Marta Temido confirma nova fase da pandemia com testagem “mais focada” e atenção redobrada à vacinação

1

Sinais positivos evidenciados pelos indicadores que os especialistas mostraram na reunião permitiram a Marta Temido antecipar os próximos meses da pandemia da covid-19 em Portugal.

A ministra da Saúde reconheceu hoje, após a reunião com os especialistas e técnicos do Infarmed, que o país está numa “nova fase” da pandemia da covid-19, existindo condições para que se aliviem as medidas tendo em vista a limitação dos contágios, apesar de permanecer a necessidade de continuar a monitorizar a situação. Marta Temido utilizou ainda uma expressão proferira por Henrique Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, para antecipar a postura do Governo, no que respeita ao fim das restrições: “tão rápido quanto possível e tão devagar quanto necessário”.

A governante destacou ainda que Portugal passou o fico da quinta vaga com uma “situação controlada” e com “muito menos restrições” do que no passado, mas também com regras menos apertadas face às dos outros países.

À luz da situação epidemiológica atual, é possível antecipar que o foco deixará de estar na apresentação generalizada de certificados digitais e no uso de máscara, mas numa testagem “mais focada“, semelhante à que já esteve em vigor em momentos anteriores da pandemia da covid-19. Ainda assim, só será possível perceber com clareza quais as medidas após a reunião do Conselho de Ministros.

“É essencial que continuemos a vigiar. Outro eixo é o da vacinação: é essencial que façamos as doses de reforço que ainda não foram feitas e que vacinemos as novas pessoas que entram em condições de ser vacinadas”, descreveu. Marta Temido chamou ainda a atenção para a aposta na compra de “novos fármacos” que têm apresentado efeitos promissores no tratamento das situações mais graves de covid-19.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.