/

Máscara pré-colombiana encontrada numa praia dos EUA (e pode fazer parte de um tesouro perdido)

Uma antiga máscara funerária da era pré-colombiana foi encontrada na praia de Melbourne, na Florida, Estados Unidos. O achado arqueológico terá cerca de dez mil anos.

De acordo com os meios de comunicação locais, o achado reavivou a esperança do investigador Mike Torres de encontrar o saque de milhões de dólares de uma frota de navios espanhóis naufragados em 1715, numa viagem de Cuba para Espanha por causa de um furacão.

É relatado que o especialista está há mais de uma década à procura do tesouro, avaliado em quatro mil milhões de dólares, e acredita-se que se esconda algures nas costas da Florida. Torres, que colabora com a Seafarer Exploration Corporation, ressalta que esta é a sua maior descoberta em 11 anos e que a máscara mortuária poderia ajudá-los a localizar o espólio perdido.

Após a realização dos testes, determinou-se que o objeto era feito principalmente de cobre. No entanto, também continha vestígios de ouro, prata e irídio, um material encontrado em meteoritos.

A hipótese atual é que a máscara já ter sido dourada e que os espanhóis poderiam tê-la roubado de um túmulo localizado no Peru para levá-la para Espanha como um “presente para a realeza”.

Além disso, Torres disse que, embora a idade exata do objeto ainda não tenha sido confirmada, é “um dos primeiros testes da capacidade do homem para trabalhar com metais e usar o irídio“. “Isto muda as coisas e pode alterar a forma como percecionamos as antigas culturas peruanas”.

A equipa está atualmente a procurar o naufrágio num um local não revelado no estado norte-americano da Florida. Em relação à máscara, Mike Torres quer doá-la a um museu.

Se o resto do tesouro for descoberto, Torres e Seafarer Exploration Corporation ficarão com 80% dele. Torres disse que seria mantido numa coleção e preservado para exibição pública. O estado da Florida ficará com o restante da descoberta.

ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.