Martin Schulz eleito novamente presidente do Parlamento Europeu

European Parliament / Flickr

Martin Schulz,  presidente do Parlamento Europeu

Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu

O alemão Martin Schulz foi eleito esta terça-feira presidente do Parlamento Europeu, para um mandato de dois anos e meio, no primeiro dia da sessão plenária desta legislatura após as eleições europeias de maio.

Entre hoje e quinta-feira, o novo Parlamento Europeu realiza a sua sessão constitutiva, em Estrasburgo, França, com Portugal a ser representado por 21 deputados. A primeira tarefa dos eurodeputados foi a eleição do presidente.

Martin Schulz, que era presidente do Parlamento Europeu na anterior legislatura, foi novamente eleito.

O tradicional acordo estabelecido entre as duas maiores famílias políticas, Partido Popular Europeu (PPE) e Socialistas Europeus (S&D), contempla a “divisão” da presidência, com um socialista a ocupar o cargo nos primeiros dois anos e meio da legislatura, e uma figura do PPE a suceder-lhe em janeiro de 2017.

Schulz foi o candidato do Partido Socialista Europeu às eleições para a presidência da Comissão Europeia, vencidas pelo PPE. Jean-Claude Juncker, candidato dos populares, foi indicado este fim de semana pelos líderes europeus para substituir Durão Barroso, e deverá ser oficialmente eleito pelo novo Parlamento para a presidência da CE nas próximas semanas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.