Marionnaud vai fechar a maioria das suas lojas em Portugal e Espanha

8948707188_aeaf3c5030_b

A rede de perfumarias Marionnaud vai fechar a maioria das suas lojas em Portugal e Espanha, num processo que levará ao despedimento de até 570 pessoas nos dois países, segundo dados de um acordo alcançado com os sindicatos.

Dados fornecidos aos sindicatos e comparados pela Lusa com a informação da empresa disponível online indicam que o plano de reestruturação da empresa na Península Ibérica levará ao fecho de 35 das 43 lojas em Portugal e de 70 das 117 em Espanha.

O plano prevê o despedimento de 253 dos 279 trabalhadores que a empresa tem em Portugal e de 317 dos 621 que emprega em Espanha.

Os dados sobre Portugal foram extrapolados com base na informação sobre os despedimentos e fechos de lojas previstos em Espanha e o objectivo final para os dois países, facilitada à Lusa por fontes sindicais.

Na informação sobre o acordo disponibilizada, a empresa prevê manter nos dois países 55 das 160 lojas e 330 dos 900 empregados dos dois países.

A agência Lusa tentou, sem êxito, obter informação adicional da empresa.

Mark Nunn, director geral, disse à agência espanhola EFE que o plano de reestruturação prevê que a empresa mantenha activos pontos de venda viáveis.

O acordo alcançado com os sindicatos, explicou, centra-se em medidas para reestruturar a parte não viável da rede comercial e inclui uma “melhoria significativa” das indemnizações por despedimento.

Contempla ainda um tratamento especial para os empregados mais velhos, um incentivo complementar para os trabalhadores de lojas com base nos resultados do inventário de fecho e um plano de recolocação personalizado.

“O apoio por parte do grupo AS Watson, a que pertence a Marionnaud, tem sido chave para assegurar o acordo e a viabilidade presente e futura do negócio, confirmando uma vez mais a aposta que este grupo tem desde 2005 no sector da perfumaria e beleza”, explica a empresa.

Fontes sindicais espanholas explicam que o acordo alcançado em Espanha – não há informação sobre se a medida se aplicará também a Portugal – prevê o pagamento de 31 dias por cada ano de trabalho, até um máximo de 24 meses.

Os despedimentos serão formalizados entre 12 de Março e 31 de Dezembro deste ano.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …