Marques Mendes acredita que o SNS está pior do que no tempo da troika (e culpa Centeno)

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

Luís Marques Mendes afirmou que a situação que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é tão má que, na atualidade, o panorama “é pior do que no tempo da troika”. E tudo por causa de Mário Centeno, “o grande ‘coveiro'” do sistema que todas as semanas recebe “um novo prego no caixão”.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, este domingo, o comentador atribuiu as dificuldades no SNS, ou pelo menos o seu agravamento durante esta legislatura, a duas razões: a redução do horário dos profissionais para 35 horas e as cativações do ministro das Finanças, noticiou o Expresso.

O que significa que este é “um problema financeiro” e que não se resolve com uma nova Lei de Bases da Saúde – bandeira com que António Costa tem acenado, argumentou Marques Mendes, para simular que um novo instrumento virá “pôr em ordem a Saúde”. “É mentira, a Lei de Bases não vai trazer nada de novo”, sublinhou.

Também o processo de negociação desta lei mereceu críticas por parte do ex-líder do PSD, depois de uma série de avanços e recuos que vão levar PS e PSD a conversar para tentar chegar à aprovação da nova lei, tendo as conversações à esquerda, até ver, falhado.

“Parece que quando António Costa não consegue resolver um problema à esquerda, vê no PSD uma espécie de 112, de pronto-socorro. Quer fazer do PSD uma espécie de partido muleta, é quase o grau zero da política”, indicou.

A motivação do primeiro-ministro é, para Marques Mendes, clara: o PS está “obcecado com a maioria absoluta” e aproveita esta ocasião para se mostrar como “partido-charneira, que dialoga com todos”.

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

E, assim, de acordo com o Expresso, tenta “esvaziar o centro” com a negociação da Lei de Bases com o PSD, esbatendo as diferenças entre os dois partidos, mesmo praticando um “exercício de hipocrisia política”, uma vez que António Costa vem dizendo e repetindo que é preciso substituir a atual Lei de Bases “da direita” (aprovada em 1990, quando Cavaco Silva era primeiro-ministro).

Por outro lado, o comentador acredita que António Costa está a tentar “humanizar” a sua imagem tendo em vista as eleições que aí vêm – “está a copiar Marcelo [Rebelo de Sousa], viu-se bem em Pedrógão”.

O ex-líder social-democrata aproveitou ainda para comentar o travão que o PS vai pôr ao fim das taxas moderadoras, e que, como revelou o Expresso, será faseado.

“Isto faz-me lembrar o presidente dos Estados Unidos”, ironizou, lembrando que Donald Trump ordenou esta semana um ataque aéreo ao Irão apenas para o cancelar minutos antes do seu início. “É o mundo de pernas para o ar”.

Marques Mendes comentou também as declarações de Vítor Constâncio no Parlamento, classificando a atitude do ex-governador do Banco de Portugal como “lamentável” e declarando que “fica a suspeita de que foi conivente” com o assalto ao BCP. “Constâncio podia e devia ter impedido Berardo de ter mais votos no BCP”, declarou.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A “Culpa”, é da enorme corrupção e peculato que mina a Economia Portuguesa desde o 25 Abril. E nisso todos os que tiveram o Poder e Responsabilidade de Decisão na mão desde então, Tem CULPA, incluindo os Deputados que não denunciam os esquemas criminosos praticados por a classe Politica !……… Um certo (Corporativismo) instalado em São Bento, que precisava de ser irradiado!

RESPONDER

Contas do Metro de Lisboa podem ter “buraco” de três mil milhões, alerta auditoria

As contas do Metropolitano de Lisboa (ML) referentes a 2018, enviadas esta quinta-feira pela empresa pública à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), podem evidenciar um eventual "buraco" de quase três mil milhões de …

Rackete fica em liberdade e apela em tribunal para a ação da UE

A capitã do navio humanitário Sea Watch 3 Carola Rackete, suspeita em Itália de ajuda à imigração ilegal, regressou esta quinta-feira a um tribunal na Sicília para ser ouvida pela justiça italiana. Carola Rackete, a capitã …

“Ganhou um Nobel porquê?”, perguntou Trump a Nadia Murad

Na sala Oval, na Casa Branca, cheia de sobreviventes de perseguição religiosa, o presidente dos EUA falou com cada um, ouviu vários pedidos de ajuda.  Quando chegou a vez Nadia Murad, que ganhou em conjunto com …

Sismo de magnitude 5 atinge Atenas. Há partes da cidade sem eletricidade

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter foi esta sexta-feira sentido em Atenas, informou o Centro Sismológico Euro-mediterrânico, existindo relatos de que muitas pessoas saíram a correr para as ruas da capital grega. O …

Jerónimo acusa PS de se encostar à direita para impor “malfeitorias” aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira que o país continua a ter uma distribuição de rendimentos injusta apesar dos avanços dos últimos quatro anos e acusou o PS de voltar a encostar-se à direita …

Inspetores da PJ entregam pré-aviso de greve (e fazem ultimato a Costa)

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal dá uma semana ao Governo para alterar estatuto profissional dos polícias, caso contrário, não desmarca a greve. A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da Polícia …

Ministro coloca Chefe das Forças Armadas em sentido e abre-lhe a porta da saída

O ministro da Defesa desdramatiza as declarações do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) que falou numa situação "insustentável". João Gomes Cravinho fala em "infelicidade na linguagem" e diz que se o CEMGFA …

Falta de controlo. Gestão de donativos de Pedrógão arrasada pelo Tribunal de Contas

A auditoria do Tribunal de Contas detetou graves falhas nas decisões de fundo gerido pelo Estado, destinado à reconstrução das casas em Pedrógão Grande. A auditoria do Tribunal de Contas ao Fundo Revita - criado pelo …

Vingança pode ter motivado o atentado ao estúdio de animação no Japão

O autor do atentado ao estúdio de animação em Quioto terá dado a entender às autoridades que agiu por vingança quando lançou o incêndio que levou à morte de 33 pessoas. Segundo as fontes da Jiji …

Presidente da TAP fala em "fake news" sobre os enjoos nos aviões A330neo

Apesar de ter admitido os relatos de enjoos, o presidente da TAP, Antonoaldo Neves, disse que ainda não foi comprovada a correlação com os cheiros estranhos detetados. O presidente executivo da TAP falou esta quinta-feira por …