A “máscara mais inteligente do mundo” é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a leitura labial e ver sinais faciais quando o utilizador está a falar.

A Razer refere-se ao Projeto Hazel como uma máscara N95 cirúrgica, mas ainda não obteve nenhuma das aprovações e certificações necessárias da Food and Drug Administration, dos Centros para Controlo e Prevenção de Doenças ou da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional.

Num comunicado ao The Verge, a Razer disse que está a trabalhar com uma equipa de especialistas e cientistas que estão a ajudar a desenvolver a máscara para que esta possa entrar em circulação.

As principais características desta máscara estão nas suas duas zonas circulares que se situam ao lado da boca, pois aqui estão presentes dois ventiladores. A empresa afirma que estes ventiladores de disco ativos, filtram o ar que é inspirado, combatendo assim cerca de 95% das partículas transportadas pelo ar, incluindo o vírus que causa a covid-19.

Esses ventiladores são removíveis e recarregáveis, porém um porta-voz da empresa disse ao The Verge que a longevidade destes ainda está a ser testada e, quando os filtros precisam ser trocados, a Razer prevê que os utilizadores devem ser notificados através de uma aplicação móvel complementar.

A nova máscara também deverá possuir microfones e amplificadores para que a voz seja projetada para fora. A Razer avançou que está a trabalhar com engenheiros de som da THX para encontrar um equilíbrio nesta questão.

De acordo com os criadores da máscara, esta é confortável, apesar de toda a tecnologia interna, uma vez que conta com uma proteção de silicone e usa presilhas ajustáveis ​​para que a maioria das pessoas consiga encontrar o ajuste adequado.

Um outra novidade é que cada um dos anéis do respirador e do amplificador pode brilhar numa cor escolhida pelo utilizador. Desta forma, quando escurece, um conjunto de LEDs é ativado automaticamente para iluminar a boca do indivíduo e desta forma permitir que as outras pessoas a vejam enquanto fala.

O Projeto Hazel deverá incluir um estojo de carregamento que esteriliza a máscara com luz ultravioleta quando esta não está a ser usada.

Para já, a empresa ainda não definiu um preço ou uma data de lançamento.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

SEF oficialmente extinto. Serviço de Estrangeiros e Asilo entra em funções esta quinta-feira

O processo de reestruturação do SEF foi publicado em Diário da República, esta quarta-feira, entrando em vigor no dia seguinte, ou seja, esta quinta-feira. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi oficialmente extinto esta quarta-feira, …

União Europeia não vai renovar contrato com AstraZeneca e Johnson & Johnson

A União Europeia não vai renovar os contratos da vacina contra a covid-19 com empresas como Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano. A notícia da decisão de não renovação dos contratos da vacina contra …

Entre um Porto "dominante" e "ineficaz", a bicicleta de Taremi foi um "inútil golo de bandeira"

A imprensa internacional realça a boa prestação do FC Porto e o golo de bandeira de Taremi, que acabou por revelar-se insuficiente para dar continuidade às aspirações portistas. O FC Porto está fora da Liga dos …

Eventual criação do indicador "incidência vizinha" pode influenciar planos do Governo

Esta terça-feira, na reunião no Infarmed, o matemático Óscar Felgueiras defendeu a criação de um novo indicador, "incidência vizinha", que teria como vantagens sinalizar risco associado à proximidade de zonas mais críticas e evitar a …

Relatório secreto de Costa Pinto defende que Banco de Portugal podia ter feito mais no BES

O "Relatório Costa Pinto" argumenta que o Banco de Portugal tinha conhecimento dos problemas do BES e tinha poderes para fazer mais, melhor e mais cedo. O "Relatório Costa Pinto" tem vindo a ser negado ao …

Lopetegui viu Corona em Sevilha e pode avançar com proposta

Julen Lopetegui, treinador do Sevilha, está atento a Tecatito Corona. O extremo portista mostrou-se em bom plano frente ao Chelsea. O antigo treinador dos 'dragões' Julen Lopetegui, atualmente no comando técnico do Sevilha, esteve esta terça-feira …

Especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …

Oposição quer redução de portagens. Governo responde com cortes ou aumento de impostos

O Governo disse hoje que a redução de portagens nas ex-SCUT "é legal e constitucional", defendendo que a Assembleia da República deve ajudar a encontrar a compensação para encargos de até 149 milhões de euros …

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia. Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual …

Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS suspeito no negócio

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo.  Fonte da direção do PSD disse, …