Máscaras descartáveis são de plástico e ameaçam flagelo ambiental. Governo lança campanha de sensibilização

1

Em plena Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lançou a campanha “Não Deixes Cair a Máscara”. Por mês, são usadas no país 150 milhões de máscaras.

De acordo com as mais recentes estimativas, são usadas e deitadas fora em Portugal, todos os meses, 150 milhões de máscaras descartáveis. Estas são feitas de polipropileno, sendo que cada uma destas máscaras necessita de 300 a 400 anos para se degradar.

Se apenas 1% destas 150 milhões de máscaras forem descartadas incorretamente para o chão, além do risco para a saúde pública, cerca de seis toneladas de plástico acabarão no solo, cursos de água e no mar, avança o ECO.

O Governo estima ainda que, se considerarmos que todos os alunos (desde o 2.º ciclo ao ensino superior) optam por utilizar máscara descartável em vez de máscara reutilizável, no final do ano letivo, o conjunto de máscaras utilizadas será suficiente para ocupar uma área equivalente a sete vezes a área do nosso território nacional (continente e ilhas).

Perante estes números avassaladores, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lançou a campanha “Não Deixes Cair a Máscara”.

A campanha promove o uso de máscaras reutilizáveis em detrimento das descartáveis, evitando a produção de resíduos, e sensibilizar para a correta deposição de máscaras descartáveis, assegurando que são colocadas no contentor dos indiferenciados.

Com um público-alvo preferencial (a população em idade escolar) reconhecida pela sua forte consciência ambiental, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática espera sensibilizar um conjunto de pessoas mais alargado como os pais e famílias, professores e outros elementos da comunidade escolar.

Nas próximas semanas, o movimento #NãoDeixesCairaMáscara será difundido em vários meios de comunicação, através de um spot televisivo e de rádio.

Também no site da iniciativa e no Instagram serão partilhadas informações sobre a prevenção de produção de resíduos e todos os designs exclusivos criados para esta campanha, para utilização livre das instituições e empresas que queiram juntar-se a esta ação e a este movimento.

A campanha apela ao uso de máscaras reutilizáveis “made in Portugal” de modo a contribuir para dinamizar a economia local e a promover a criação de emprego. Financiada pelo Fundo Ambiental, a campanha foi apresentada pela secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa.

O Governo apelou assim ao uso de máscaras respiratórias reutilizáveis para reduzir os custos ambientais das descartáveis, que podem representar seis toneladas de plástico a ir parar aos mares todos os meses, só a partir de Portugal. As reutilizáveis são “uma barreira de segurança fiável para o dia-a-dia” desde que lavadas e tratadas, disse a secretária de Estado.

As contas já tinham sido feitas por três organizações não governamentais de ambiente: se todos usarmos uma máscara descartável por dia, ao fim de um ano serão três mil milhões destes resíduos de uso único que podem ir parar ao lixo ou, pior, ao mar.

ZAP //

1 Comment

  1. Utilizo mascaras descartáveis, e fico indignado face a tanta falta de Civismo que caracteriza certas Pessoas. Nas saídas de Supermercados é recorrente ver mascaras abandonadas no chão, mesmo com contentores de recolha de lixo a poucos metros.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.