A matemática ensina-lhe como tirar a chávena de café perfeita

Através de um modelo matemático, uma equipa de cientistas conseguiu encontrar a forma perfeita de fazer uma chávena de café expresso. Para além de ser mais saboroso, há um menor desperdício.

Já alguma vez se perguntou por que o café que faz em casa tem um sabor diferente das bebidas que compra nos cafés? Ou por que o café do mesmo local pode ter um sabor diferente ao longo da semana? Um estudo recente, publicado esta semana na revista Matter, sugere que esta variação reduz-se a uma inconsistência inerente aos métodos comuns de fazer café.

Felizmente, os cientistas acreditam ter descoberto a solução para fazer um ótimo café expresso — a seu gosto — sempre.

A qualidade de uma chávena de café depende da variedade e origem, da torrefação e da química da água. A maneira de fazê-lo também desempenha um papel crítico na determinação do sabor geral. O café expresso é certamente o método mais complicado, pois requer medições precisas. No entanto, o café expresso também sustenta todos os tipos de café, já que é a base dos lattes e cappuccinos.

Para fazer café expresso, a água quente é forçada através de uma cama de café finamente moída. O barista toma decisões sobre a quantidade de café e água a usar e quão finamente o café é moído. A pressão da água, a temperatura e o volume de infusão da máquina também são cruciais quando se trata de sabor. Juntos, estes parâmetros controlam a proporção relativa de cerca de 2.000 produtos químicos diferentes.

A matemática ajuda

A equipa de investigação formulou um modelo matemático para simular a preparação de um café expresso em condições realistas de café. Usaram isso para fazer previsões de quanto do café sólido acaba dissolvido no copo. Essa percentagem é a principal métrica usada pela indústria para avaliar diferentes receitas de café.

Resolvendo uma série de equações, descobriram que o modelo prediz com precisão os rendimentos de extração que vemos na vida real, exceto quando o café é moído muito finamente.

Mas o objetivo de um barista passa também por reproduzir sempre o mesmo sabor do café. Ao contrário das expectativas, descobriram que, para tirar cafés consistentemente saborosos, o barista deveria usar menos café e moer o café um pouco mais grosso.

A teoria matemática diz que isto acontece porque reduzir a massa de café significa que a água flui mais rapidamente através da cama de café mais rasa. A moagem grossa resulta numa cama relativamente permeável, de modo que o fluxo e a extração da água são uniformes e previsíveis.

Obviamente, nem todos gostam do mesmo perfil de sabor, razão pela qual há uma série de procedimentos que o barista pode usar para ajudar a navegar pelos vários sabores disponíveis no seu café. Uma das formas é misturando duas doses com extrações diferentes.

Uma das principais conclusões, é que os baristas são capazes de reduzir o desperdício de café em até 25% por dose de café expresso, aumentando drasticamente os seus lucros anuais sem sacrificar a qualidade. Além disso, estima-se que 60% das espécies de café estão em vias de extinção.

Então, por outras palavras, usar menos café não é apenas melhor para fazer um expresso consistentemente saboroso, mas também é melhor para a carteira e para o ambiente.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia.
    Votos de um bom domingo.
    O título do artigo:
    “A matemática ensina-lhe como tirar a chávena de café perfeita”
    não está no melhor português.
    Correctamente, deverá ser:
    “A matemática ensina-o como tirar a chávena de café perfeita”

RESPONDER

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …

Pássaro com 46 mil anos encontrado com penas e garras intactas na Sibéria

Os arqueólogos já descobriram muitos espécimes antigos notáveis no permafrost da Sibéria. Desta feita, encontraram os restos mumificados de um pássaro com 46 mil anos que ainda tem penas e garras intactas. De acordo com a …