode ganhar um milhão de dólares)

Tugsataydin / Wikimedia

O matemático Michael Francis Atiyah

Um conhecido matemático britânico acredita ter resolvido a hipótese de Riemann, um enigma matemático com quase 160 anos relacionado com a distribuição dos números primos.

O matemático britânico Michael Francis Atiyah deu a conhecer a possível resposta à hipótese de Riemann, um dos maiores enigmas matemáticos, esta segunda-feira, durante uma conferência no Heidelberg Laureate Forum, na Alemanha, conta o RT.

Atiyah, com 89 anos e já reformado, fez uma apresentação de quase uma hora para explicar a sua resolução deste problema matemático, sem resposta há quase 160 anos, tendo suscitado grande entusiasmo não só entre a comunidade científica mas também para quem seguia o evento pelas redes sociais.

Esta hipótese enigmática, formulada pelo alemão Bernhard Riemann em 1859, sustenta que a distribuição dos números primos não é aleatória, seguindo sim um padrão descrito numa equação chamada função zeta de Riemann, explica o site Science Alert.

10,000,000,000,000 números primos foram verificados e são consistentes com esta equação, mas não existe nenhuma prova de que todos (mesmo) seguem este padrão. Conclusão: o matemático de 89 anos diz ter conseguido prová-lo.

Baseando-se na obra de dois dos grandes matemáticos do século XX, John von Neumann e Friedrich Hirzebruch, o matemático de origem libanesa propõe que existe uma função matemática para essa consequência que se calcula mediante a chamada função zeta, que descreve a distribuição dos “zeros não triviais”. Assim, todo o zero não trivial da função zeta tem uma parte real igual a ½.

Atiyah é um dos matemáticos mais emblemáticos do Reino Unido, tendo já recebido alguns dos prémios mais importantes neste campo, como a Medalha Fields e o Prémio Abel. De acordo com a New Scientist, citada pelo RT, esta sua última teoria ainda não foi submetida a um rigoroso processo de revisão, por isso, a reação inicial foi de ceticismo.

Se a sua hipótese estiver correta, os matemáticos poderão ter um mapa da localização de todos esses números primos, um avanço com repercussões de larga escala em distintos campos da ciência. Por exemplo, um desses casos é a criptografia: a grande maioria da encriptação e dos métodos de codificação e segurança online giram em torno de um algoritmo baseado nos números primos.

A hipótese de Riemann é um dos sete Problemas do Milénio. Em 2000, o Clay Mathematics Institute (CMI), nos EUA, ofereceu uma recompensa de sete milhões de dólares a quem conseguisse resolvê-los. Desta forma, se a teoria de Atiyah for comprovada, o matemático vai ter direito a um milhão de dólares, cerca de 850 mil euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo deverá anunciar medidas para bloquear coleção Berardo após as eleições

Num momento em que se tornou público que a Fundação Berardo corre risco de falência, três ministérios estudam as medidas para preservar a coleção do empresário e mantê-la aberta ao público. "Será em breve", garantiram os …

Europeias: PS com candidatos "escondidos", CDU só observa e Rangel já faz rimas ao primeiro-ministro

A dias do escrutínio para o Parlamento Europeu, PS acusou o BE de ser ambíguo, CDS critica respostas de Costa sobre Tancos e PSD quer ver "candidatos escondidos" do PS. Até já há rimas para …

Na corrida às Europeias, o PS está à frente do PSD (e o Bloco já vale o dobro do CDS)

O PS e a Esquerda crescem, o PSD e a Direita perdem. Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, os socialistas somam 32,4% da intenção de voto, enquanto o PSD …

CGD ainda é dos bancos que têm mais crédito para investir em ações

Os bancos cortaram nos empréstimos para a compra de ações desde a crise. Mas têm ainda um valor elevado de financiamentos deste tipo. Este crédito é visto com cautela pelos supervisores e levaram a que bancos …

Partido de Modi a caminho de resultado histórico na Índia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu partido nacionalista hindu lideram a contagem de votos nas legislativas do país. Às 10h05 (05h35 em Lisboa), o Partido Bharatiya Janata (BJP, ou Partido do Povo Indiano, no …

Hells Angels saem em liberdade (mas com várias proibições)

Os 17 elementos do grupo Hells Angels detidos pela Polícia Judiciária na terça-feira saíram todos em liberdade, após primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, disseram à agência Lusa advogados no …

Arqueólogos resolveram o mistério dos "porcos" de Barbados

Em Barbados, país insular soberano nas Pequenas Antilhas, existe um mistério histórico desde que os primeiros colonos ingleses chegaram em 1627. À chegada, os exploradores encontraram o que pensavam ser uma vara de porcos europeus selvagens. …

230 professores que pediram pré-reforma ainda não tiveram luz verde

Foram 230 os pedidos de professores interessados em pedir a pré-reforma que chegaram à Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE). Mas até agora nenhum deles teve luz verde para avançar. A pré-reforma com suspensão da prestação de …

Theresa May pode demitir-se esta sexta-feira

A pressão sobre Theresa May tornou-se insuportável, segundo o jornal britânico The Times, que cita fontes dos conservadores próximas de May, após mais uma demissão no executivo de Londres. De acordo com o jornal, a primeira-ministra …

Os percevejos andaram ao lado do T-rex (e sobreviveram ao asteróide que matou os dinossauros)

Percevejos têm sido companheiros parasitas de outras espécies além dos humanos durante mais de cem milhões de anos, tendo caminhado na terra ao mesmo tempo que os dinossauros. Uma equipa internacional de cientistas comparou o ADN …