Marques Mendes acredita que o SNS está pior do que no tempo da troika (e culpa Centeno)

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

Luís Marques Mendes afirmou que a situação que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é tão má que, na atualidade, o panorama “é pior do que no tempo da troika”. E tudo por causa de Mário Centeno, “o grande ‘coveiro'” do sistema que todas as semanas recebe “um novo prego no caixão”.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, este domingo, o comentador atribuiu as dificuldades no SNS, ou pelo menos o seu agravamento durante esta legislatura, a duas razões: a redução do horário dos profissionais para 35 horas e as cativações do ministro das Finanças, noticiou o Expresso.

O que significa que este é “um problema financeiro” e que não se resolve com uma nova Lei de Bases da Saúde – bandeira com que António Costa tem acenado, argumentou Marques Mendes, para simular que um novo instrumento virá “pôr em ordem a Saúde”. “É mentira, a Lei de Bases não vai trazer nada de novo”, sublinhou.

Também o processo de negociação desta lei mereceu críticas por parte do ex-líder do PSD, depois de uma série de avanços e recuos que vão levar PS e PSD a conversar para tentar chegar à aprovação da nova lei, tendo as conversações à esquerda, até ver, falhado.

“Parece que quando António Costa não consegue resolver um problema à esquerda, vê no PSD uma espécie de 112, de pronto-socorro. Quer fazer do PSD uma espécie de partido muleta, é quase o grau zero da política”, indicou.

A motivação do primeiro-ministro é, para Marques Mendes, clara: o PS está “obcecado com a maioria absoluta” e aproveita esta ocasião para se mostrar como “partido-charneira, que dialoga com todos”.

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

E, assim, de acordo com o Expresso, tenta “esvaziar o centro” com a negociação da Lei de Bases com o PSD, esbatendo as diferenças entre os dois partidos, mesmo praticando um “exercício de hipocrisia política”, uma vez que António Costa vem dizendo e repetindo que é preciso substituir a atual Lei de Bases “da direita” (aprovada em 1990, quando Cavaco Silva era primeiro-ministro).

Por outro lado, o comentador acredita que António Costa está a tentar “humanizar” a sua imagem tendo em vista as eleições que aí vêm – “está a copiar Marcelo [Rebelo de Sousa], viu-se bem em Pedrógão”.

O ex-líder social-democrata aproveitou ainda para comentar o travão que o PS vai pôr ao fim das taxas moderadoras, e que, como revelou o Expresso, será faseado.

“Isto faz-me lembrar o presidente dos Estados Unidos”, ironizou, lembrando que Donald Trump ordenou esta semana um ataque aéreo ao Irão apenas para o cancelar minutos antes do seu início. “É o mundo de pernas para o ar”.

Marques Mendes comentou também as declarações de Vítor Constâncio no Parlamento, classificando a atitude do ex-governador do Banco de Portugal como “lamentável” e declarando que “fica a suspeita de que foi conivente” com o assalto ao BCP. “Constâncio podia e devia ter impedido Berardo de ter mais votos no BCP”, declarou.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A “Culpa”, é da enorme corrupção e peculato que mina a Economia Portuguesa desde o 25 Abril. E nisso todos os que tiveram o Poder e Responsabilidade de Decisão na mão desde então, Tem CULPA, incluindo os Deputados que não denunciam os esquemas criminosos praticados por a classe Politica !……… Um certo (Corporativismo) instalado em São Bento, que precisava de ser irradiado!

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …