/

Marte pode ter tido vida ainda antes da Terra

6

Uma equipa internacional de cientistas, liderada pela Universidade de Western Ontario, no Canadá, acredita que Marte pode ter tido condições para albergar vida logo após o impacto de um enorme meteorito há cerca de 4.500 milhões de anos.

Depois de Marte e da Terra se terem formado, o número e o tamanho dos meteoritos diminuíram gradualmente, tornando-se pouco frequentes para criar condições favoráveis à existência de vida, começaram por explicar os cientistas, citados em comunicado.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Nature Geoscience, a vida poderá ter prosperado no Planeta Vermelho entre 4.200 e 3.500 milhões de anos atrás.

Este período de tempo, sustenta a equipa na mesma nota, “precede as primeiras evidências da vida na Terra até 500 milhões de anos”.

Para a investigação, os cientistas analisaram os fragmentos mais antigos disponíveis de meteoritos que se acredita terem origem nas terras altas e do sul de Marte.

Os resultados sugerem que o forte impacto destes corpos celestes parou no planeta antes que os fragmentos analisados fossem formandos, o que significa que a “a superfície marciana se teria tornado habitável na época. Tal como se acredita, observam ainda os cientistas, “a água era abundante” em Marte.

“Os impactos de grandes meteoritos em Marte, entre 4.200 e 3.500 milhões de anos atrás, podem ter acelerado a libertação das primeiras águas do interior do planeta, lançando as bases para reações de formação de vida”, disse Desmond Moser, um dos cientistas envolvidos na investigação.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

6 Comments

  1. grande confusão de números que vai nesse artigo …. 4,5 milhões , 4200 milhões, 35000 milhões …. decidam-se!

  2. Eu imagino que dentro de uma redação deve ter um pessoal só pra corrigir os erros de português, mas Esqueceram de corrigir a palavra equipa por (equipe), ou é assim mesmo..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.