Marítimo “aplaude” Costa no espectáculo de Bruno Nogueira e pede adeptos nos Estádios

CV (TVI)

António Costa no Campo Pequeno no espectáculo de Bruno Nogueira “Deixem o pimba em paz”.

Com recurso a fotografias de António Costa no Campo Pequeno, a assistir ao espectáculo “Deixem o pimba em paz” de Bruno Nogueira, o Marítimo “aplaude” o gesto do primeiro-ministro e apela a que o futebol tenha “o mesmo tratamento”, pedindo ao Governo para que deixe os adeptos ir aos Estádios.

“Fazemos, agora, o apelo ao Senhor Primeiro Ministro, António Costa, para que o futebol tenha o mesmo sentido que foi dado, e bem com o nosso aplauso, à Cultura, Transportes, Ensino e Comércio”, refere o clube da Madeira num comunicado.

“O futebol não é apenas um desporto disputado no relvado, é um fenómeno sem igual em Portugal, e a abertura gradual aos adeptos pode contribuir, de forma importante, para retirar a carga negativa imposta pelo período de confinamento e pode ser um input positivo para o bem-estar mental de todos“, afiança ainda o Marítimo.

A posição do clube madeirense, divulgada no seu site oficial, é reforçada com imagens que mostram António Costa no Campo Pequeno, em Lisboa, durante o espectáculo “Deixem o pimba em paz” de Bruno Nogueira.

O Marítimo apela, assim, a que o futebol “tenha o mesmo tratamento”, reforçando que já transmitiu a ideia de que os adeptos devem ser permitidos nos Estádios à Direcção-Geral de Saúde (DGS), ao Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, à Federação Portuguesa de Futebol e à Liga Portugal no passado dia 26 de Maio.

A falta de adeptos nos Estádios terá sido uma das causas para o Marítimo recusar assinar o Plano de Retoma da Liga que foi aprovado pelos restantes 17 clubes do principal campeonato de futebol.

DGS pede festejos dos golos “sem contacto”

Os adeptos da I Liga de Futebol, que regressa na quarta-feira, vão estar fora dos estádios, mas se se juntarem devem manter uma distância de dois metros e celebrar sem contacto físico, alertou hoje a directora-geral da Saúde.

“Mesmo se estiverem a assistir pela televisão em espaços fechados, não devem esquecer esta regra e outra, muito importante, que é a partilha de objectos como copos ou garrafas – não fazer isso, de todo”, disse Graça Freitas na conferência de imprensa diária sobre a covid-19, referindo-se à eventual concentração de adeptos junto a hotéis onde estão as equipas ou junto aos estádios.

A responsável da DGS avisou que, “na altura da comemoração dos golos, a tendência vai ser para comemorar como antes”, com “contacto físico”,mas apelou para que a celebração decorra “sendo exuberante, mas com distância”.

Isto, “a menos que se trate de pessoas que vivam na mesma casa”, frisou.

“Deixo um grande apelo aos adeptos para que, se se juntarem, mantenham regras de distanciamento físico e de protecção barreira, usando máscara e não partilhando objectos”, acrescentou.

Graça Freitas afirmou que “foi uma dura conquista a retoma do campeonato” e que “a tentativa de chegarmos ao fim será boa para todos”, designadamente do ponto de vista social e económico.

“Mas temos de garantir que o que foi conquistado não pode retroceder por um comportamento menos prudente. E a prudência indica que temos de manter as regras”, notou.

A I Liga portuguesa de futebol regressa na quarta-feira, quase três meses depois de paragem devido à pandemia, para umas últimas 10 jornadas sem público e com testes constantes à covid-19.

As portas dos estádios estarão fechadas, excepto aos elementos indispensáveis para a realização dos jogos, incluindo as equipas das televisões, que transmitirão em directo todos os jogos, entre a SportTV e a Benfica TV (os do Benfica em casa).

Quanto aos jogadores, serão elegíveis aqueles que passem nos testes à covid-19, que serão efectuados a 24 horas de cada jogo, sendo que, entre jogos espaçados por mais de cinco dias, cada equipa terá de ser submetida a dois testes.

Em campo, os 11 jogadores de cada equipa não actuarão de máscara, obrigatória, porém, para todos os elementos que fiquem no banco dos suplentes, excepção aos treinadores principais.

Diferentes vão ser os festejos, de golos, vitórias ou outros, pois não são permitidos aglomerados entre os elementos das equipas (jogadores, treinadores e restante ‘staff’), beijos ou abraços: umas ‘cotoveladas’ e pouco mais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. País em Estado de Calamidade; Até a data que escrevo, pela DGS – 32 895 confirmados; 19 869, recuperados; 1 436 de óbitos; 328 873 de suspeitos;
    Para uns tem de haver distanciamento, para outros pode-se tudo; É tudo natural, neste país; Fartei-me de rir, há algumas semanas, do elogio europeu ao governo português sobre o comportamento luso, no confinamento…enfim! Agora, sobre o Sr. Nogueira: gosto de rir; gosto de rir agarrado à minha barriga; nunca aconteceu a ouvir o Sr. Nogueria (…e muitos outros, para ser claro!…) Aliás, nunca compreendi que, para fazer rir, ser necessário usar o palavrão e dizer mal do “outro” – todas as estratégias de “punch” que o Sr. Nogueira usa vai nessa direcção; Mas tem direito a assistência do Sr. Presidente da República; Governo e respectivo Min. da Cultura, num triste espectáculo à língua de Camões;… Mas, como disse: para alguns pode-se tudo; Chama-se moda; “está na moda”; “é influente socialmente”; “é influente politicamente…ui, e como isso é pesado..!”; Este país, continua na mesma; Em Portugal, no âmbito da comédia, há o antes de Herman José e o depois de Herman José (Com influências claras de Benny Hill e dos Monty python); Não há volta a dar; Tirando os Gato Fedorento, que não troxeram nada de novo depois de Herman José, mas continuaram o mesmo estilo, dando-lhe alguma característica única (eram bons), depois…acabou! Não me venham com tretas; ” 2mil bilhetes vendidos em dois minutos”?! Parece-me um jargão comercial, marketing! Puro Marketing! Marketing de carneirada! “Eu vou, porque o fulano de tal tb vai…! Eu vou para publicar nas redes sociais, que tb fui….” Este é o nosso tempo. Esta é a nossa fileira!…mmméééé…..!
    Em comédia, para além de muitos (é claro!), lembro-me do nome do comediante Rowan Atkinson; Este comediante, faz-me estar agarrado à barriga…e não precisa de emitir algum som da sua garganta! Mas Rowan não descobriu a pólvora, já Jerry Lewis (com as suas características únicas), o fizera!…..Não sejam carneiros….! Pensem por vocês…!…Mmmmmméééééé……!

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …