Máscara de proteção? Não, este passageiro prefere usar uma cobra

Um passageiro improvisou e usou uma cobra como máscara durante uma viagem de autocarro, que decorreu, na segunda-feira, numa cidade perto de Manchester. Acabou por ser convidado a sair do transporte.

Existem as máscaras descartáveis de uma só utilização, as máscaras reutilizáveis, e até as máscaras de tecido – que são laváveis. O que talvez não saiba é que pode haver outro tipo de máscaras. O destemido homem decidiu usar uma cobra como máscara durante uma viagem de autocarro entre Swinton e Manchester.

À primeira vista, parecia um mero cachecol que também servia de proteção das vias respiratórias mas, de repente, o objeto começou a mexer-se e causou curiosidade a todos os outros passageiros. Um dos presentes gravou a situação num vídeo, que depois acabou por publicar no YouTube.

Parece demasiado insólito para ser verdade, mas tratava-se efetivamente de uma longa cobra enrolada ao pescoço que cobria a boca e parcialmente o nariz.

Apesar da duvidosa proteção respiratória, esta foi provavelmente a forma que o passageiro encontrou de cumprir as normas estabelecidas para cumprimento do distanciamento social. Segundo a BBC, se era essa a ideia, saiu furada. Uma testemunha garantiu que os outros passageiros acharam o incidente “muito engraçado” e não se incomodaram com a presença do réptil.

Uma passageira, que preferiu manter-se anónima, disse mesmo que durante a viagem “ninguém pestanejou”.

Seja como for, o caso criou um problema para as autoridades de transportes, uma vez que a utilização de um meio de proteção respiratória para passageiros acima dos 11 anos é obrigatória no Reino Unido.

Um porta-voz da rede de transportes de Manchester disse à BBC que “as regras do governo claramente afirmam que estas proteções não têm de ser máscaras cirúrgicas e que os passageiros podem fazer as suas próprias máscaras ou utilizar algo apropriado, como um cachecol ou uma bandana”, ainda assim “e apesar de haver uma certa dose de interpretação do que podemos usar, não cremos que tal se aplique à pele de cobra”, acrescentou.

O passageiro (e a sua cobra) foram assim convidados a sair do transporte.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Leopoldo López admite que nunca quis fugir (e promete regressar para "libertar" a Venezuela)

O líder da oposição venezuelana Leopoldo López disse esta terça-feira, em Madrid, na primeira conferência de imprensa depois de ter saído do seu país, que nunca o quis deixar e que a intenção é "regressar …

É "tempo de unidade". Ex-ministro da Saúde apela a Marta Temido para deixar "retórica ideológica"

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que é "tempo de unidade no país" e é preciso "falar verdade" quanto à pandemia da covid-19, considerando que um novo confinamento generalizado "seria devastador". Adalberto …

Benfica vai a votos. Sócios escolhem entre a continuidade ou a mudança

O Benfica elege, esta quarta-feira, o novo presidente do clube, numas eleições em que Luís Filipe Vieira se candidata a um sexto mandato, frente a João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva. As eleições, que …

Europa perto da rutura. Merkel e Macron preparam novas restrições

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o "sério risco" de os hospitais na Europa ficarem saturados em breve, apesar de reconhecer melhor preparação e maiores probabilidades de sobrevivência. "A não …

"Uma mão cheia de nada". PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de "strogonoff-vegan", procurando assim o apoio de PCP e PAN. Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura …

Recolher obrigatório, centros comerciais a fechar mais cedo e ensino à distância. Cenário pode estar próximo no Norte

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …