Marisa Matias foi aos Açores alertar para o crescimento da extrema-direita

Tiago Petinga / Lusa

A candidata pelo Bloco de Esquerda à Presidência da República, Marisa Matias

Marisa Matias, candidata à Presidência da República, aterrou nos Açores e não fugiu ao assunto: falou do governo regional e do Chega, alertando para o crescimento da extrema-direita e apontando o dedo a Marcelo Rebelo de Sousa.

No quarto dia de campanha, Marisa Matias foi aos Açores. Depois de referir que a situação política recém-formada na região veio acentuar as fragilidades, disse aos jornalistas que não daria luz verde a um executivo apoiado pelo Chega, à semelhança do que tem vindo a defender.

“Na primeira vez que temos um Governo a depender da extrema-direita, a primeira ação é retirar apoios a quem mais precisa, a maioria dessas pessoas afetadas são crianças”, justificou, acrescentando que, a seu ver, um Presidente “deve fazer tudo o que está ao seu alcance para evitar programas de Governo que incidam sobre retirar apoios sociais aos mais pobres dos pobres quando o seu papel é protegê-los”.

“Se provas fossem necessárias de porque é que não se pode deixar crescer e naturalizar a extrema-direita e validar esse tipo de soluções é esta”, atirou Marisa, citada pelo Observador, lançando uma farpa a Marcelo Rebelo de Sousa.

Relativamente à figura do Representante da República nos Açores, a candidata defendeu que as funções do cargo “têm de se manter” para que continue a ser possível dar posse ao Governo regional e proceder à fiscalização preventiva e sucessiva das leis no arquipélago.

De acordo com o Expresso, Marisa Matias visitou duas ilhas nos dois arquipélagos do país. Depois de ter aterrado em São Miguel na quarta-feira, vinda da Madeira, a candidata reuniu-se com a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta e com um representante da União Audiovisual nos Açores, que tem liderado as ajudas aos profissionais da cultura.

Lembrando que os Açores estão no top da violência contra as mulheres, Marisa sublinhou que se trata de um “problema transversal” que tem sido “agravado” em tempos de pandemia.

Neste sentido, defendeu, é preciso haver um Presidente da República com um “papel ativo”, que seja um “agente promotor da igualdade, da proteção, do combate à pobreza, às desigualdades”.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O perigo está na extrema esquerda.
    Porque será que não alertou para o perigo da extrema esquerda?
    Que grande noção de democracia: o que não é igual a nós, não deve existir! Ou então: nós somos os únicos ditadores que podem existir!
    Boa!

  2. Marisa Matias foi aos Açores fazer figura de tonta. Ainda por cima, nem sequer pagou a sua própria viagem, portanto, ainda tem menos credibilidade. 😉

  3. Olha quem fala! Uma candidata da extrema esquerda a criticar o da extrema direita! Por isso se diz que os opostos se atraem. Será que tanto ódio ainda vai dar em amor??

RESPONDER

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …