A “máscara mais inteligente do mundo” é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a leitura labial e ver sinais faciais quando o utilizador está a falar.

A Razer refere-se ao Projeto Hazel como uma máscara N95 cirúrgica, mas ainda não obteve nenhuma das aprovações e certificações necessárias da Food and Drug Administration, dos Centros para Controlo e Prevenção de Doenças ou da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional.

Num comunicado ao The Verge, a Razer disse que está a trabalhar com uma equipa de especialistas e cientistas que estão a ajudar a desenvolver a máscara para que esta possa entrar em circulação.

As principais características desta máscara estão nas suas duas zonas circulares que se situam ao lado da boca, pois aqui estão presentes dois ventiladores. A empresa afirma que estes ventiladores de disco ativos, filtram o ar que é inspirado, combatendo assim cerca de 95% das partículas transportadas pelo ar, incluindo o vírus que causa a covid-19.

Esses ventiladores são removíveis e recarregáveis, porém um porta-voz da empresa disse ao The Verge que a longevidade destes ainda está a ser testada e, quando os filtros precisam ser trocados, a Razer prevê que os utilizadores devem ser notificados através de uma aplicação móvel complementar.

A nova máscara também deverá possuir microfones e amplificadores para que a voz seja projetada para fora. A Razer avançou que está a trabalhar com engenheiros de som da THX para encontrar um equilíbrio nesta questão.

De acordo com os criadores da máscara, esta é confortável, apesar de toda a tecnologia interna, uma vez que conta com uma proteção de silicone e usa presilhas ajustáveis ​​para que a maioria das pessoas consiga encontrar o ajuste adequado.

Um outra novidade é que cada um dos anéis do respirador e do amplificador pode brilhar numa cor escolhida pelo utilizador. Desta forma, quando escurece, um conjunto de LEDs é ativado automaticamente para iluminar a boca do indivíduo e desta forma permitir que as outras pessoas a vejam enquanto fala.

O Projeto Hazel deverá incluir um estojo de carregamento que esteriliza a máscara com luz ultravioleta quando esta não está a ser usada.

Para já, a empresa ainda não definiu um preço ou uma data de lançamento.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …