Máscara de proteção? Não, este passageiro prefere usar uma cobra

Um passageiro improvisou e usou uma cobra como máscara durante uma viagem de autocarro, que decorreu, na segunda-feira, numa cidade perto de Manchester. Acabou por ser convidado a sair do transporte.

Existem as máscaras descartáveis de uma só utilização, as máscaras reutilizáveis, e até as máscaras de tecido – que são laváveis. O que talvez não saiba é que pode haver outro tipo de máscaras. O destemido homem decidiu usar uma cobra como máscara durante uma viagem de autocarro entre Swinton e Manchester.

À primeira vista, parecia um mero cachecol que também servia de proteção das vias respiratórias mas, de repente, o objeto começou a mexer-se e causou curiosidade a todos os outros passageiros. Um dos presentes gravou a situação num vídeo, que depois acabou por publicar no YouTube.

Parece demasiado insólito para ser verdade, mas tratava-se efetivamente de uma longa cobra enrolada ao pescoço que cobria a boca e parcialmente o nariz.

Apesar da duvidosa proteção respiratória, esta foi provavelmente a forma que o passageiro encontrou de cumprir as normas estabelecidas para cumprimento do distanciamento social. Segundo a BBC, se era essa a ideia, saiu furada. Uma testemunha garantiu que os outros passageiros acharam o incidente “muito engraçado” e não se incomodaram com a presença do réptil.

Uma passageira, que preferiu manter-se anónima, disse mesmo que durante a viagem “ninguém pestanejou”.

Seja como for, o caso criou um problema para as autoridades de transportes, uma vez que a utilização de um meio de proteção respiratória para passageiros acima dos 11 anos é obrigatória no Reino Unido.

Um porta-voz da rede de transportes de Manchester disse à BBC que “as regras do governo claramente afirmam que estas proteções não têm de ser máscaras cirúrgicas e que os passageiros podem fazer as suas próprias máscaras ou utilizar algo apropriado, como um cachecol ou uma bandana”, ainda assim “e apesar de haver uma certa dose de interpretação do que podemos usar, não cremos que tal se aplique à pele de cobra”, acrescentou.

O passageiro (e a sua cobra) foram assim convidados a sair do transporte.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Príncipes da Torre". Um dos crimes mais misteriosos de sempre pode ter sido resolvido

Novas evidências sugerem que Ricardo III pode mesmo ter ordenado o assassinato de dois príncipes em Inglaterra. É talvez uma das maiores histórias de mistério de assassinato da história britânica — um jovem rei e o …

Acordo de Concertação prevê licenças e apoios fiscais à formação

Já se conhecem algumas das medidas previstas no Acordo de Formação Profissional e Qualificações, assinado ontem pelo governo, confederações patronais e UGT. O governo, as confederações patronais e a UGT assinaram, esta quarta-feira, o Acordo de …

Relatório do Novo Banco estilhaça PSD. Pinto Luz sai em defesa de Passos Coelho e critica Rui Rio

Esta quarta-feira, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou duras críticas ao atual líder do PSD depois de o partido ter aprovado o relatório que acusa o Governo de Pedro Passos Coelho …

Cientistas "encontraram" a válvula de Nikola Tesla nos intestinos de tubarões

Cientistas descobriram que os intestinos de tubarões funcionam de forma semelhante à famosa válvula unidirecional de Nikola Tesla, criada há mais de 100 anos. Pela primeira vez, cientistas fizeram exames 3D de intestinos de tubarão para …

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …