Marques Mendes acredita que o SNS está pior do que no tempo da troika (e culpa Centeno)

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

Luís Marques Mendes afirmou que a situação que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é tão má que, na atualidade, o panorama “é pior do que no tempo da troika”. E tudo por causa de Mário Centeno, “o grande ‘coveiro'” do sistema que todas as semanas recebe “um novo prego no caixão”.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, este domingo, o comentador atribuiu as dificuldades no SNS, ou pelo menos o seu agravamento durante esta legislatura, a duas razões: a redução do horário dos profissionais para 35 horas e as cativações do ministro das Finanças, noticiou o Expresso.

O que significa que este é “um problema financeiro” e que não se resolve com uma nova Lei de Bases da Saúde – bandeira com que António Costa tem acenado, argumentou Marques Mendes, para simular que um novo instrumento virá “pôr em ordem a Saúde”. “É mentira, a Lei de Bases não vai trazer nada de novo”, sublinhou.

Também o processo de negociação desta lei mereceu críticas por parte do ex-líder do PSD, depois de uma série de avanços e recuos que vão levar PS e PSD a conversar para tentar chegar à aprovação da nova lei, tendo as conversações à esquerda, até ver, falhado.

“Parece que quando António Costa não consegue resolver um problema à esquerda, vê no PSD uma espécie de 112, de pronto-socorro. Quer fazer do PSD uma espécie de partido muleta, é quase o grau zero da política”, indicou.

A motivação do primeiro-ministro é, para Marques Mendes, clara: o PS está “obcecado com a maioria absoluta” e aproveita esta ocasião para se mostrar como “partido-charneira, que dialoga com todos”.

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

E, assim, de acordo com o Expresso, tenta “esvaziar o centro” com a negociação da Lei de Bases com o PSD, esbatendo as diferenças entre os dois partidos, mesmo praticando um “exercício de hipocrisia política”, uma vez que António Costa vem dizendo e repetindo que é preciso substituir a atual Lei de Bases “da direita” (aprovada em 1990, quando Cavaco Silva era primeiro-ministro).

Por outro lado, o comentador acredita que António Costa está a tentar “humanizar” a sua imagem tendo em vista as eleições que aí vêm – “está a copiar Marcelo [Rebelo de Sousa], viu-se bem em Pedrógão”.

O ex-líder social-democrata aproveitou ainda para comentar o travão que o PS vai pôr ao fim das taxas moderadoras, e que, como revelou o Expresso, será faseado.

“Isto faz-me lembrar o presidente dos Estados Unidos”, ironizou, lembrando que Donald Trump ordenou esta semana um ataque aéreo ao Irão apenas para o cancelar minutos antes do seu início. “É o mundo de pernas para o ar”.

Marques Mendes comentou também as declarações de Vítor Constâncio no Parlamento, classificando a atitude do ex-governador do Banco de Portugal como “lamentável” e declarando que “fica a suspeita de que foi conivente” com o assalto ao BCP. “Constâncio podia e devia ter impedido Berardo de ter mais votos no BCP”, declarou.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A “Culpa”, é da enorme corrupção e peculato que mina a Economia Portuguesa desde o 25 Abril. E nisso todos os que tiveram o Poder e Responsabilidade de Decisão na mão desde então, Tem CULPA, incluindo os Deputados que não denunciam os esquemas criminosos praticados por a classe Politica !……… Um certo (Corporativismo) instalado em São Bento, que precisava de ser irradiado!

RESPONDER

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …

Portugal com mais 4.093 novos casos e 64 óbitos. Há 536 doentes em cuidados intensivos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 64 óbitos e 4.093 novos casos de covid-19. O número de internamentos nos cuidados intensivos volta a bater recorde, com 536 doentes. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 64 …

Empresa a operar em Espanha e Portugal investigada por má gestão de resíduos da covid

Uma empresa multinacional está a ser investigada pela Guardia Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), devido a uma alegada má gestão de resíduos sanitários da covid-19. A Guarda Civil espanhola, em estreita …