Marte perde as suas escassas reservas de água mais depressa do que se pensava

O processo de perda de água na superfície de Marte, a maioria da qual congelada nas calotes polares, ocorre de forma mais rápida do que se pensava.

Uma equipa internacional de cientistas, constituída por cientistas da Rússia, França, Reino Unido e Espanha, relaciona o processo de perda de água com as tempestades no Planeta Vermelho, concluindo que o vapor de água acaba por se desintegrar nas camadas superiores da atmosfera de Marte, conta a emissora norte-americana CNN.

De acordo com a investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica Science, a luz solar, o clima e as condições químicas favorecem a divisão das moléculas de água em átomos de oxigénio e hidrogénio, que escapam para o Espaço porque a fraca gravidade de Marte não é capaz de segurá-los.

A perda de água na atmosfera de Marte é antecipada por uma significativa evaporação superficial. Esta ocorre principalmente durante a primavera e o verão marcianos, que são estações quentes e ricas em tempestades.

Quantidades de água muito acima do estimado pelos astrónomos atingem alturas superiores a 80 quilómetros. Depois, explica o portal Russia Today, estas são suspensas na atmosfera de Marte, que contém até cem vezes mais vapor do que a temperatura deveria teoricamente permitir.

Estudos anteriores davam já conta que Marte foi, no passado, inundado com água que acabou por desaparecer, deixando menos de 10% do seu volume inicial.

O processo de perda continua até aos dias de hoje, tendo sido registado pela primeira vez entre 2018 e 2019 pela sonda Trace Gas Orbiter, da missão ExoMars, que é liderada pela Agência Espacial Europeia em parceria com a sua homóloga, Roscosmos.

Os resultados agora publicados pela equipa internacional de cientistas vão ao encontro do que já concluíram outros especialistas sobre o clima árido de Marte e as quantidade de água que existem congeladas nas suas calotes polares.

Tudo indica que o Planeta Vermelho vai continuar a ficar mais árido, mas a presença de gelo – por mais escassa que seja – pode ser o fator chave para viabilizar uma viagem tripulada e uma estadia em Marte.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …