Máscara de proteção? Não, este passageiro prefere usar uma cobra

Um passageiro improvisou e usou uma cobra como máscara durante uma viagem de autocarro, que decorreu, na segunda-feira, numa cidade perto de Manchester. Acabou por ser convidado a sair do transporte.

Existem as máscaras descartáveis de uma só utilização, as máscaras reutilizáveis, e até as máscaras de tecido – que são laváveis. O que talvez não saiba é que pode haver outro tipo de máscaras. O destemido homem decidiu usar uma cobra como máscara durante uma viagem de autocarro entre Swinton e Manchester.

À primeira vista, parecia um mero cachecol que também servia de proteção das vias respiratórias mas, de repente, o objeto começou a mexer-se e causou curiosidade a todos os outros passageiros. Um dos presentes gravou a situação num vídeo, que depois acabou por publicar no YouTube.

Parece demasiado insólito para ser verdade, mas tratava-se efetivamente de uma longa cobra enrolada ao pescoço que cobria a boca e parcialmente o nariz.

Apesar da duvidosa proteção respiratória, esta foi provavelmente a forma que o passageiro encontrou de cumprir as normas estabelecidas para cumprimento do distanciamento social. Segundo a BBC, se era essa a ideia, saiu furada. Uma testemunha garantiu que os outros passageiros acharam o incidente “muito engraçado” e não se incomodaram com a presença do réptil.

Uma passageira, que preferiu manter-se anónima, disse mesmo que durante a viagem “ninguém pestanejou”.

Seja como for, o caso criou um problema para as autoridades de transportes, uma vez que a utilização de um meio de proteção respiratória para passageiros acima dos 11 anos é obrigatória no Reino Unido.

Um porta-voz da rede de transportes de Manchester disse à BBC que “as regras do governo claramente afirmam que estas proteções não têm de ser máscaras cirúrgicas e que os passageiros podem fazer as suas próprias máscaras ou utilizar algo apropriado, como um cachecol ou uma bandana”, ainda assim “e apesar de haver uma certa dose de interpretação do que podemos usar, não cremos que tal se aplique à pele de cobra”, acrescentou.

O passageiro (e a sua cobra) foram assim convidados a sair do transporte.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Suíça, os jovens vão poder voltar a cantar. Nos EUA, teme-se o impacto da variante britânica

A Suíça vai avançar com a primeira fase de um plano de desconfinamento cauteloso. Nos Estados Unidos, a variante britânica preocupa. Depois de a Suíça ter proibido o canto em dezembro do ano passado, os jovens …

China e Singapura realizam exercícios navais conjuntos

As Marinhas de Guerra da China e Singapura informaram na quarta-feira que estão a realizar exercícios navais conjuntos, iniciativa que a diplomacia chinesa espera que contribua para uma aproximação do aliado asiático norte-americano às suas …

Austrália aprova lei e é o primeiro país a obrigar Facebook e Google a pagar conteúdos jornalísticos

O Parlamento da Austrália aprovou a lei que impõe à Google e ao Facebook o pagamento aos órgãos de comunicação australianos pela publicação dos seus conteúdos jornalísticos, a primeira legislação do mundo deste género. A lei …

Situação clínica de Alfredo Quintana é "muito grave"

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol, de 32 anos, sofreu uma paragem cardíaca num treino, na segunda-feira. Encontra-se internado no Hospital de São João, no Porto, e a situação clínica é "muito grave". A situação clínica …

Documentos mostram que assassinos de Khashoggi usaram aviões de empresa controlada pelo príncipe herdeiro

Documentos judiciais revelam que os dois jatos particulares usados ​​pelos supostos assassinos do jornalista Jamal Khashoggi pertenciam a uma empresa que, menos de um ano antes, tinha sido apreendida pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Os …

António Guterres agradece confiança do Governo português

O secretário-geral da ONU expressou, esta quarta-feira, agradecimento e humildade por receber o apoio oficial do Governo português para um segundo mandato e prometeu fazer de tudo para continuar a ser digno da renomeação. "O secretário-geral …

Israel identifica cidadãos que não foram vacinados. Na Galiza, quem recusar vacina arrisca multa

O Parlamento israelita autorizou esta quarta-feira o Ministério da Saúde a comunicar às entidades públicas do país as identidades de pessoas não vacinadas contra a covid-19, levantando preocupações sobre a privacidade dos cidadãos que recusam …

Testes por saliva usados em eventos-piloto antes de festivais de verão

Os agentes ligados a festivais e concertos e a Direção-Geral de Saúde (DGS) vão realizar várias experiências-piloto para se perceber em que moldes se podem concretizar os festivais de música no verão. Uma das ideias é …

Mais 49 mortes e 1.160 casos de covid-19. Há menos doentes internados do que no Natal

O boletim divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que foram registados 1.160 novos casos de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, morreram 49 pessoas. Portugal registou, esta quinta-feira, 1.160 novos casos de …

Bruxelas vai rever regras de uso de telemóvel em roaming

A Comissão Europeia vai rever as regras sobre o roaming do telemóvel, ajustando as tarifas máximas e aumentando a transparência, tendo em vista que o regulamento em vigor caduca a 30 de junho de 2022. Segundo …