Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

tuaulamac / Flickr

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo para os padrões a que o Facebook está habituado.

No ano passado, o TikTok conseguiu atingir um total de 738 milhões de downloads, de acordo com os números de uma empresa de análise, a Sensor Tower. Os mesmos dados dão conta de que só uma aplicação ficou acima: o WhatsApp, do Facebook.

Contudo, apesar de Mark Zuckerberg ter assegurado o primeiro lugar em termos de downloads, a verdade é que o relatório ressalta a grande ameaça que o TikTok pode representar para o atual domínio do Facebook. “Os downloads do TikTok, referentes ao ano passado, representam 44% dos 1,65 mil milhões de downloads que a aplicação teve até o momento”, escreveu a Sensor Tower.

Ainda que seja certo que nem todo o utilizador que faz um download se torna um utilizador ativo, os números não deixam dúvidas e põem em evidência o crescimento meteórico desta aplicação, especialmente na China, país onde o Facebook não tem autorização para operar.

O TikTok é, atualmente, uma ameaça para o Facebook, a rede social que nos últimos tempos esteve debaixo dos holofotes por maus motivos. Segundo o Mashable, o Facebook procurou copiar alguns dos recursos característicos do TikTok, mas esses esforços ainda não foram lançados.

Enquanto tenta superar o seu rival em silêncio, Mark Zuckerberg admite, em público, que a aplicação, propriedade da empresa chinesa ByteDance, merece mais atenção.

“Enquanto os nossos serviços, como o WhatsApp, são usados por manifestantes e ativistas em todos os lugares devido a fortes proteções de criptografia e privacidade, no TikTok, a aplicação chinesa que cresce rapidamente em todo o mundo, as menções a esses protestos são censuradas, mesmo nos Estados Unidos”, disse Zuckerberg durante um discurso na Universidade de Georgetown, nos EUA, no ano passado.

Essa é a Internet que queremos?“, questionou.

De acordo com o matutino, o TikTok negou que o Governo chinês tenha influência sobre as políticas da aplicação e a ByteDance considerou vender, pelo menos, parte da empresa em resposta às preocupações de autoridades norte-americanas.

Enquanto que Mark Zuckerberg continua a apontar o dedo à China, o TikTok continua a crescer mais rápido do que o próprio Facebook.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. «…Enquanto os nossos serviços, como o WhatsApp, são usados por manifestantes e ativistas em todos os lugares devido a fortes proteções de criptografia e privacidade…»

    O aplicativo de mensagens «WhatsApp» é dos mais frágeis a nível de segurança estando constantemente a sofrer ataques e a vazar dados e mensagens dos usuários(as).

    É um aplicativo que desrespeita claramente a privacidade dos utilizadores do seu serviço, sendo usado pela empresa privada de espionagem «Facebook» e diversos serviços de informação de vários países (como o regime da Inglaterra ou o Estados Unidos da América do Norte), para a coleta ilegal do conteúdo trocado entre utilizadores.

    Só uma pessoa muito ingénua ou estúpida utiliza a aplicação «WhatsApp».

    • Tendo em conta os milhões que a usam deves ser um iluminado ou extra terrestre . Já agora que fazes aqui ?Nao devias estar a dar palestras no MIT ou semelhante.

      • o mau Figado nao percebe que se pode ser utilizador do Whatsapp ou do Facebook e aio mesmo tempo ser critico da falta de respeito pelos utilizadores por parte do Sr. Zuckerberg

  2. Mark Zuckerberg preocupado com a privacidade dos utilizadores
    Se nao fossem graves os crimes contra a privacidade dos seus utilizadores, cometidos pelo FB, estas declarações quase pareceriam a famosa anedota do Hipopótamo e do crocodilo

RESPONDER

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …

Alterações climáticas podem colapsar os sistemas de saúde, alertam especialistas

O quinto relatório anual da Lancet sobre saúde e clima revelou que todos os países enfrentam ameaças à saúde humana, "que se multiplicam e se intensificam" à medida que as alterações climáticas originam novas pandemias …

Obama, Bush e Clinton vão vacinar-se publicamente para encorajar os norte-americanos

Os ex-presidentes dos EUA Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton disseram que estão prontos para serem vacinados publicamente contra a covid-19, a fim de encorajar os seus concidadãos a fazer o mesmo. Obama disse …

Retenção na fonte mensal reduzida em cerca de 2%. Salários terão um "ligeiro aumento"

As retenções na fonte em 2021 sobre salários de trabalho dependente vão reduzir-se em cerca de 2% face às praticadas este ano e irão permitir um “ligeiro aumento” do rendimento líquido mensal, segundo simulações da …

Em março já deverá haver imunização “suficientemente grande” da população

O epidemiologista Manuel do Carmo Gomes defendeu esta quinta-feira que “se tudo correr normalmente” com a vacinação contra a covid-19, no final de março haverá uma imunização “suficientemente grande” na população para evitar “grandes aumentos …

Quatro mortos e um ferido em explosão em estação de águas residuais em Bristol

Quatro pessoas morreram e outra ficou ferida após uma grande explosão numa estação de tratamento de águas residuais de Bristol, no sul de Inglaterra,. As vítimas mortais são três funcionários e um trabalhador externo, disse o …

Ventura diz que Marcelo quer flexibilização das restrições no Natal

O líder e deputado único do Chega, André Ventura, afirmou esta quinta-feira que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou a vontade de que haja alguma flexibilização das restrições à circulação no Natal. Após …

Governo do Brasil aponta início da vacinação entre janeiro e fevereiro

O ministro da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, disse que o país vai começar a receber 15 milhões de doses de vacinas para a covid-19 entre janeiro e fevereiro de 2021, com mais cem milhões …