Marisa Matias é o trunfo do Bloco para as presidenciais (mas Ana Gomes é uma pedra no sapato)

GUE/NGL / Flickr

A eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda (BE)

A eurodeputada Marisa Matias é o nome apontado pelo Bloco de Esquerda para repetir um bom resultado. No entanto, a socialista Ana Gomes pode baralhar as contas à esquerda.

Em relação às eleições presidenciais do próximo ano, o Bloco de Esquerda está num limbo: apesar de os bloquistas terem na cabeça um nome muito claro, a socialista Ana Gomes pode mesmo baralhar as contas à esquerda.

Marisa Matias é o trunfo do Bloco de Esquerda e nestas andanças seria uma repetente. A verdade é que a eurodeputada continua a ser uma das figuras mais bem colocadas do partido para disputar a corrida presidencial e conseguir um bom resultado.

Contudo, segundo o semanário Expresso, há uma pedra no sapato: chama-se Ana Gomes e tem vindo a somar apoios à esquerda. Se esta acabar mesmo por dar um passo em frente, poderá condicionar a posição do Bloco de Esquerda, absorvendo parte do espaço em que o partido desejaria ganhar votos.

No seio do BE, Maria Matias é a “mais forte candidata” e os argumentos a seu favor são óbvios: há quatro anos, foi a mulher mais votada de sempre numa candidatura presidencial, muito acima dos 4,2% da socialista Maria de Belém.

Apesar de parecer pacífica a ideia de que o Bloco de Esquerda poderia, pelo menos, tentar repetir o feito, a verdade é que o contexto mudou: apareceu André Ventura (que é, até agora, o único candidato assumido) e Ana Gomes, que tem para já vantagem.

Neste cenário, adianta o matutino, seria muito arriscado Marisa Matias avançar com uma candidatura contra Ana Gomes, que recolhe apoios não apenas do Partido Socialista. No entanto, Ana Gomes ainda não se mostrou disponível para avançar.

Resta saber se Marisa Matias arrisca dar um passo em frente, caso a socialista decidir entrar na corrida.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Marcelo nada fez, é unha com carne com costa, Marcelo é ser presidente dos abraços e beijinhos, Selfies e deixa a caravana passar e os cães a ladrar..
    Nunca tal se viu um Presidente na Rua e o que deixa por fazer…em casa…Eu votei mas hoje já não voto em Marcelo…
    O país está no caos e nada fez e nem faz…

  2. esta gente deveria entender que quando ganhamos, ganham so alguns, e quando perdemos, perdemos todos… se remarmos barco s’o para um lado, andamos as voltas como barata tonta… ‘e isso que querem???

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …