Marte pode ter tido vida ainda antes da Terra

Uma equipa internacional de cientistas, liderada pela Universidade de Western Ontario, no Canadá, acredita que Marte pode ter tido condições para albergar vida logo após o impacto de um enorme meteorito há cerca de 4.500 milhões de anos.

Depois de Marte e da Terra se terem formado, o número e o tamanho dos meteoritos diminuíram gradualmente, tornando-se pouco frequentes para criar condições favoráveis à existência de vida, começaram por explicar os cientistas, citados em comunicado.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Nature Geoscience, a vida poderá ter prosperado no Planeta Vermelho entre 4.200 e 3.500 milhões de anos atrás.

Este período de tempo, sustenta a equipa na mesma nota, “precede as primeiras evidências da vida na Terra até 500 milhões de anos”.

Para a investigação, os cientistas analisaram os fragmentos mais antigos disponíveis de meteoritos que se acredita terem origem nas terras altas e do sul de Marte.

Os resultados sugerem que o forte impacto destes corpos celestes parou no planeta antes que os fragmentos analisados fossem formandos, o que significa que a “a superfície marciana se teria tornado habitável na época. Tal como se acredita, observam ainda os cientistas, “a água era abundante” em Marte.

“Os impactos de grandes meteoritos em Marte, entre 4.200 e 3.500 milhões de anos atrás, podem ter acelerado a libertação das primeiras águas do interior do planeta, lançando as bases para reações de formação de vida”, disse Desmond Moser, um dos cientistas envolvidos na investigação.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. grande confusão de números que vai nesse artigo …. 4,5 milhões , 4200 milhões, 35000 milhões …. decidam-se!

  2. Eu imagino que dentro de uma redação deve ter um pessoal só pra corrigir os erros de português, mas Esqueceram de corrigir a palavra equipa por (equipe), ou é assim mesmo..

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …