Marquês vestiu-se de ‘encarnado’ (e não faltou o homem das pipocas)

Pedro Nunes / Lusa

Festa do 35º título do Benfica no Marquês

Festa do 35º título do Benfica no Marquês

O Marquês de Pombal, em Lisboa, vestiu-se de vermelho para festejar não apenas “mais um título” do Benfica – mas o 35.º, um tri 35 anos depois e o primeiro depois de Jorge Jesus.

Quando a equipa de futebol do Benfica chegou ao Marquês de Pombal, às 22:08 horas de domingo, encontrou o espaço completamente lotado. O capitão ‘benfiquista’ Luisão foi o primeiro a subir ao palco dos campeões, para mostrar aos adeptos o “caneco” que representa para o Benfica a conquista do primeiro “tri” desde 1976/77.

Esta não foi uma vitória contra ninguém, foi uma vitória de todos”, reiterou o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dizendo também que o clube tem “um grupo fantástico, liderado por Rui Vitória”. E o treinador, que chegou a ser posto em causa pelos próprios benfiquistas, no início da temporada, foi mesmo, um dos mais aplaudidos pelos adeptos, depois de ter conseguido “resistir” à pressão do “fantasma” de Jorge Jesus.

O vendedor de pipocas é mais importante do que Jesus

Num campeonato emocionante, como há muito não se via, disputado até à última jornada, o Benfica “arrancou” o seu 35.º título nacional, graças a 20 vitórias nas últimas 21 jornadas e à capacidade para aguentar a pressão do rival Sporting (e em particular de Jorge Jesus).

Com a entrega do título ao Benfica, Jorge Jesus recusou dar os parabéns à sua anterior equipa e a Rui Vitória, com quem chegou a alimentar uma incisiva troca de críticas. “Eu crio, outros copiam”, atirou o comandante dos leões, considerando que o Sporting foi a melhor equipa do campeonato.

“No final ganhou a melhor equipa, a que somou mais pontos”, considerou, por seu turno, Rui Vitória, aproveitando para responder a Jesus com a nota de que não está nada preocupado com ele. “Nas minhas preocupações, vêm primeiro os meus jogadores, depois a minha família, as pessoas que nos ajudam nos pequenos-almoços… Os meus colegas de trabalho antigos, em 20.º os professores das minhas filhas, em 77.º o vendedor de pipocas de uma festa que eu tive, e só lá para 90.º o treinador do Sporting”, disse o treinador em conferência de imprensa.

No fim das contas, Rui Vitória é um dos grandes vencedores desta Liga, depois de ter começado na mó de baixo. Mas recuperou e foi “roubar” a liderança ao Sporting precisamente em Alvalade, na 25.ª jornada que acabou por ser decisiva para o desfecho do campeonato.

Após esse jogo, o Benfica somou sempre vitórias e Rui Vitória conquista o “tri” sucedendo a Jesus e com um novo recorde de pontos no campeonato (88), marca que ultrapassa os 86 do FC Porto de Mourinho, em 2002/2003.

O Sporting de Jorge Jesus somou 86 pontos, depois de golear o Sporting de Braga por 4-0, numa última jornada em que o Benfica não tropeçou, derrotando o Nacional por 4-1.

Em terceiro lugar ficou o FC Porto, após uma temporada decepcionante que começou com Julen Lopetegui no comando e que terminou com José Peseiro e também, com a confirmação do fim da hegemonia do clube, após três anos de jejum de títulos nacionais.

Surpreendente Arouca e o milagre do Tondela que Petit foi agradecer a Fátima

A marcar este campeonato 2015/2016 está ainda a qualificação do Arouca de Lito Vidigal para a Liga Europa, depois de um surpreendente quinto lugar. O Rio Ave de Pedro Martins alcançou o último lugar europeu, com o 6.º lugar, juntando-se ao Sporting de Braga (que foi 4.º) na segunda competição mais importante da UEFA.

No fundo da tabela, o destaque vai para o Tondela, que foi dado como condenado à descida, mas que conseguiu o “milagre” da manutenção. O treinador Petit e a sua equipa partiram a caminho de Fátima, para agradecer as preces pela permanência.

Para o segundo escalão do futebol português, caíram a Académica, um dos históricos do futebol português, e a União da Madeira.

 

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois teremos que chegar à conclusão de que afinal a mala sempre existiu e de que funcionou a 100%; agora andam por aí à procura de bodes expiatórios em clubes de segunda divisão com resultados fabricados, ou seja, andam à pesca da sardinha quando deveriam procurar os tubarões.

RESPONDER

Encontrado no fundo do mar um organismo "sobrenatural" tão grande como um prédio de 11 andares

Uma equipa de investigadores capturaram imagens de um organismo "sobrenatural" nas águas da costa da Austrália Ocidental. Uma equipa a bordo de RV Falkor, o navio de investigação principal do Schmidt Ocean Institute, localizou o organismo, …

Há 1.400 anos, uma estranha luz vermelha apareceu no Japão (e já sabemos o que era)

O registo mais antigo de um fenómeno astronómico observado no Japão deixou uma marca importante na história japonesa e na literatura clássica. O fenómeno data de 30 de dezembro de 620 e há séculos que …

Cientistas convertem água em combustível solar

Uma equipa de investigadores britânicos usou uma metodologia única que permite transformar água em combustível solar, que pode ser uma solução para energia renovável. Esta metodologia única utilizada por uma equipa de cientistas da Universidade de …

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …