Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

tuaulamac / Flickr

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo para os padrões a que o Facebook está habituado.

No ano passado, o TikTok conseguiu atingir um total de 738 milhões de downloads, de acordo com os números de uma empresa de análise, a Sensor Tower. Os mesmos dados dão conta de que só uma aplicação ficou acima: o WhatsApp, do Facebook.

Contudo, apesar de Mark Zuckerberg ter assegurado o primeiro lugar em termos de downloads, a verdade é que o relatório ressalta a grande ameaça que o TikTok pode representar para o atual domínio do Facebook. “Os downloads do TikTok, referentes ao ano passado, representam 44% dos 1,65 mil milhões de downloads que a aplicação teve até o momento”, escreveu a Sensor Tower.

Ainda que seja certo que nem todo o utilizador que faz um download se torna um utilizador ativo, os números não deixam dúvidas e põem em evidência o crescimento meteórico desta aplicação, especialmente na China, país onde o Facebook não tem autorização para operar.

O TikTok é, atualmente, uma ameaça para o Facebook, a rede social que nos últimos tempos esteve debaixo dos holofotes por maus motivos. Segundo o Mashable, o Facebook procurou copiar alguns dos recursos característicos do TikTok, mas esses esforços ainda não foram lançados.

Enquanto tenta superar o seu rival em silêncio, Mark Zuckerberg admite, em público, que a aplicação, propriedade da empresa chinesa ByteDance, merece mais atenção.

“Enquanto os nossos serviços, como o WhatsApp, são usados por manifestantes e ativistas em todos os lugares devido a fortes proteções de criptografia e privacidade, no TikTok, a aplicação chinesa que cresce rapidamente em todo o mundo, as menções a esses protestos são censuradas, mesmo nos Estados Unidos”, disse Zuckerberg durante um discurso na Universidade de Georgetown, nos EUA, no ano passado.

Essa é a Internet que queremos?“, questionou.

De acordo com o matutino, o TikTok negou que o Governo chinês tenha influência sobre as políticas da aplicação e a ByteDance considerou vender, pelo menos, parte da empresa em resposta às preocupações de autoridades norte-americanas.

Enquanto que Mark Zuckerberg continua a apontar o dedo à China, o TikTok continua a crescer mais rápido do que o próprio Facebook.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. «…Enquanto os nossos serviços, como o WhatsApp, são usados por manifestantes e ativistas em todos os lugares devido a fortes proteções de criptografia e privacidade…»

    O aplicativo de mensagens «WhatsApp» é dos mais frágeis a nível de segurança estando constantemente a sofrer ataques e a vazar dados e mensagens dos usuários(as).

    É um aplicativo que desrespeita claramente a privacidade dos utilizadores do seu serviço, sendo usado pela empresa privada de espionagem «Facebook» e diversos serviços de informação de vários países (como o regime da Inglaterra ou o Estados Unidos da América do Norte), para a coleta ilegal do conteúdo trocado entre utilizadores.

    Só uma pessoa muito ingénua ou estúpida utiliza a aplicação «WhatsApp».

    • Tendo em conta os milhões que a usam deves ser um iluminado ou extra terrestre . Já agora que fazes aqui ?Nao devias estar a dar palestras no MIT ou semelhante.

      • o mau Figado nao percebe que se pode ser utilizador do Whatsapp ou do Facebook e aio mesmo tempo ser critico da falta de respeito pelos utilizadores por parte do Sr. Zuckerberg

  2. Mark Zuckerberg preocupado com a privacidade dos utilizadores
    Se nao fossem graves os crimes contra a privacidade dos seus utilizadores, cometidos pelo FB, estas declarações quase pareceriam a famosa anedota do Hipopótamo e do crocodilo

RESPONDER

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …