Marques Mendes elogia acordo de rendimentos, mas antecipa: “Quando passar a guerra e a crise?”

4

António Cotrim / Lusa

O conselheiro de Estado e antigo líder do PSD, Luís Marques Mendes

No que respeita aos salários, o antigo líder do PSD reconheceu o risco do aumento previsto de cerca de 20% em vários anos.

Luís Marques Mendes entende que o acordo de rendimentos alcançado entre o Governo, os patrões e a UGT foi um passo positivo dado pelas partes, quer do ponto de vista social como político, para as pessoas e para as empresas. Para o comentador, um acordo de longo prazo “gera confiança”, como tal, não deixa de ser “uma grande vitória” para o Governo, que desta forma tenta evitar as greves e manifestações e “ajuda a ter mais paz social“.

Ainda assim, em termos económicos, entende, “é um programa conjuntural”, antecipando o que acontecerá depois do conflito na Ucrânia acabar. “Vamos passar a crescer?”, questionou, para depois acrescentar: “no plano estrutural faltou ambição“.

No que respeita aos salários, o antigo líder do PSD reconheceu o risco do aumento previsto de cerca de 20% em vários anos, apesar de ver na medida uma “boa notícia”. “O risco é uma parte dos aumentos serem comidos pela inflação“, como se antecipa que acontecerá em 2023, com aumentos na ordem dos 5% para uma inflação de 8%.

Já o aumento do salário mínimo até 2025, merece aprovação e luz verde de Luís Marques Mendes, que o vê como “socialmente necessário”. Na mesma linha, também vê com bons olhos as medidas direcionadas para os jovens, parabenizando parceiros e Governo por esta preocupação. “É a primeira vez, do que me recordo, que um acordo de concertação social tem medidas, e algumas significativas, especialmente para os jovens“.

Destacou ainda a extinção do fundo de compensação do trabalho “que dará 600 milhões para as empresas – e uma parte deste dinheiro espera-se servir para as empresas ajudarem os trabalhadores com custos associados à habitação, como um subsídio de habitação”.

ZAP //

4 Comments

  1. O PSD está vocacionado para a oposiçao, para partido de protesto, Nunca mais votarei no PSD para o Governo, sao muito necessarios na oposiçao, onde dao tudo, e baixam todos os impostos, demonstra falta de principios e falta de politica é certo, mas na oposiçao dao tudo, e até defende os trabalhadores e os pobres, ao contrario de quando estao no governo a roubar tudo a todos e a aumentar aos impostos, PSD para governar nunca mais votarei.

    • Caro leitor,
      Copiar e colar o mesmo comentário em todas as notícias que encontra à frente é SPAM. Pare por favor.
      As restantes cópias do seu comentário foram removidas.

      • O homem tem alguma falta de criatividade. No entanto, alguns dos seus colegas de gangue são bem criativos, com condessas, quadros, heranças de tios, viagens a Londres, casa em Paris que afinal é do amigo,…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.