Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

tuaulamac / Flickr

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo para os padrões a que o Facebook está habituado.

No ano passado, o TikTok conseguiu atingir um total de 738 milhões de downloads, de acordo com os números de uma empresa de análise, a Sensor Tower. Os mesmos dados dão conta de que só uma aplicação ficou acima: o WhatsApp, do Facebook.

Contudo, apesar de Mark Zuckerberg ter assegurado o primeiro lugar em termos de downloads, a verdade é que o relatório ressalta a grande ameaça que o TikTok pode representar para o atual domínio do Facebook. “Os downloads do TikTok, referentes ao ano passado, representam 44% dos 1,65 mil milhões de downloads que a aplicação teve até o momento”, escreveu a Sensor Tower.

Ainda que seja certo que nem todo o utilizador que faz um download se torna um utilizador ativo, os números não deixam dúvidas e põem em evidência o crescimento meteórico desta aplicação, especialmente na China, país onde o Facebook não tem autorização para operar.

O TikTok é, atualmente, uma ameaça para o Facebook, a rede social que nos últimos tempos esteve debaixo dos holofotes por maus motivos. Segundo o Mashable, o Facebook procurou copiar alguns dos recursos característicos do TikTok, mas esses esforços ainda não foram lançados.

Enquanto tenta superar o seu rival em silêncio, Mark Zuckerberg admite, em público, que a aplicação, propriedade da empresa chinesa ByteDance, merece mais atenção.

“Enquanto os nossos serviços, como o WhatsApp, são usados por manifestantes e ativistas em todos os lugares devido a fortes proteções de criptografia e privacidade, no TikTok, a aplicação chinesa que cresce rapidamente em todo o mundo, as menções a esses protestos são censuradas, mesmo nos Estados Unidos”, disse Zuckerberg durante um discurso na Universidade de Georgetown, nos EUA, no ano passado.

Essa é a Internet que queremos?“, questionou.

De acordo com o matutino, o TikTok negou que o Governo chinês tenha influência sobre as políticas da aplicação e a ByteDance considerou vender, pelo menos, parte da empresa em resposta às preocupações de autoridades norte-americanas.

Enquanto que Mark Zuckerberg continua a apontar o dedo à China, o TikTok continua a crescer mais rápido do que o próprio Facebook.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. «…Enquanto os nossos serviços, como o WhatsApp, são usados por manifestantes e ativistas em todos os lugares devido a fortes proteções de criptografia e privacidade…»

    O aplicativo de mensagens «WhatsApp» é dos mais frágeis a nível de segurança estando constantemente a sofrer ataques e a vazar dados e mensagens dos usuários(as).

    É um aplicativo que desrespeita claramente a privacidade dos utilizadores do seu serviço, sendo usado pela empresa privada de espionagem «Facebook» e diversos serviços de informação de vários países (como o regime da Inglaterra ou o Estados Unidos da América do Norte), para a coleta ilegal do conteúdo trocado entre utilizadores.

    Só uma pessoa muito ingénua ou estúpida utiliza a aplicação «WhatsApp».

    • Tendo em conta os milhões que a usam deves ser um iluminado ou extra terrestre . Já agora que fazes aqui ?Nao devias estar a dar palestras no MIT ou semelhante.

      • o mau Figado nao percebe que se pode ser utilizador do Whatsapp ou do Facebook e aio mesmo tempo ser critico da falta de respeito pelos utilizadores por parte do Sr. Zuckerberg

  2. Mark Zuckerberg preocupado com a privacidade dos utilizadores
    Se nao fossem graves os crimes contra a privacidade dos seus utilizadores, cometidos pelo FB, estas declarações quase pareceriam a famosa anedota do Hipopótamo e do crocodilo

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …