Marques Mendes acredita que o SNS está pior do que no tempo da troika (e culpa Centeno)

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

Luís Marques Mendes afirmou que a situação que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é tão má que, na atualidade, o panorama “é pior do que no tempo da troika”. E tudo por causa de Mário Centeno, “o grande ‘coveiro'” do sistema que todas as semanas recebe “um novo prego no caixão”.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, este domingo, o comentador atribuiu as dificuldades no SNS, ou pelo menos o seu agravamento durante esta legislatura, a duas razões: a redução do horário dos profissionais para 35 horas e as cativações do ministro das Finanças, noticiou o Expresso.

O que significa que este é “um problema financeiro” e que não se resolve com uma nova Lei de Bases da Saúde – bandeira com que António Costa tem acenado, argumentou Marques Mendes, para simular que um novo instrumento virá “pôr em ordem a Saúde”. “É mentira, a Lei de Bases não vai trazer nada de novo”, sublinhou.

Também o processo de negociação desta lei mereceu críticas por parte do ex-líder do PSD, depois de uma série de avanços e recuos que vão levar PS e PSD a conversar para tentar chegar à aprovação da nova lei, tendo as conversações à esquerda, até ver, falhado.

“Parece que quando António Costa não consegue resolver um problema à esquerda, vê no PSD uma espécie de 112, de pronto-socorro. Quer fazer do PSD uma espécie de partido muleta, é quase o grau zero da política”, indicou.

A motivação do primeiro-ministro é, para Marques Mendes, clara: o PS está “obcecado com a maioria absoluta” e aproveita esta ocasião para se mostrar como “partido-charneira, que dialoga com todos”.

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

E, assim, de acordo com o Expresso, tenta “esvaziar o centro” com a negociação da Lei de Bases com o PSD, esbatendo as diferenças entre os dois partidos, mesmo praticando um “exercício de hipocrisia política”, uma vez que António Costa vem dizendo e repetindo que é preciso substituir a atual Lei de Bases “da direita” (aprovada em 1990, quando Cavaco Silva era primeiro-ministro).

Por outro lado, o comentador acredita que António Costa está a tentar “humanizar” a sua imagem tendo em vista as eleições que aí vêm – “está a copiar Marcelo [Rebelo de Sousa], viu-se bem em Pedrógão”.

O ex-líder social-democrata aproveitou ainda para comentar o travão que o PS vai pôr ao fim das taxas moderadoras, e que, como revelou o Expresso, será faseado.

“Isto faz-me lembrar o presidente dos Estados Unidos”, ironizou, lembrando que Donald Trump ordenou esta semana um ataque aéreo ao Irão apenas para o cancelar minutos antes do seu início. “É o mundo de pernas para o ar”.

Marques Mendes comentou também as declarações de Vítor Constâncio no Parlamento, classificando a atitude do ex-governador do Banco de Portugal como “lamentável” e declarando que “fica a suspeita de que foi conivente” com o assalto ao BCP. “Constâncio podia e devia ter impedido Berardo de ter mais votos no BCP”, declarou.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A “Culpa”, é da enorme corrupção e peculato que mina a Economia Portuguesa desde o 25 Abril. E nisso todos os que tiveram o Poder e Responsabilidade de Decisão na mão desde então, Tem CULPA, incluindo os Deputados que não denunciam os esquemas criminosos praticados por a classe Politica !……… Um certo (Corporativismo) instalado em São Bento, que precisava de ser irradiado!

RESPONDER

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …