Marisa Matias é o trunfo do Bloco para as presidenciais (mas Ana Gomes é uma pedra no sapato)

GUE/NGL / Flickr

A eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda (BE)

A eurodeputada Marisa Matias é o nome apontado pelo Bloco de Esquerda para repetir um bom resultado. No entanto, a socialista Ana Gomes pode baralhar as contas à esquerda.

Em relação às eleições presidenciais do próximo ano, o Bloco de Esquerda está num limbo: apesar de os bloquistas terem na cabeça um nome muito claro, a socialista Ana Gomes pode mesmo baralhar as contas à esquerda.

Marisa Matias é o trunfo do Bloco de Esquerda e nestas andanças seria uma repetente. A verdade é que a eurodeputada continua a ser uma das figuras mais bem colocadas do partido para disputar a corrida presidencial e conseguir um bom resultado.

Contudo, segundo o semanário Expresso, há uma pedra no sapato: chama-se Ana Gomes e tem vindo a somar apoios à esquerda. Se esta acabar mesmo por dar um passo em frente, poderá condicionar a posição do Bloco de Esquerda, absorvendo parte do espaço em que o partido desejaria ganhar votos.

No seio do BE, Maria Matias é a “mais forte candidata” e os argumentos a seu favor são óbvios: há quatro anos, foi a mulher mais votada de sempre numa candidatura presidencial, muito acima dos 4,2% da socialista Maria de Belém.

Apesar de parecer pacífica a ideia de que o Bloco de Esquerda poderia, pelo menos, tentar repetir o feito, a verdade é que o contexto mudou: apareceu André Ventura (que é, até agora, o único candidato assumido) e Ana Gomes, que tem para já vantagem.

Neste cenário, adianta o matutino, seria muito arriscado Marisa Matias avançar com uma candidatura contra Ana Gomes, que recolhe apoios não apenas do Partido Socialista. No entanto, Ana Gomes ainda não se mostrou disponível para avançar.

Resta saber se Marisa Matias arrisca dar um passo em frente, caso a socialista decidir entrar na corrida.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Marcelo nada fez, é unha com carne com costa, Marcelo é ser presidente dos abraços e beijinhos, Selfies e deixa a caravana passar e os cães a ladrar..
    Nunca tal se viu um Presidente na Rua e o que deixa por fazer…em casa…Eu votei mas hoje já não voto em Marcelo…
    O país está no caos e nada fez e nem faz…

  2. esta gente deveria entender que quando ganhamos, ganham so alguns, e quando perdemos, perdemos todos… se remarmos barco s’o para um lado, andamos as voltas como barata tonta… ‘e isso que querem???

RESPONDER

Muçulmanos invadiram a Sicília e revolucionaram o comércio de vinho

Uma equipa de investigadores da Universidade de York encontrou resíduos químicos de uvas em ânforas, um tipo de recipiente medieval, sugerindo um próspero comércio de vinho na Sicília islâmica. Foram ainda encontrados cacos encharcados de vinho …

Com as famílias em dificuldades, escolas alimentam 40% dos alunos que serviam antes do confinamento

Mesmo com as aulas online, as cantinas continuam a trabalhar para alimentar alunos com carências. Só na última semana, as escolas públicas serviram em média 45 mil refeições por dia. O número significa que estão …

2 de março de 2020. Confinamentos, recordes, três vagas e um "milagre" depois

O primeiro caso de covid-19 em Portugal foi registado há, precisamente, um ano. 365 dias depois, o medo esfumou-se, mas a incerteza permanece. A 2 de março de 2020 foram confirmados em Portugal os primeiros casos …

Genoma do urso-das-cavernas sequenciado graças a minúsculo osso com 360 mil anos

Investigadores sequenciaram o genoma do urso-das-cavernas graças a um pequeno osso com 360 mil anos. A história evolutiva deste animal mudou drasticamente. Os ursos-das-cavernas eram enormes ursos herbívoros que vagueavam pela Europa e norte da Ásia …

Um ano após o primeiro caso, Marcelo elogia SNS, mas relembra que a pandemia ainda não acabou

Para o chefe de Estado, ao longo de 12 meses, Portugal "foi-se ajustando à pandemia, umas vezes mais proativamente outras, infelizmente, mais reativamente". Marcelo diz que "é desejável" melhorar a "capacidade de planear e antecipar …

Plano de Recuperação tem alto risco de fraude (e chovem críticas)

Um grupo de reflexão, constituído no âmbito do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), concluiu que o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) comporta um sério risco de fraude e necessita de várias …

Moedas quer unir a direita contra Medina. Objetivo é incluir IL e Aliança na coligação PSD/CDS

Carlos Moedas está a tentar alargar a coligação PSD/CDS para construir uma frente de direita contra o socialista Fernando Medina, atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O Público avança esta terça-feira que Carlos Moedas, candidato do …

Faz pequenas pausas antes de responder a uma questão? Pode parecer menos sincero

Costuma fazer pequenas pausas antes de responder a uma questão? Este comportamento pode fazer com que a resposta pareça menos sincera e confiável, de acordo com uma nova investigação da American Psychological Association. Segundo a …

Portugal entra no 12.º estado de emergência. Restrições são as mesmas dos últimos 15 dias

Portugal entrou esta terça-feira no 12.º período de estado de emergência para conter a pandemia da covid-19, mas mantendo, até 16 de março, as mesmas regras que vigoraram nos últimos 15 dias em território continental. O …

Eis o "estado redemoinho", um novo tipo de matéria que desafia as leis da Física

Uma nova investigação revelou que, no nível mais básico, o comportamento de grupo como, por exemplo, cardumes de peixes, enxames de insetos e bandos de pássaros, forma um novo tipo de matéria ativa, chamado …