Marte perde as suas escassas reservas de água mais depressa do que se pensava

O processo de perda de água na superfície de Marte, a maioria da qual congelada nas calotes polares, ocorre de forma mais rápida do que se pensava.

Uma equipa internacional de cientistas, constituída por cientistas da Rússia, França, Reino Unido e Espanha, relaciona o processo de perda de água com as tempestades no Planeta Vermelho, concluindo que o vapor de água acaba por se desintegrar nas camadas superiores da atmosfera de Marte, conta a emissora norte-americana CNN.

De acordo com a investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica Science, a luz solar, o clima e as condições químicas favorecem a divisão das moléculas de água em átomos de oxigénio e hidrogénio, que escapam para o Espaço porque a fraca gravidade de Marte não é capaz de segurá-los.

A perda de água na atmosfera de Marte é antecipada por uma significativa evaporação superficial. Esta ocorre principalmente durante a primavera e o verão marcianos, que são estações quentes e ricas em tempestades.

Quantidades de água muito acima do estimado pelos astrónomos atingem alturas superiores a 80 quilómetros. Depois, explica o portal Russia Today, estas são suspensas na atmosfera de Marte, que contém até cem vezes mais vapor do que a temperatura deveria teoricamente permitir.

Estudos anteriores davam já conta que Marte foi, no passado, inundado com água que acabou por desaparecer, deixando menos de 10% do seu volume inicial.

O processo de perda continua até aos dias de hoje, tendo sido registado pela primeira vez entre 2018 e 2019 pela sonda Trace Gas Orbiter, da missão ExoMars, que é liderada pela Agência Espacial Europeia em parceria com a sua homóloga, Roscosmos.

Os resultados agora publicados pela equipa internacional de cientistas vão ao encontro do que já concluíram outros especialistas sobre o clima árido de Marte e as quantidade de água que existem congeladas nas suas calotes polares.

Tudo indica que o Planeta Vermelho vai continuar a ficar mais árido, mas a presença de gelo – por mais escassa que seja – pode ser o fator chave para viabilizar uma viagem tripulada e uma estadia em Marte.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em Itália, todos os alunos vão passar de ano. Mas serão avaliados

A Itália decidiu que que todos os alunos vão passar de anos, mas que serão avaliados, avançou na segunda-feira o Governo daquele país, que esteve reunido em Conselho de Ministros. "Pensamos em duas opções que possibilitarão …

Redução de 3% na eletricidade para o mercado regulado entra em vigor esta terça-feira

A descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores, entra esta terça-feira em …

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …